Corrida de rua encerra atividades do "Outubro Rosa" em Brasília

Cerca de 1,4mil pessoas, a maioria mulheres, correram hoje no Eixão Norte para lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama

 Para alertar sobre a prevenção do câncer de mama, cerca de 1,4mil pessoas participaram, hoje, da segunda etapa do "Circuito SEsp de Corrida de Rua 2013", evento das secretaria de Esporte e da Mulher que marcou o encerramento da campanha "Outubro Rosa" no Distrito Federal.
 
"Brasília está dando um grande exemplo da luta contra o câncer. Damos acesso às mulheres para fazer a mamografia com a "Carreta da Mulher" e na reconstrução da mama, o DF é único lugar do Brasil que não tem fila", destacou o governador Agnelo Queiroz, que correu acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz.
 
"Acho que o objetivo das duas secretarias, de mostrar a importância do esporte para a saúde e a necessidade da prevenção ao câncer, foram alcançados", disse o secretário-adjunto de Esporte, Célio René, que seguiu o casal na corrida.
 
O circuito SEsp de corridas de rua começou neste mês, com uma prova em Taguatinga, no domingo passado (20), e o calendário segue com mais quatro provas ainda este ano, que servirão de preparação para a Corrida de Reis, em janeiro de 2014.

As próximas competições serão realizadas no Gama (17/11), Samambaia (24/11), Ceilândia (8/12) e no Autódromo de Brasília Nelson Piquet (15/12). Todas gratuitas, mas com inscrições limitadas pelo site www.corredorderua.com.br.
 
A ideia agora é que o circuito entre para o calendário anual das corridas de rua, atividade que se tornou sucesso em Brasília nos últimos anos. "O sucesso das duas primeiras provas mostra que o circuito SEsp veio para ficar", avaliou René.
 
DOENÇA- O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo e, segundo números da secretaria de Saúde, foi responsável por 190 mortes no DF em 2012, por isso, a campanha realizada durante todo o mês alertou para a importância do diagnóstico precoce.
 
"A detecção antecipada é, de fato, o que salva a mulher do câncer", afirmou a gerente de câncer da secretaria, Cristina Scandiuzzi. Ainda segundo ela, de cada mil exames de mamografia realizados, cinco vidas são salvas. "A importância do exame está justamente nessa estatística", completou.


Classificação Final "2ª Etapa Circuito SEsp de Corrida de Rua 2013"
10km Feminino
1º Lugar- Francisca de Oliveira
2º Lugar- Vânia Maria Gomes da Silva
3º Lugar- Maria de Oliveira Nunes
 
10km Masculino
1º Lugar- Rener da Silva Lopes
2º Lugar- José Rocha
3º Lugar- Silvestre Costa Santos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos