Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde aponta que Goiás tem 10 dos 100 melhores hospitais públicos do país
Em 2025, o HCN alcançou mais um marco que o consolidou como referência no estado: a certificação da Organização Nacional de Acreditação (Foto: Divulgação/IMED)
Um levantamento nacional inédito realizado recentemente apontou Goiás como segundo colocado dos estados brasileiros com maior número de hospitais exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) no ranking dos 100 melhores do Brasil, consolidando-se como referência nacional em saúde pública. Dentre os 10 hospitais públicos de Goiás dessa lista, estão os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin) e do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, ambos administrados pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED).
O estudo foi realizado pelo Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde) em parceria com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana de Saúde), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Com 10% dos hospitais da lista, o resultado reflete os avanços promovidos pelo Governo de Goiás, especialmente no processo de regionalização da saúde e na ampliação da oferta de atendimento público e gratuito em todas as regiões.
Nesse cenário de excelência, o Hetrin e o HCN se consolidam como unidades de destaque, reconhecidas pela qualidade da assistência, gestão eficiente e compromisso com um atendimento gratuito 100% SUS. Uma conquista que reforça que investir em cuidado, ética e boas práticas transforma realidades e fortalece a saúde pública goiana.
Unidade de referência em Trindade e região metropolitana, em 2025, o Hetrin realizou mais de 370 mil atendimentos a população. (Foto: Divulgação/IMED)
Critérios
A lista das unidades indicadas ao Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil considera serviços hospitalares dos governos federal, estadual ou municipal, com assistência pelo SUS (sem nenhum tipo de atendimento por operadora de saúde). A seleção inclui hospitais gerais - adultos ou pediátricos - e hospitais especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não foram incluídos.
A relação dos 100 indicados será agora ranqueada com base em pesquisa independente de satisfação dos pacientes, no nível de acreditação dos serviços e nas informações de compliance fornecidas pelos hospitais. A lista completa dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil, em ordem alfabética, está disponível pelo site www.ibross.org.br.
Confira a lista dos 10 melhores hospitais de Goiás:
– Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) – Goiânia
– Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir Do Nascimento (Hemu) – Goiânia
– Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) – Aparecida de Goiânia
– Hospital Estadual de Luziânia – Luziânia
– Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás (Herso) – Santa Helena de Goiás
– Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) – Trindade
– Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) – Goiânia
– Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) – Uruaçu
– Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) – Goiânia
– Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) – Goiânia







