Consolidado como unidade de referência em Goiás, o hospital se destaca pelo seu perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco
Em 2025, o HCN alcançou mais um marco que o consolidou como referência no estado: a certificação da Organização Nacional de Acreditação (Foto: Divulgação/IMED)
No mês de dezembro, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, completa 4 anos de funcionamento como hospital geral. E neste aniversário, o HCN tem muitos motivos para comemorar: ao longo desse período, já contabilizou mais de 2,2 milhões de atendimentos humanizados, oferecendo o que há de melhor de assistência em saúde para a população goiana.
Referência no estado, o hospital já realizou, desde dezembro de 2021, mais de 1,8 milhão de exames laboratoriais e de imagem, mais de 292 mil consultas médicas, oncológicas e multidisciplinares, 62.959 internações, 28.222 cirurgias e 4.419 partos, somando um total de 2.235.245 atendimentos.
“A melhor coisa que aconteceu até hoje, aqui em Uruaçu, foi esse hospital. Nele a gente trata, faz todos os exames, é muito bem atendido e não paga nada. Então, eu tenho muito o que agradecer, a Deus e a todas as pessoas que trabalham aqui na oncologia. Se me mandassem escolher outro hospital, eu diria: não, venha aqui no HCN”, relata Maria do Amparo Silva Rocha, paciente que passou pelo hospital para tratamento contra o câncer.
Carinhosamente apelidado como Gigante do Norte, o HCN se consolidou como unidade de referência em casos de média e alta complexidade para a população dos 60 municípios que integram a macrorregião do Centro-Norte do estado, se destacando pelo seu perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco.
Quatro anos de excelência
Durante os 4 anos que atua sob administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o hospital teve um avanço significativo com a inserção de diferentes especialidades médicas, aquisição de equipamentos de última geração, implantação de novos serviços e atividades relacionadas à sustentabilidade.
Em 2025, o HCN alcançou mais um marco que o consolidou como referência no estado: a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reforça o compromisso do hospital com a segurança dos pacientes e a qualidade dos serviços prestados à população.
Após passar por um rígido processo de avaliação e atender aos critérios estabelecidos pela Organização, o HCN se tornou o 6º hospital da rede pública estadual com o certificado de Hospital Acreditado. O processo analisa todo o funcionamento da unidade, desde a lavagem dos lençóis, preparo das refeições, procedimentos técnicos específicos até o desempenho do corpo clínico de cada setor, seguindo padrões reconhecidos internacionalmente.
Em dezembro de 2024, a unidade inaugurou também a primeira usina solar da rede de saúde estadual. O projeto, contemplado pela chamada pública da Equatorial Goiás, resulta na melhoria da eficiência energética do hospital e inclui também o gerenciamento de equipamentos, a troca das lâmpadas da área externa e uma série de ações que visam o uso consciente de energia.
“Hoje, ao fazermos uma retrospectiva de tudo que foi construído e implantado até agora, vemos um hospital gigante que virou referência, que pulsa vida, ciência, humanidade e inovação. E tudo isso só foi possível graças ao trabalho árduo, dedicado e incansável de inúmeros profissionais. Que venham ainda mais conquistas nos próximos anos”, conclui João Batista da Cunha, diretor assistencial do HCN.
Estrutura a atendimento de ponta
Inaugurado como hospital geral em dezembro de 2021, o HCN iniciou com duas Clínicas Cirúrgicas, com 60 leitos, e desde então passou por ampla expansão. Em 2023, abriu a terceira Clínica Cirúrgica, chegando a 90 leitos, e realizou melhorias no Centro Cirúrgico, que já contabiliza mais de 28 mil cirurgias de média e alta complexidade em 7 salas equipadas com tecnologia avançada. Em 2022, o hospital ampliou sua atuação com a abertura da UTI Pediátrica, com 10 leitos e equipamentos modernos, e inaugurou a Clínica Pediátrica voltada ao cuidado de crianças até 13 anos.
A estrutura também evoluiu em fevereiro de 2023 com o novo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), o primeiro do país e do SUS com sala de ressonância magnética com projeção imersiva. O hospital dispõe ainda de 3 UTIs adultas, totalizando 30 leitos, incluindo um exclusivo para hemodiálise, e mantém um Ambulatório completo que registrou mais de 292 mil consultas multidisciplinares nos últimos quatro anos, além de um Pronto-Socorro que atendeu mais de 98 mil pessoas.
O HCN também se destaca como referência em captação de órgãos, tendo realizado 31 procedimentos, contribuindo diretamente para salvar vidas por meio de transplantes.
Referência em gestação de alto risco
A unidade oferece atendimento especializado, com a presença dos pais 24 horas, promovendo o vínculo afetivo desde os primeiros momentos de vida (Foto: Divulgação/IMED)
Em maio de 2022, o Gigante do Norte ampliou sua atuação na saúde materno-infantil com a inauguração da primeira UTI Neonatal da região, equipada com 10 leitos de cuidados intensivos e 5 de cuidados intermediários, oferecendo suporte especializado para bebês prematuros e recém-nascidos em estado grave. No mesmo período, abriu também o Centro Obstétrico e a Clínica Obstétrica, que já contabilizam mais de 4 mil partos, entre 1.671 normais e 2.748 cesáreas, sempre com foco em um atendimento humanizado e preparado para casos de alta complexidade.
Com a integração do Centro Obstétrico às UTIs Pediátrica e Neonatal, o HCN consolidou-se como referência regional em obstetrícia e gestação de alto risco. A unidade ainda se destaca por utilizar uma ferramenta inovadora de Classificação de Atenção ao Recém-Nascido, baseada em Inteligência Artificial, que orienta o nível de cuidado adequado para cada bebê, contribuindo diretamente para a redução da mortalidade infantil e garantindo atendimento personalizado e de excelência.
Primeiro Centro de Oncologia público de Goiás
O HCN é pioneiro na rede pública estadual ao contar com o primeiro Centro de Oncologia de Goiás habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), oferecendo atendimento integral e humanizado aos pacientes com câncer. O serviço reúne diagnóstico, cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia, nas áreas de oncologia clínica, hematologia e pediatria, além de suporte, reabilitação e cuidados paliativos.
Inaugurado em julho de 2022, o Centro de Oncologia tem capacidade para 750 sessões de quimioterapia por mês, com 21 leitos clínicos, 15 leitos cirúrgicos, ambulatórios de última geração e equipe altamente especializada. Desde então, realizou 46.049 consultas, 11.924 sessões de quimioterapia e 3.088 cirurgias oncológicas, consolidando-se como referência no estado de Goiás e no SUS, com atendimento de alta complexidade e totalmente humanizado.








