HMB promove 2ª SIPAT e aborda prevenção por meio de ações interativas com os colaboradores

Programação reuniu ações educativas, palestras e atividades práticas voltadas à segurança no trabalho

A participação de todos os trabalhadores do hospital foi destaque na edição de 2025 da SIPAT.
A participação de todos os trabalhadores do hospital foi destaque na edição de 2025 da SIPAT. (Foto: Maria Eduarda Oliveira/ IMED).

Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, unidade da Prefeitura de São Paulo administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), realizou mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), promovendo uma série de atividades focadas em segurança, prevenção de acidentes e bem-estar dos colaboradores. As ações foram organizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) e ocorreram diariamente, de 24 a 28 de novembro, abrangendo tanto o período diurno quanto o noturno, garantindo que todos os mais de 1.200 profissionais pudessem participar da programação.

“Foi uma programação dinâmica e que teve o foco no lado humano. Cuidamos e proporcionamos uma semana mais leve e interativa aos nossos colaboradores. A SIPAT tem por objetivo levantar discussões sobre segurança e foi muito importante o engajamento de todos”, afirmou Nelson Albuquerque, presidente da CIPAA do HMB.

Para Carla Ribeiro, supervisora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), a preparação visou o bem-estar de todos os colaboradores que participaram das palestras, dinâmicas e intervenções educativas voltadas à saúde física e mental, além de orientações sobre cuidados no ambiente profissional. “A iniciativa reforçou o compromisso institucional com a promoção de um local de trabalho mais seguro, acolhedor e participativo, valorizando o protagonismo de cada um nas rotinas assistenciais e operacionais”, disse ela.

Prevenção e cuidados aos colaboradores

A programação deste ano reuniu palestras sobre saúde masculina, alcoolismo, tabagismo e seus impactos no ambiente de trabalho, além de orientações sobre segurança, prevenção de acidentes, descanso adequado e equilíbrio no uso de tecnologias.

As atividades incluíram ainda momentos de bem-estar, com massagem, design de sobrancelhas, degustações, estandes de autocuidado, exposição de EPIs, ações de nutrição e psicologia, ginástica laboral e sessões de cinoterapia. Também houve dinâmicas interativas com gamificação, sorteios de prêmios, além de refeições especiais acompanhadas de música ao vivo e momentos dedicados à integração dos colaboradores.

“As ações foram construídas para ampliar a conscientização sobre riscos ocupacionais e incentivar práticas seguras no dia a dia, alinhadas às diretrizes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Ao reunir temas essenciais ao cotidiano hospitalar, a SIPAT reforçou a importância da prevenção contínua e do cuidado integral dentro da instituição”, destacou Albuquerque.

Compromisso com a segurança

Periodicamente, os membros da CIPAA do HMB promovem ações educativas sobre prevenção de acidentes, demonstrando o compromisso do hospital com a segurança, a saúde e o cuidado integral das suas equipes e estimulando um ambiente de trabalho mais saudável, preparado e consciente. Além disso, a unidade realiza discussões mensais sobre saúde mental e segurança.

Ao todo são 28 cipeiros, 14 eleitos e 14 indicados pela gestão da unidade. Durante o mandato, eles têm a missão de identificar riscos, propor melhorias, acompanhar medidas de segurança, promover campanhas educativas e criar um ambiente laboral mais saudável, respeitoso e protegido.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos