HCN prestou mais de meio milhão de atendimentos em 2025

Unidade conquistou a certificação da Organização Nacional de Acreditação e é referência em casos de média e alta complexidade no estado de Goiás

 

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), destacando sua importância e atendimento humanizado à população goiana.

O HCN é referência em Goiás, se destacando pelo seu perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco (Foto: Victor Weber/IMED).


 

Conhecido carinhosamente como o Gigante do Norte, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN)unidade do governo de Goiás em Uruaçu, faz jus ao seu apelido: realizou mais de meio milhão de atendimentos humanizados aos 60 municípios que integram a macrorregião do Centro-Norte do estado em 2025.

Entre janeiro e novembro deste ano, o HCN realizou 471.436 exames laboratoriais e de imagem, 79.378 consultas médicas, oncológicas e multidisciplinares, 17.326 internações, 7.824 cirurgias e 1.258 partos, somando um total de 577.222 atendimentos prestados à população goiana.

Além disso, nesse mesmo período, a unidade realizou mais de 26 mil atendimentos no Pronto-Socorro e mais de 4 mil sessões de quimioterapia no Centro de Oncologia, o primeiro da rede de saúde estadual. Segundo o diretor assistencial do HCN, João Batista da Cunha, esses números expressivos comprovam a importância do Gigante do Norte para a população do interior de Goiás e para a política de regionalização da saúde no estado.

“Conseguimos mensurar não apenas pelos números os impactos positivos que o HCN traz na vida da população goiana, mas também pela competência técnica de seus profissionais de saúde, eficácia dos tratamentos, acessibilidade aos serviços oferecidos e respeito às necessidades individuais de cada paciente atendido. É muito gratificante saber que temos um hospital que é referência no estado e que dispõe de tecnologia de ponta e de um atendimento humanizado”, destaca o diretor.

Durante os quatro anos em que atua sob a administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o hospital se consolidou como unidade de referência em casos de média e alta complexidade para a população, se destacando pelo seu perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco.

“Sou muito grata ao HCN por ter me dado essa oportunidade de estar aqui com o meu bebê, podendo contar para todo mundo essa vitória que foi ter o Henrique. Ele saiu sem nenhuma sequela, está se desenvolvendo muito bem e isso para mim é uma alegria muito grande”, agradeceu Heusileia Coelho, mãe  do pequeno Henrique, que nasceu prematuro extremo, com apenas 1% de chance de sobrevivência, e após 4 meses de internação na UTI Neonatal do HCN, saiu vitorioso.

 

Hospital Acreditado

Em 2025, o HCN alcançou mais um marco que o consolidou como referência no estado: a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essa conquista reforça o compromisso do hospital com a segurança dos pacientes e a qualidade dos serviços prestados à população.

Após passar por um rígido processo de avaliação e atender aos critérios estabelecidos pela Organização, o HCN se tornou o 6º hospital da rede pública estadual com o certificado de Hospital Acreditado. O processo analisa todo o funcionamento da unidade, desde a lavagem dos lençóis, preparo das refeições, procedimentos técnicos específicos até o desempenho do corpo clínico de cada setor, seguindo padrões reconhecidos internacionalmente.

“Essa certificação é uma conquista de todos os profissionais do HCN, que se dedicam diariamente em oferecer o melhor serviço de saúde à população. Ela atesta não somente a qualidade do nosso trabalho, mas também o compromisso que temos com o nosso atendimento humanizado”, afirma o diretor assistencial do hospital.

Responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança no setor de saúde, a Acreditação é um método de avaliação contínua que busca promover assistência de excelência, desenvolvendo a gestão integrada e a maturidade institucional das unidades certificadas. O selo tem validade de dois anos, o que visa estimular e garantir a melhoria constante dos hospitais, e ao longo desse período, o hospital passa por manutenções, durante as quais a equipe da ONA acompanha a evolução da unidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos