Maior evento católico do DF já está a todo vapor



A três dias da Festa de Pentecostes toda a estrutura do evento católico já começa a ser erguida no Taguaparque. Com o lema “Eu vou por Cristo, com Cristo e em Cristo”, uma das celebrações cristãs mais aguardadas pelos fiéis pretende reunir este ano mais de dois milhões de pessoas e aproximadamente 450 caravanas de diversos estados do País durante a sexta-feira até o domingo. A celebração que é realizada há quatro anos consecutivos no parque  de Taguatinga significa o marco da Igreja Católica com a descida do Espírito Santo em direção aos apóstolos de Cristo.

Para os fiéis, a comemoração religiosa é um momento de oração, fé, libertação e unção. Há 15 anos a celebração de Pentecostes é organizada por membros voluntários da Igreja São Pedro de Taguatinga.

Inicialmente, a festa ocorria na própria paróquia. Contudo, em razão de uma multidão de cristãos que anualmente aderem ao movimento, o evento passou a ser realizado no Pistão Parque Show. Depois de algum tempo o espaço também ficou pequeno para tanta gente.  Foi aí que a festa migrou para o Parque Leão e, posteriormente, para o Taguaparque.

Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis é a Missa de Cura, que marca o fim da comemoração católica. Tradicionalmente celebrada pelo padre Moacir Anastácio, foi ele, o pároco da Igreja São Pedro, que criou a semana de comemoração após ter ouvido uma voz do alto que o recomendava realizar sete dias de louvor. E assim foi feito. 

Montagem

Na tarde de ontem o administrador de Taguatinga e coordenador de logística do evento, Carlos Alberto Jales, acompanhava a montagem da estrutura com o coordenador-geral da festa, coronel Flávio Camargo, e demais órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo Jales,  pessoas da Região Metropolitana do Distrito Federal são esperadas para a celebração religiosa, além de pessoas de outros estados como Minas Gerais e Goiás. “Este ano estamos contando com uma estrutura bem eficiente e de fácil acesso com mais de 2,5 mil vagas para carros, estacionamento para ônibus, acessibilidade e conforto”, aponta.

O administrador aponta que, diferentemente dos anos anteriores, a principal área de concentração do público está sendo pavimentada e a iluminação reforçada. “Vamos liberar dez telões de alta definição para que todos possam acompanhar cada detalhe. Na sexta-feira pode haver um menor público devido ao horário de abertura que corresponde à hora de pico, mas no sábado e domingo acreditamos que existirá uma alta concentração de fiéis”, ressalta Jales.
 
 
Segundo o coordenador-geral do evento, coronel Flávio Camargo, há preocupação em aperfeiçoar as melhorias de acesso para oferecer maior conforto aos cristãos: “O público aumenta a cada ano e temos voluntários em grupos que os acolhem. Aqui terá banheiro, praça de alimentação e o público não precisará sair para nada. Essa é uma preocupação da própria paróquia.” 
 
 
A parte estrutural dos equipamentos deve ser inspecionada pela Defesa Civil amanhã. O subsecretário de Operações do órgão, coronel Sérgio Bezerra, diz que já há técnicos da pasta no local que começam a fiscalizar o processo de montagem. A assessoria de imprensa da PMDF informou, ontem à noite, que ainda não havia definido o efetivo para a segurança da festa.
 
Celebração
 
 
A servidora pública Julieta Motta, 52 anos, participa da celebração religiosa desde 2005 e há seis anos atua como voluntária durante uma semana de evento. Para a cristã, a comemoração de Pentecostes tem como finalidade a preparação para o recebimento do Espírito Santo. “É tentar mudar algumas coisas para conseguir a graça de viver no Espírito Santo. É um momento de muita unção, oração e fé”, destaca.
 
 
 
PROGRAMAÇÃO:
 
 
 
 
Missas de cura ou libertação - 17 de maio (sexta-feira)
 
8h às 12h:  Cenáculo com Maria
 
12h às 15h:  Mil Ave-Marias
 
15h:   Terço da Misericórdia Banda Ágape
 
16h:  Louvor com Salvador Neto
 
17h:  Animação
 
17h30:  Preparação para Santa Missa – Banda São Rafael, Crícia & Gláucia Martins
 
19h:  Missa de Cura
 
 
18 de maio (sábado)
 
8h às 12h:  Cenáculo com Maria
 
12h às 15h:  Mil Ave-Marias
 
15h:  Terço da Misericórdia com Salvador Neto
 
16h:  Animação
 
16h30:  Louvor com Banda São Rafael e, Crícia & Gláucia Martins
 
18h30:  Preparação para Santa Missa – Banda São Rafael, Crícia & Gláucia Martins
 
19h:  Missa de Libertação
 
 
Encerramento - 19 de maio (domingo) 
 
8h às 12h:  Cenáculo com Maria
 
13h:  Animação
 
13h30: Louvor com Paulinho Sá
 
14h30:  Animação
 
15h:  Louvor com Banda São Rafael e, Crícia & Gláucia Martins
 
16h:  Missa de Cura

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos