Nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil chega a Brasília

Após o desembarque, Liliana Ayalde prometeu "expandir e aprofundar laços" entre as duas nações


Embaixadora Liliana Ayalde chega ao Brasil para assumir cargo  (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Embaixadora Liliana Ayalde chega ao Brasil para assumir cargo
 A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, desembarcou nesta segunda-feira (16/9) em Brasília e prometeu trabalhar para “expandir e aprofundar laços” entre as duas nações. Ela substituirá Thomas Shannon, que foi o embaixador no país até o último dia 6 de setembro. Ela chega em Brasília em um momento delicado nas relações entre EUA e Brasil, por conta das denúncias de que os serviços secretos americanos teriam feito espionagem no Brasil, inclusive contra a presidente, Dilma Rousseff, e a Petrobras.
Ayalde fez um rápido pronunciamento no aeroporto de Brasília, mas não quis responder às perguntas dos jornalistas. Ela deve se encontrar hoje à tarde com funcionários da embaixada. Também está prevista uma ida ao Itamaraty. Fluente em português, ela chegou acompanhada do marido e das duas filhas. “Este é um tempo muito importante para nossas relações, cheio de oportunidades e possibilidades. Juntos, estou certa que podemos expandir e aprofundar os muitos laços que existem entre nossas duas importantes e grandes nações”, declarou.
Em meio a uma crise bilateral entre Brasil e EUA, Shannon deixou o cargo ocupou desde 2009. A troca de embaixadores já estava prevista há meses. Antes de sua saída, porém, ele foi chamado para dar explicações ao governo brasileiro em pelo menos duas ocasiões nas últimas semanas sobre as denúncias de espionagem. O embaixador passará a ocupar um cargo de assessor especial do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, em Washington.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos