![]() |
| HMB é o único hospital municipal reconhecido por dois anos consecutivos (Foto: Maria Eduarda Oliveira/ IMED) |
O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, unidade da Prefeitura de São Paulo administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), conquistou o Selo de Igualdade Racial 2025, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), sendo o único hospital municipal reconhecido por dois anos consecutivos. O prêmio atesta empresas com, pelo menos, 20% de pessoas negras em seus quadros e no HMB mais de 60% dos colaboradores atendem a esse requisito. O reconhecimento aconteceu no dia 19 de novembro durante a 5ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra, e reuniu representantes das 120 instituições públicas e privadas contempladas, contando com 78 renovações do selo.
“Nós estamos no segundo ano consecutivo da premiação. Ganhamos em 2024, e este ano reafirmamos o compromisso com a responsabilidade em mantermos um trabalho bem realizado e contínuo”, afirma Carla Ribeiro, Supervisora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), que recebeu o troféu.
Território afrodescendente
O Hospital Municipal da Brasilândia está localizado em um bairro com mais de 55% de pessoas afrodescendentes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A unidade conta atualmente com 1.230 funcionários contratados. Desse total, 713 colaboradores se autodeclaram negros (sendo 141 pessoas pretas e 572 pardas), conforme a classificação do IBGE.
No quadro de colaboradores, o hospital possui 19 cargos de liderança e decisão, dos quais 8 são ocupados por pessoas negras, o que representa cerca de 42% desse grupo. Nos demais setores, a distribuição é a seguinte: 15 funcionários em cargos operacionais, sendo 7 pessoas negras; 97 funcionários em cargos administrativos, com 57 pessoas negras; 1.058 profissionais em cargos técnicos, dos quais 619 são negros; e 41 colaboradores em cargos estratégicos, sendo 22 negros. “Esse selo é muito importante para nós. Primeiro, porque estamos renovando um compromisso com as políticas públicas; segundo, porque mostra que estamos no caminho certo, promovendo ações de igualdade e equidade”, ressalta Carla.
Selo de Igualdade Racial
A premiação, realizada anualmente, visa incentivar políticas afirmativas e combater atos discriminatórios. Instituída pela Lei Municipal nº 16.340, de 30 de dezembro de 2015, exige que as instituições enviem requerimento com informações sobre etnia, gênero, escolaridade, remuneração, função e nível hierárquico dos profissionais para participar. O selo tem validade de um ano, podendo ser renovado e utilizado em campanhas publicitárias e materiais gráficos.






