Delegação composta por integrantes do Biopark Educação e do Governo do Paraná visitou instituições de Tóquio e Tsukuba para estreitar laços e desenvolver projetos conjuntos
Créditos: Divulgação
Uma comitiva do Biopark Educação e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI-PR) esteve no Japão para estreitar relações com instituições de ensino e pesquisa. A agenda internacional teve como ponto alto a assinatura de um acordo com a Universidade de Tsukuba, que prevê desenvolvimento de projetos conjuntos, formação de recursos humanos e intercâmbio de estudantes.
Participaram da missão o vice-presidente do Biopark Educação, Paulo Rocha; o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da instituição, Tiago Mendes; e o diretor de Ciência e Tecnologia da SETI-PR, Marcos Pelegrina. A coordenação ficou a cargo do professor Kazuo Watanabe, da Universidade de Tsukuba, reconhecida mundialmente por sua excelência acadêmica e por contar com três prêmios Nobel entre seus pesquisadores associados.
“A inovação e a educação estão no nosso DNA. Já buscamos experiências em países como Singapura, Portugal, Estados Unidos e Finlândia, e agora avançamos com o Japão. Esta parceria reafirma nosso compromisso com uma educação aplicada, de excelência e voltada à prática, e com a pesquisa, que é uma das frentes do Biopark Educação”, afirma Rocha.
Além da Universidade de Tsukuba, a delegação visitou o AIST Cube (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Avançada) e o JIRCAS (Centro Internacional de Pesquisa em Ciências Agrícolas do Japão), onde discutiu projetos voltados à agricultura sustentável e à segurança alimentar.
Em Tóquio, o grupo participou de reunião com a Associação Japonesa de Bioeconomia (JBA), que reúne universidades, centros de pesquisa, empresas e órgãos públicos nas áreas de biotecnologia e bioindústrias. Foram debatidos marcos regulatórios da biotecnologia japonesa e oportunidades de cooperação bilateral com o Brasil.
A programação incluiu ainda uma visita ao Instituto de Microbiologia da Kyowa Kako Ltd. Co., com foco nas aplicações industriais da microbiologia no tratamento de efluentes e lodo biológico.
Sobre o Biopark
O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 180 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.