Prefeito de Brasília participa de lançamento de exposição com a presidenta Dilma



O Palácio do Planalto amanheceu musical nesta terça-feira (23). Ao som da caxirola, instrumento musical desenvolvido para embalar as torcidas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014, foi aberta pela presidenta Dilma Rousseff a exposição "Olhar que ouve", do multiartista Carlinhos Brown. A mostra reúne 19 telas espalhadas em cinco instalações, além da inédita obra, uma bandeira brasileira formada por caxirolas. A exposição poderá ser visitada até o dia 26 de maio.

A presidenta Dilma Rousseff se disse encantada com o processo de criação de Carlinhos Brown, que mostra a imensa força da Cultura brasileira. "Essa capacidade de um artista se transportar do mundo do som para o mundo das imagens é ‘O olhar que ouve'. Mas vocês vão ver que, com o Carlinhos, a imagem canta. A imagem também canta", afirmou a presidenta ao fazer referência ao nome da mostra do multiartista.

Durante o evento, Carlinhos Brown tocou o Hino Nacional Brasileiro usando a caxirola e foi acompanhado pela presidenta, pela ministra Marta Suplicy e pelo prefeito de Brasília Messias de Souza. Todos puderam conhecer o som do instrumento criado por Carlinhos Brown, um tipo de chocalho inspirado no caxixi, chancelado pelo Ministério do Esporte para as Copas das Confederações e do Mundo.

Para o Administrador de Brasília Messias de Souza, Brown é um exemplo da pluralidade cultural de nosso país. "Ele vai muito mais longe do que simplesmente música, cultura em que ficou conhecido em nosso Brasil, ele esta de parabéns por esta iniciativa de exposição", falou o prefeito de Brasília.

A inspiração de Carlinhos Brown para as obras foi justamente a miscigenação brasileira, "o índio, o africano, o europeu, que ajudaram a construir o Brasil". País, que, segundo o multuartista, lhe deu muitas oportunidades. Carlinhos Brown começou a pintar quadros de forma intuitiva, aplicando cores de maneira espontânea.

A exposição fica aberta ao público no Palácio do Planalto até o dia 26 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h30 às 14h. Agendamento com visita ao Palácio: corep@presidencia.gov.br

Postar um comentário

0 Comentários