Transformação digital: seis tendências do setor de tecnologia para 2022

Pandemia acelerou transformação digital no mundo todo e, para 2022, novos recursos e soluções estão no radar de especialistas
Créditos: Freepik

 Inteligência artificial avançada, metaverso, 5G, Internet das Coisas, NFT e segurança digital são principais expectativas da TI

Novas tecnologias surgem e impactam a sociedade numa velocidade impressionante. O progresso foi acelerado pela pandemia, que concretizou tendências de Tecnologia da Informação (TI) que eram esperadas apenas anos à frente. E investimentos em tecnologia digital continuarão sendo prioridade na estratégia de empresas que desejam aproveitar ao máximo as oportunidades de um mercado em reaquecimento. Inteligência artificial avançada, NFT, metaverso, 5G, Internet das Coisas e segurança digital apontam para algumas das principais expectativas do setor de tecnologia para o ano de 2022.

"No mercado de tecnologia, não é fácil prever se uma tecnologia é moda ou tendência de inovação, que pressupõe aceitar alguns riscos. Por isso, ficar atento ao cenário, analisar continuamente os movimentos da tecnologia e tomar decisões com agilidade são competências fundamentais para o sucesso nas escolhas e adoção, isso potencializado pela realidade pandêmica dos últimos quase dois anos. A pandemia foi o assunto mais falado e vivido neste período, com impactos de inovação tecnológica que vieram por causa dela e junto dela”, explica o diretor de Sistemas e Inovação do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Mauricio Pimentel.

Nessa perspectiva, é necessário considerar o que chegou ainda em 2021 e pode se ampliar durante 2022, podendo se tornar ainda mais duradouro. Confira a seguir as tendências para ficar de olho, na percepção de Pimentel, e por que os empreendedores devem estar mais atentos do que nunca às novidades.

Inteligência Artificial

Em 2022, a Inteligência Artificial (IA) vai continuar caminhando para se tornar a tecnologia mais transformadora que a humanidade já desenvolveu até agora. A solução em IA agrupa várias tecnologias, como redes neurais artificiais, sistemas de aprendizado, algoritmos, entre outras ferramentas que conseguem simular capacidades humanas. De acordo com o estudo internacional do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) publicado em novembro de 2021, 66% dos líderes do setor disseram "concordar fortemente" com o fato de que a IA será a responsável por conduzir a maioria dos processos de inovação em quase todos os setores industriais nos próximos cinco anos.

5G

A 5G, nova tecnologia de conexão móvel, começa a chegar ao Brasil em 2022 e promete mudar o jeito que consumimos internet. A tecnologia pode ser até 20 vezes mais rápida do que as redes atuais, além de ter uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. A evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo, como celular, carro, assistente virtual, relógio e, até mesmo, geladeira, criando novas oportunidades e perspectivas. Essa conexão avançada entre pessoas e aparelhos é a chamada Internet das Coisas, conhecida pela sigla IoT.

Internet das Coisas

A evolução da Internet das Coisas permitiu a conexão entre pessoas, máquinas e equipamentos em escritórios, indústrias e até nos domicílios. Os aparelhos inteligentes, que eram vistos como algo futurista, hoje são realidades ao redor do mundo e devem se expandir cada vez mais. Em 2022, a evolução da IoT irá continuar a surpreender. Na saúde, por exemplo, viabiliza o monitoramento remoto do paciente e diminui o potencial de contaminação nos hospitais. Já nas indústrias, é a IoT que torna o controle de máquinas à distância possível, além de impulsionar a automação de equipamentos.

NFT

O mercado das criptomoedas abriu caminho para o surgimento de novos formatos de ativos digitais. Os NFTs, sigla em inglês para "token não fungível", é um deles. A tecnologia opera como um registro oficial e único de determinado arquivo digital, cujo valor pago não é mais referente a um documento que pode ser encontrado em qualquer busca pela internet, mas sim a um certificado de que aquele arquivo é único e "irreproduzível". De acordo com o DappRadar, site que rastreia informações sobre o mercado de cripto, o volume de venda de NFTs entre janeiro e setembro de 2021 chegou a US$ 13,2 bilhões. O valor é maior que os PIBs dos estados do Acre, Amapá e Roraima, somados.

Metaverso

O metaverso, que promete eliminar fronteiras entre o mundo físico e o digital, está entre as principais tendências para 2022. Na prática, se trata de uma combinação de vertentes tecnológicas já existentes, fundamentalmente: a interatividade, a realidade virtual e a realidade aumentada. Esse novo ambiente vai ganhar força aos poucos, com diferentes serviços, produtos e possibilidades integradas. Nesse universo, que ainda não é real em sua totalidade, as pessoas podem interagir umas com as outras, trabalhar, estudar e ter uma vida social por meio de seus avatares 3D. 

Segurança digital

O avanço da tecnologia, porém, também amplia os desafios em segurança cibernética. Com a pandemia aumentando a transformação digital e também o crescimento do número de ataques virtuais que têm como objetivo a invasão dos sistemas de empresas e o vazamento de seus dados, 83% dos líderes de organizações empresariais no Brasil pretendem aumentar seus gastos com cibersegurança em 2022, segundo pesquisa realizada pela PwC Digital Trust Insights 2022. 

"Do avanço da inteligência artificial à ampliação da criptografia, neste ano a sociedade vai participar de redes sociais mais preocupadas com privacidade, estará mais conectada com o 5G e vai perceber a necessidade de novas habilidades no trabalho. Projetar o futuro sempre é arriscado, mesmo assim é necessário que os profissionais comecem a se preparar, inclusive os de áreas que não estão diretamente relacionadas à tecnologia", completa Pimentel. 

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Postar um comentário

0 Comentários