Internet 4G é lançada em Brasília


Cidade é uma das primeiras da América Latina a contar com a tecnologia de internet móvel de alta velocidade
O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, participou hoje do lançamento da internet 4G no Distrito Federal. Com a nova tecnologia, celulares, tablets e laptops, poderão ter acesso à web com uma velocidade até dez vezes maior que a atual.
"As cidades que hoje passam a contar com a 4G estão na vanguarda da tecnologia. Para termos uma ideia, no ano passado, durante as Olimpíadas, Londres não dispunha dessa tecnologia", disse o ministro das telecomunicaçãóes, Paulo Bernardo.
Brasília é uma das 11 cidades pioneiras na oferta desse serviço em toda a América Latina. A 4G também começa a funcionar hoje em Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador. As cidades de Porto Alegre, Curitiba, Campos do Jordão, Paraty e Búzios também passaram a contar com o serviço recentemente.
Empenho do GDF – Focado na melhoria da qualidade do serviço, o GDF assinou, em novembro do último ano, um decreto que regulamentou as normas de cobertura e velocidade da telefonia móvel e acelerou a concessão de licenças para instalação de novas antenas.
O decreto modernizou a legislação vigente e atendeu as exigências da Anatel sobre o uso de equipamentos e qualidade da cobertura de telefonia móvel e radiodifusão, possibilitando a implantação da 4G.
O vice-governador do DF participou da cerimônia de inauguração da rede 4G entregando um smartphone com a nova tecnologia para o ex-piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi. Ele se tornou o primeiro usuário 4G do DF.
Para ter acesso ao novo sistema, os usuários poderão contratar um plano junto à operadora de telefonia. Nos lugares em que a rede não estiver disponível os usuários serão automaticamente direcionados para a rede 3G.
A expectativa é que todos os usuários do DF sejam beneficiados com esta nova tecnologia. "Com parte dos usuários utilizando a 4G teremos uma diminuição do tráfego na internet 3G, melhorando sua qualidade", completou o ministro Paulo Bernardo.
História – A 4G, como o próprio nome sugere, é a quarta geração de telefonia móvel. A 1G foi utilizada nos primeiros celulares, ainda analógicos. A 2G surgiu no final dos anos 90 com os primeiros celulares digitais.
Lançada em 2003, a internet 3G é hoje o padrão nacional para a conexão de banda larga móvel. Com a chegada da 4G as conexões de smartphone terão velocidades próximas da banda larga fixa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos