Alertas sonoros e identificação de placas são exemplos de funcionalidades que auxiliam na fiscalização em cidades brasileiras
O Brasil registrou 34.881 mortes no trânsito em 2023, segundo o Atlas da Violência — alta de 2,9% em relação ao ano anterior. Desde 2019, os números vêm crescendo, e a taxa de mortalidade já chega a 16,2 óbitos por 100 mil habitantes. Além das vidas perdidas, os acidentes trazem impacto social e econômico: estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que os custos da violência no trânsito somam bilhões de reais todos os anos. O cenário reforça a urgência de ações que priorizem prevenção e conscientização.
Entre 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito concentra essa mobilização em todo o país. A data inclui o Dia Nacional do Trânsito, celebrado em 25 de setembro, e envolve campanhas educativas de órgãos públicos e instituições privadas, com foco na redução de acidentes e na construção de uma cultura de respeito e responsabilidade nas vias.
A tecnologia tem se consolidado como peça-chave nesse movimento. Os totens de segurança da Helper Tecnologia, presentes em mais de 80 municípios, foram desenvolvidos para ampliar a proteção em espaços públicos e atuam como um fator inibidor de comportamentos de risco, ao transmitirem a percepção de maior segurança nos locais onde estão instalados. Equipados com câmeras de alta definição, são capazes de identificar placas de veículos em tempo real, apoiando as autoridades na fiscalização. Além disso, contam com sistema de som para o envio de alertas sonoros imediatos, recurso que pode ser utilizado em situações de risco para orientar motoristas e pedestres. “Essas funcionalidades ajudam a prevenir comportamentos perigosos, notificar irregularidades e até indicar a necessidade de redução de velocidade em pontos críticos. O objetivo é simples e direto: evitar acidentes e proteger vidas”, afirma o diretor da Helper, Edison Endo.
Para ele, a combinação de conscientização e inovação é essencial para mudar o quadro atual. “Cuidar da vida é também investir em soluções que reduzam riscos no dia a dia. A tecnologia amplia a capacidade de resposta das cidades e torna as ruas mais seguras para todos”, reforça.
Sobre a Helper Tecnologia
A Helper Tecnologia é uma empresa que desenvolve e aplica tecnologia avançada para a segurança e monitoramento das cidades brasileiras. Conta com a visão inovadora de um time de executivos com grande experiência nas áreas de segurança e projetos voltados ao setor público.
Responsável pela criação e pela patente dos Totens de Segurança que oferecem recursos como: formato imponente e robusto à prova de vandalismo, sistema de giroflex — que remetem às viaturas policiais —, botão de emergência, comunicador bidirecional de alta potência, que enviam alertas à população, mensagens automáticas de áudio e monitoramento por câmeras 360°. A empresa está alinhada às tendências de cidades inteligentes e conectadas, usando os benefícios da digitalização para oferecer serviços eficientes e, com isso, melhorar a segurança e a qualidade de vida das pessoas.