Policlínica Estadual de Posse orienta sobre trombose em palestra educativa

 Em alusão ao Dia Mundial da Trombose, unidade promoveu ação com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença

Segundo dados do Ministério da Saúde, no primeiro semestre de 2025, foram registrados mais de 36 mil casos, quase metade do previsto para o ano. (Foto: IMED)


A Policlínica Estadual da Região Nordeste II – Posse, unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), realizou uma palestra sobre prevenção e tratamento da trombose. A atividade fez parte das ações alusivas ao Dia Mundial da Trombose, celebrado em 13 de outubro, e foi conduzida pelo angiologista e cirurgião vascular Dr. Dimitri Carvalho Homar, médico da unidade.

O encontro teve como objetivo orientar o público sobre os fatores de risco e as formas de evitar complicações decorrentes da formação de coágulos, que podem levar a condições graves, como embolia pulmonar. Durante a palestra, o especialista explicou o que é a trombose, “A trombose é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia ou artéria, que pode bloquear total ou parcialmente o fluxo sanguíneo. Geralmente, ocorre nas veias das pernas, mas pode afetar outras partes do corpo, como os pulmões ou o cérebro”.

O angiolista também destacou os principais fatores de risco, “entre eles o sedentarismo, longos períodos de imobilidade, cirurgias recentes, varizes, uso de anticoncepcionais hormonais e histórico familiar da doença”. O médico também alertou sobre os sinais que exigem atenção, “dor, inchaço e alteração na coloração da pele, ressaltando a importância de buscar atendimento médico ao surgirem esses sintomas”.

Segundo Dimitri, a informação é uma aliada fundamental na prevenção. “A trombose é uma doença silenciosa, que muitas vezes só se manifesta quando já há complicações. Por isso, o conhecimento e a adoção de hábitos saudáveis são essenciais. Manter-se ativo, hidratar-se bem e procurar o médico regularmente são atitudes simples que fazem toda a diferença na prevenção”, destacou o angiologista.

Além de esclarecer dúvidas do público, o profissional apresentou os principais métodos de diagnóstico e as opções de tratamento disponíveis, reforçando que a detecção precoce aumenta significativamente as chances de recuperação. A ação proporcionou um momento de aprendizado e troca de informações sobre saúde vascular. Iniciativas como esta reforçam o compromisso da Policlínica de Posse em promover a educação em saúde e incentivar o autocuidado entre a população.

Assessoria de Comunicação da Policlínica de Posse


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos