Com o consumidor mais racional e atento à utilidade dos presentes, o Natal de 2025 marca um novo ciclo para o varejo de moda
Marcando a transição para um novo ciclo de consumo, o Natal 2025 promete ser uma grande prova de fogo e de estratégia para o varejo brasileiro. Longe da euforia baseada apenas em descontos, segundo projeções da FecomercioSP, a temporada de festas será regida pela racionalidade e consciência do consumidor, que busca investir o 13º salário em presentes que ofereçam durabilidade, propósito e alta utilidade. A prioridade deixou de ser apenas a quantidade de vendas, voltando as atenções para a qualidade e a eficiência da compra, um movimento que valoriza as empresas com cadeias logísticas otimizadas e produtos de valor percebido.
O momento promete ser estratégico para marcas que souberem transformar a demanda por cautela em uma aposta na confiança e na qualidade. O setor de vestuário, em particular, tem a oportunidade de solidificar essa mudança, focando na entrega de uma experiência de compra coesa, seja no ponto de venda físico (que mantém forte atração no Natal) ou no digital.
“O consumidor brasileiro atingiu um patamar de maturidade que torna o Natal um período de escolhas estratégicas, e não impulsivas. Vemos uma clara migração do foco para o valor e a utilidade do presente, o que alinha perfeitamente com a necessidade do varejista de garantir alta liquidez e baixo risco de estoque. As marcas que lideram hoje são aquelas que souberam interpretar essa racionalidade, oferecendo o produto certo, no momento certo, com a qualidade inegociável,” afirma Allan Soares, CEO e fundador da AKR Brands.
A holding, que reúne as marcas King&Joe, King&Joe Play e K&J Black, emerge como um dos principais cases de referência em crescimento no setor. Para o Natal de 2025, a empresa estima um crescimento de 41% no volume de pedidos realizados por seus lojistas parceiros no atacado, assim como a elevação do tíquete médio, que deve apresentar uma alta de 19%.
“Estes números não são apenas metas, são a validação da nossa tese de que o crescimento sustentável na moda acontece de forma descentralizada. A força da nossa rede e a capacidade da nossa estrutura industrial, aliadas à inteligência de sortimento, nos permitem atuar como um parceiro estratégico para o lojista, garantindo que ele tenha acesso a produtos de alto giro”, detalha Soares.
No Natal da AKR Brands, as campeãs de vendas são as camisetas básicas. Longe de serem vistas como itens comuns, essas peças são o ponto de encontro da utilidade exigida pelo consumidor e da qualidade oferecida pelas marcas da holding. Sua performance é crucial para garantir a liquidez do estoque do varejista durante a intensa troca de presentes do final do ano.
O sucesso da empresa, que projeta encerrar o ano com faturamento de R$ 120 milhões, é reflexo direto do modelo de seu negócios, que se apoia em capilaridade e estrutura industrial: com uma fábrica própria de 10.000 m² em Londrina (PR) , a empresa possui uma vasta rede de distribuição em mais de 2.500 cidades brasileiras e mais de 3.000 pontos de venda no total. Este alcance é crucial, pois 67% dos seus pontos de venda estão fora das capitais, conferindo à AKR uma leitura estratégica e precisa da economia do interior do Brasil. A empresa também se prepara para inaugurar uma nova fábrica no início de 2026, o que representará um aumento de 20% em sua capacidade produtiva e reforçará a base industrial que sustenta o crescimento acelerado da marca.
A preparação logística para sustentar o crescimento também foi pautada pela eficiência. A AKR Brands, que mantém sua produção planejada linearmente ao longo do ano, assegurou o alinhamento entre produção e transporte com antecedência, garantindo que os produtos chegassem aos parceiros B2B nos estados de maior demanda, como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, no timing ideal.
“O sucesso do Natal em nosso modelo de atacado é a consolidação de que a moda masculina está em um novo patamar no Brasil. O futuro do varejo não está em correr atrás da última tendência, mas sim em construir uma plataforma de marcas que seja sólida e adaptável, com uma visão de longo prazo. Na AKR Brands, continuaremos a apostar na inteligência de sortimento e na nossa robusta rede de distribuição para manter este ritmo de crescimento, garantindo que o varejo tenha não apenas produtos, mas parceiros estratégicos para o novo ciclo de consumo que se inicia,” conclui Soares.
Sobre a AKR Brands
A AKR Brands é uma holding de multimarcas de moda masculina fundada por Allan Soares e Rafael Miranda, com atuação nacional por meio das marcas King&Joe, King&Joe Play e K&J Black. Hoje, a empresa está entre as maiores plataformas de moda masculina do Brasil no atacado, com presença em mais de 2,5 mil pontos de venda em todo o país. Com produção própria em Londrina (PR), a AKR valoriza a combinação entre design autoral, tecidos de alta qualidade com tecnologia têxtil e modelagens que equilibram conforto e estilo. Suas marcas traduzem a pluralidade do homem brasileiro, com peças pensadas para o dia a dia real, mas com informação de moda. A AKR se diferencia pela capilaridade no varejo multimarcas, pela experiência de compra acessível e pela construção de um ecossistema que une capacitação de parceiros, inovação digital e colaborações criativas com artistas e marcas independentes. Seu posicionamento é urbano, contemporâneo e conectado com a evolução do comportamento masculino.






