O aumento do pólen no ar e a maior incidência de raios solares típicos da primavera e do verão podem causar irritação, coceira, vermelhidão e até infecções nos olhos. Especialistas alertam que o calor e os dias mais longos exigem atenção redobrada com a saúde ocular, principalmente em pessoas sensíveis a alergias.
De acordo com o Dr. Flávio Vilela, médico oftalmologista, evitar coçar os olhos é essencial. “Coçar aumenta a irritação e pode causar pequenas lesões; quando as mãos estão sujas, facilita o desenvolvimento de infecções. Repetidamente, coçar os olhos pode ainda levar ao aparecimento de doenças mais graves, como o ceratocone. A prevenção começa com hábitos básicos de higiene, como lavar as mãos com frequência”, explica.
Além das alergias, os dias mais quentes e ensolarados pedem atenção especial com a proteção contra os raios ultravioletas (UV), que podem causar danos cumulativos à visão ao longo do tempo. Segundo Hugo Mota, presidente da Rodenstock Brasil, o uso de óculos de sol de qualidade ou de lentes fotossensíveis é indispensável.. “Mais do que um acessório, os óculos com lentes adequadas funcionam como uma barreira essencial contra os raios UV. Escolher lentes de qualidade faz toda a diferença na proteção dos olhos”, diz.
Para quem busca ainda mais conforto, as lentes polarizadas reduzem reflexos em superfícies como água e asfalto, melhoram a percepção de cores e aliviam o cansaço ocular, ideais para dirigir, passear ou praticar esportes ao ar livre durante a estação.
A alimentação também desempenha papel importante na saúde dos olhos. Alimentos ricos em antioxidantes como frutas e vegetais coloridos, ajudam a combater os radicais livres e a retardar o envelhecimento do cristalino. Já os vegetais de folhas verde-escuras contribuem para proteger os tecidos oculares contra danos solares.
“Como nutricionista, observo que muitas pessoas só passam a se preocupar com a saúde ocular quando surge algum problema. Na realidade, cuidar da visão começa muito antes e é reforçado diariamente pelas escolhas à mesa. Um café da manhã com ovos, abacate e frutas cítricas fornece antioxidantes como vitamina E, luteína e vitamina C, que ajudam a proteger o cristalino. No almoço, folhas verde-escuras e fontes de ômega-3, como peixes ou azeite de oliva, fortalecem a retina e reduzem inflamações. Já no jantar, refeições leves, com proteínas magras e carboidratos de baixo índice glicêmico, contribuem para o controle da glicemia, prevenindo problemas visuais e favorecendo o sono e a recuperação do organismo”, declara o nutricionista esportivo Gabriel Zumpichiatti.
Mesmo com todos os cuidados, qualquer desconforto persistente, irritação ou alteração visual deve ser avaliado por um oftalmologista. O diagnóstico precoce é essencial para preservar a visão e evitar complicações.
“Na Rodenstock, trabalhamos para proporcionar uma visão mais precisa e confortável. Tecnologias como as lentes ColorMatic®️️️️ X e as polarizadas Rodenstock refletem nosso compromisso com a proteção UV, a personalização biométrica e o bem-estar visual de cada pessoa”, reforça Mota.
Divulgação Rodenstock






