CONTEXT inaugura painel que redefinirá a leitura do varejo brasileiro em evento na Casa RCELL

 Com dados iniciais já disponíveis, executivos e especialistas debateram tendências e aprimoramentos da ferramenta, que marca um novo patamar para a análise e o acompanhamento do mercado


A CONTEXT, empresa global de inteligência de mercado e business analytics no setor de tecnologia, que atua apoiando fabricantes e distribuidores com dados e análises de mercado, inaugurou o primeiro painel de leitura dos distribuidores brasileiros de tecnologia durante um evento realizado na Casa RCELL, na última quarta-feira (10), em São Paulo. A iniciativa marca um avanço significativo para a indústria e para a economia nacional, fortalecendo a inteligência de mercado e ampliando a visibilidade sobre o comportamento de consumo em todo o país.

Ao combinar métodos quantitativos e qualitativos, a companhia passa a oferecer uma visão aprofundada do mercado, que reúne desde indicadores numéricos de desempenho, como receita, participação e vendas por região, até percepções comportamentais sobre hábitos e preferências de consumo. A meta para 2026 é analisar uma média de 250 categorias de tecnologia, ampliando de forma significativa a capacidade do mercado de identificar tendências, antecipar movimentos e crescer de forma sustentável.

A análise estruturada desses dados é fundamental para aumentar a previsibilidade, reduzir riscos e elevar a competitividade do setor, especialmente no Brasil, onde a tomada de decisão ainda é, muitas vezes, baseada em percepções fragmentadas. Nosso objetivo é transformar esse cenário ao oferecer inteligência acionável para toda a cadeia”, afirma Constanza Caminos, BD Latam e Brasil da CONTEXT.

O lançamento reuniu importantes players do setor, que também são parceiros das pesquisas no fornecimento de dados, como a RCELL, uma das maiores distribuidoras de tecnologia do país, e a ABRADISTI (Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação), além de outras grandes companhias do segmento, para discutir as primeiras análises e insights do painel.

Receber o lançamento oficial do painel na Casa RCELL é um marco histórico que nos honra profundamente, especialmente por se tratar de uma companhia do porte e do legado da CONTEXT no universo da inteligência de mercado. Além disso, contar com a presença de grandes marcas e de diversos distribuidores de tecnologia da informação e comunicação reforça o quanto o setor reconhece a importância de trabalhar com dados e fortalecer parcerias para garantir o direcionamento correto”, analisa Alexandre Della Volpe, Diretor de Marketing da RCELL.

Para Mariano Gordinho, presidente-executivo da ABRADISTI, os benefícios serão amplos e atingirão toda a cadeia. “Há anos conversamos com a CONTEXT para trazermos o painel de vendas para o Brasil, mas ainda era necessário um amadurecimento da indústria. (...) Hoje estamos preparados tecnologicamente para isso, e a chegada dos dados nos auxiliará em todas as etapas, desde vendas até a escolha dos produtos a serem adquiridos dos fornecedores”, afirma.

A partir do próximo ano, as empresas parceiras passarão a acessar uma base completa e continuamente atualizada de informações do painel, permitindo acompanhar o mercado com um nível de detalhamento inédito no país. Mais do que oferecer dados, a iniciativa tem como propósito elevar a qualidade das decisões em toda a cadeia de negócios, garantindo uma previsibilidade, eficiência e excelência no atendimento. 

“Em uma era marcada pela velocidade e pela aceleração das novas tecnologias, é fundamental que os distribuidores de TI contem com informações que garantam um conhecimento aprofundado sobre os ciclos de vida dos produtos, os atributos mais comercializados, o desempenho da indústria, as diferentes categorias, os canais e os fabricantes. Isso é essencial para a tomada de decisões assertivas, baseadas em dados reais, que fortaleçam sua capacidade de atuação de forma mais ágil e acelerada”, afirma Constanza. 

Com acesso a indicadores confiáveis e em tempo real, os participantes poderão planejar melhor, ajustar portfólios, otimizar estoques e responder mais rapidamente às demandas do consumidor. O avanço integra a estratégia da CONTEXT de fortalecer o uso inteligente de dados, transformando informação em vantagem competitiva para o mercado brasileiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos