Unidade se destaca pelo volume de atendimentos, ações de sustentabilidade e reconhecimento em protocolos assistenciais
![]() |
Inaugurado em 2020, o HMB conta com 323 leitos e atende uma média de 20 mil pessoas mensalmente no Pronto–Socorro |
O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, unidade da Prefeitura de São Paulo administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), fechou o ano de 2025 cumprindo com excelência seu papel no atendimento à população. Entre os principais números, de janeiro a novembro, foram realizados 125.943 exames laboratoriais, 5.311 cirurgias, incluindo eletivas, de urgência e emergência, 11.954 internações e 294.154 atendimentos.
Além disso, no mesmo período, a unidade foi reconhecida por diversas ações, como a renovação do Selo de Igualdade Racial, o prêmio pela implantação do Protocolo AVC e a menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente. O hospital também realizou mais uma edição da Virada Sustentável, evento que abriu as portas para a comunidade com um dia de programação voltada às ações de preservação.
“Fechamos o ano com números expressivos, e isso é fruto do trabalho de todos. Atender a população em cada detalhe é o que faz do HMB um hospital humanizado. Para isso, também contamos com o apoio e a confiança da população. Isso faz toda a diferença”, destacou Getro Pádua, diretor-geral da unidade.
Serviços ambulatoriais
No campo dos serviços ambulatoriais, o Ambulatório de Ortopedia do HMB realizou, entre janeiro e novembro de 2025, cerca de 10.709 atendimentos nas especialidades de ombro, cotovelo, pé e tornozelo, além de mais de 3.500 cirurgias eletivas. Já o Serviço de Endoscopia foi responsável por 18.229 exames ao longo do ano, mantendo a média de 1.700 procedimentos mensais registrada em 2025, demonstrando a eficiência e a continuidade da assistência prestada à população.
Humanização
Em 2025, o HMB reafirmou seu compromisso com o cuidado humanizado, levando esperança a outras famílias por meio da doação de órgãos e tecidos. Somente neste ano, a unidade realizou oito captações, incluindo fígados, rins, córneas e um coração. “Nosso trabalho é continuamente focado em oferecer o melhor para o paciente. Não são apenas números, mas pessoas que têm suas vidas transformadas”, destaca Karina Albano, gerente assistencial do hospital.
Compromisso com a população
Atualmente, a unidade conta com cerca de 2 mil colaboradores, sendo 965 atuando diretamente na área assistencial. “Hoje, o HMB atende mais de 20 mil pessoas por mês no Pronto-Socorro, já realizou mais de 25 mil endoscopias, faz mais de 500 cirurgias mensais e promove cerca de 1.200 altas por mês. Estamos no caminho certo”, afirma Getro Pádua.






