Ouvidoria atuante impulsiona satisfação e reconhecimento dos usuários no Hetrin

Unidade encerrou 2025 com uma média superior a 98% de satisfação e mais de 800 elogios registrados   

 

Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), se destaca com a equipe de saúde e o atendimento humanizado aos pacientes.

Equipe do Posso Ajudar?, vinculada à Ouvidoria, auxilia usuários com informações, orientações e apoio durante o atendimento. (Foto: Débora Alves/IMED)  

  

Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), encerrou o ano de 2025 com resultados expressivos na avaliação dos usuários. Referência em média complexidade para Trindade e demais cidades da região metropolitana de Goiânia, o hospital atende mensalmente pacientes de mais de 50 municípios goianos.  

Ao longo de 2025, o Hetrin realizou mais de 370 mil atendimentos, alcançando um índice de satisfação superior a 98% entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados refletem o fortalecimento da escuta ativa e do diálogo permanente entre a unidade e a população, por meio de uma Ouvidoria atuante e acessível.   

No período, foram registrados 234 elogios espontâneos diretamente na Ouvidoria, quando o próprio usuário procura o serviço para manifestar reconhecimento. Além disso, a unidade contabilizou mais de 600 elogios por meio da Pesquisa de Recomendação enviada via WhatsApp após a alta hospitalar.  

Segundo a supervisora da Ouvidoria do Hetrin, Viviana Christina Maidano, os elogios recebidos são fruto de respostas espontâneas dos pacientes. “É importante destacar que a participação na pesquisa é voluntária e reflete a experiência real do usuário. Por isso, reforçamos o convite para que todos participem. A opinião dos pacientes é fundamental para fortalecer a participação popular e aprimorar continuamente nossos serviços”, destaca.  


Atendimento humanizado  

A maior parte das manifestações positivas evidencia o atendimento humanizado e acolhedor prestado pelas equipes multiprofissionais da unidade, reforçando o compromisso do Hetrin com a qualidade e a segurança assistencial. Esse foi o caso de Danilo dos Santos, que passou por uma cirurgia ortopédica de emergência na unidade. “Fui muito bem atendido por todos os profissionais, desde a recepção, nutrição, equipe de enfermagem e médica. Os profissionais se destacam por atender de forma humana e sempre com um sorriso no rosto. Só tenho gratidão por essa equipe”, relatou.  

A acompanhante Maria José Alves também compartilhou sua experiência durante a internação da mãe, Rosa Alves, na clínica médica. “Gostaria de elogiar a enfermeira-chefe da clínica médica, que teve um olhar humanizado comigo. Sofro de depressão e meu cabelo estava muito embaraçado; eu queria cortar, mas ela não permitiu. Depois, voltou com um creme e um pente e ela mesma penteou meu cabelo. Achei a atitude linda e muito humana”, escreveu.  

As manifestações recebidas pela Ouvidoria contribuem para a construção de indicadores objetivos sobre a experiência do usuário e auxiliam na tomada de decisões estratégicas, sempre com foco na melhoria contínua dos serviços prestados.   

Para garantir que a Pesquisa de Recomendação chegue a todos os pacientes, é reforçado continuamente a importância dos pacientes manter o número de telefone celular atualizado no cadastro. Em caso de troca, basta informar o novo contato na recepção no momento do atendimento. Dessa forma, cada usuário tem a oportunidade de expressar sua opinião, reconhecer pontos positivos e sugerir melhorias.   


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos