Cada vez mais presentes na rotina
de empresas e produtores rurais, os certificados digitais vêm ganhando espaço
como peça-chave, pois eles funcionam como uma espécie de “documento de
identidade” no mundo digital, tanto para pessoas físicas (e-CPF) quanto para
empresas (e-CNPJ). Hoje, inclusive, são considerados essenciais para atividades
do dia a dia, como acessar plataformas oficiais, assinar contratos com
parceiros estrangeiros ou emitir documentos fiscais pela internet.
No Brasil, todo esse processo é
regulamentado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil),
sistema responsável por garantir que as transações eletrônicas aconteçam com
segurança e tenham validade jurídica.
No setor do agronegócio, especificamente,
a digitalização dos processos tem avançado rapidamente. Um exemplo disso é a
implementação do ePhyto, sistema eletrônico do Ministério da Agricultura e
Pecuária utilizado na certificação fitossanitária de produtos vegetais
destinados à exportação. Ao incorporar os certificados digitais no dia a dia
destas empresas, a gestão passa a fluir de forma mais simples e estratégica,
facilitando desde tarefas rotineiras, como a emissão de notas fiscais e a
organização de documentos, até etapas mais complexas, como o acesso a
plataformas tecnológicas e a realização de operações no comércio exterior.
“Quando gerenciado adequadamente,
o uso dos certificados digitais protege as empresas, permitindo segurança nas
transações e, também, aumento da eficiência operacional”, explica Fabrina
Souza, account manager da Redtrust.
Para a especialista, a
modernização e a segurança das operações no setor também estão relacionadas à
gestão adequada dos certificados digitais. Desta forma, a falta de
centralização e controle de uso é um dos principais desafios enfrentados pelo
Agro.
De acordo com Fabrina, muitas
empresas ainda têm dificuldade em gerenciar e saber quem usa cada certificado,
onde e quando foi utilizado, para qual finalidade, o que pode gerar riscos de
acessos indevidos e falta de organização. Além disso, um sistema de
gerenciamento centralizado permite reduzir custos ao evitar usos indevidos que
podem causar fraudes, bloqueios fiscais, falsidade ideológica, roubos, falhas
no envio de documentos, perdas, entre outros.
“Seja no campo ou no escritório,
o Agronegócio precisa de produtividade com segurança e isso, também, inclui uma
gestão inteligente e eficiente dos certificados”, conclui a especialista.
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