Hetrin é reconhecido como um dos hospitais estaduais que mais incentivou a doação de sangue em 2025


Unidade recebeu troféu do Hemocentro de Goiás pelo destaque na arrecadação de bolsas e pelo trabalho contínuo de conscientização junto à comunidade

 

Hetrin (Hospital Estadual de Trindade) é destaque em doações de sangue durante evento do Hemocentro de Goiás em 2025. Unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED

Vice-presidente do Comitê Transfusional do Hetrin em evento do Dia do Doador de Sangue. (Foto: Débora Alves/IMED)


Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), foi reconhecido como um dos destaques em número de doações de sangue entre os hospitais estaduais. A unidade ficou entre os três hospitais que mais arrecadaram bolsas em 2025. A homenagem foi entregue durante evento promovido pelo Hemocentro de Goiás (Hemogo), em celebração ao Dia do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro.

Jennifer Fernandes, coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas e vice-presidente do Comitê Transfusional, recebeu o prêmio em nome do Hetrin. “O reconhecimento simboliza o esforço do comitê, que resultou na coleta de mais de 230 bolsas em três ações realizadas este ano. A equipe tem desempenhado um excelente trabalho de conscientização sobre a importância da doação de sangue para a população atendida no hospital”, ressalta a coordenadora.

O Hetrin mantém uma parceria de longa data com o Hemocentro de Goiás, recebendo de três a quatro visitas anuais da unidade móvel para coleta de sangue e cadastro de doação de medula óssea. Essas ações são essenciais para reforçar o estoque de bolsas do Hemogo, que abastece 223 unidades de saúde no Estado, sendo Goiás o único com um Hemocentro que atende tanto hospitais públicos quanto privados.

 

Como ser doador?

Com a proximidade das férias e das datas comemorativas de fim de ano, a doação de sangue requer mais atenção devido à queda nos estoques, o  que torna cada doação ainda mais importante. Para doar, o voluntário deve seguir alguns requisitos básicos, como pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade mediante autorização dos pais) e estar em boas condições de saúde.

Antes da doação, todos passam por uma triagem para verificar se atendem aos critérios. O processo completo dura pouco mais de 30 minutos. A retirada do sangue não causa prejuízos ao organismo, que se recupera e restabelece os níveis normais em até 72 horas.

Para facilitar o atendimento de quem quer doar sangue e não deseja esperar, o Hemocentro de Goiás conta com o agendamento online que pode ser feito pelo site (https://agenda.hemocentro.org.br/) e também pelo telefone 0800 642 0457 (ligação gratuita). No Hetrin, a cada três meses, a unidade móvel está no hospital para realizar a coleta dos voluntários. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos