Fundação Nelly Jorge Colnaghi comemorou 25 anos em 2025

Instituição dedicada ao desenvolvimento infantil se consolida como referência em educação 

 

Celebração dos 25 anos da Fundação Nelly Jorge Colnaghi em Penápolis, com homenagens e reconhecimento ao trabalho na educação infantil.


Fundação Nelly Jorge Colnaghi celebrou, em 2025, 25 anos de uma trajetória dedicada à primeira infância e à formação cidadã de mais de mil crianças de Penápolis (SP). Para marcar a data, foi realizada uma comemoração no dia 25 de maio, na sede da instituição, reunindo familiares, colaboradores, equipe pedagógica e moradores da cidade. A cerimônia contou com uma missa em ação de graças a Dona Nelly, idealizadora do projeto, cujo sonho foi concretizado por seus filhos, José Roberto Colnaghi e Francisco Carlos Jorge Colnaghi.  

Como parte das homenagens, foi apresentada uma boneca-mascote inspirada na matriarca que é também personagem do livro “Nelly e o futuro das crianças”, lançado em 2020, que narra a história da professora Nelly e seu ideal de criar uma instituição voltada à primeira infância. “Nosso princípio é manter viva a chama de nossa mãe, seu gosto pelo trabalho e seu compromisso com as crianças do município”, afirma José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho Administrativo da holding Colpar Brasil, à qual a Fundação é vinculada. 

“Minha mãe sempre teve um olhar atento aos mais necessitados, e celebrar os 25 anos da Fundação é honrar seu trabalho com as crianças e sua dedicação à formação de cidadãos de amanhã”, complementa o irmão Francisco Carlos Jorge Colnaghi, vice-presidente da Colpar Brasil. 

 

Celebração dos 25 anos da Fundação Nelly Jorge Colnaghi em Penápolis, com homenagens e reconhecimento ao trabalho na educação infantil.
Comemoração dos 25 anos da Fundação 

Reconhecimento 

Desde sua criação, a Fundação acumula premiações que reconhecem sua atuação na primeira infância: Prêmio OMO – Aqui se Brinca. Se sujar faz bem (2009); Prêmio CIEE (2018); Prêmio Projeto Se Liga – TV Tem (afiliada da Rede Globo) – Sustentabilidade (2018) e Prêmio CIEE (2019).  

Em outubro, a instituição foi homenageada com a Medalha Maria Chica, concedida pela Câmara Municipal de Penápolis a personalidades e entidades que se destacam por sua contribuição ao desenvolvimento econômico e social da cidade.  

 

Celebração dos 25 anos da Fundação Nelly Jorge Colnaghi em Penápolis, com homenagens e reconhecimento ao trabalho na educação infantil.
Entrega da medalha Maria Chica 

Infraestrutura 

A Fundação oferece educação infantil de qualidade para crianças de quatro meses a cinco anos e 11 meses, atendendo moradores de comunidades carentes e filhos de colaboradores da Colpar Brasil. As crianças permanecem 10 horas por dia na instituição, acompanhadas por uma equipe multidisciplinar formada por pedagogas, psicólogas, nutricionista, dentista, merendeiras, auxiliares de limpeza, seguranças, equipe administrativa e menores aprendizes. 

A infraestrutura inclui 14 salas de aula equipadas com recursos de áudio e mídia, além de sala de leitura, brinquedoteca, sala de artes e espaços para balé, jiu-jitsu, aulas de movimento, música e artes. A sede, ampliada ao longo dos anos, ocupa um terreno de 4.705,82 m², com 1.678 m² de área construída, totalmente adaptada às normas de acessibilidade, e conta com parquinho com tanque de areia, horta, árvores frutíferas, casa de bonecas, solário e sala de coordenação pedagógica. 

Segundo a diretora-presidente Maura Fatori, todas as ações desenvolvidas pela Fundação têm como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças, em conformidade com as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. “Cada aspecto, desde a estrutura física até o currículo pedagógico, é cuidadosamente planejado para garantir excelência na educação”, destaca. 

 

A idealizadora, Nelly Jorge Colnaghi 

Nascida em 25 de maio de 1930, em Ribeirão Bonito (SP), Dona Nelly era filha de imigrantes sírios que se estabeleceram na região onde surgiu Penápolis. Seu pai, Dib Jorge, foi mascate e fornecedor de alimentos para trabalhadores da Estrada de Ferro. Em uma família de sete filhos, Nelly estudou no Educandário Coração de Maria, em Penápolis, formou-se professora aos 20 anos e casou-se três anos depois com Francisco Colnaghi, comerciante descendente de italianos. Juntos, tiveram três filhos: Jorge Luis, Francisco Carlos e José Roberto. 

Trabalhou na escola Yone Dias de Aguiar, no setor administrativo e posteriormente na biblioteca, conquistando a todos com seu jeito atencioso, companheiro e acolhedor. Aposentou-se em 1981 e faleceu em 11 de março de 1984.  

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos