Franquias que não precisam de funcionários para funcionar





Modelos enxutos e automatizados ganham espaço no franchising brasileiro, reduzindo custos e facilitando a gestão.


O setor de franquias no Brasil continua em expansão, consolidando-se como uma opção atrativa para empreendedores que buscam investir em modelos de negócios sólidos e escaláveis. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado registrou faturamento de R$65,9 bilhões no primeiro trimestre de 2025, crescimento de 8,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.


A pesquisa divulgada em julho revela ainda que, até março, o país somava 198.730 operações ativas, com 7.354 novas unidades inauguradas apenas nos três primeiros meses do ano. Esses números evidenciam não apenas a força do franchising, mas também a diversidade de formatos que vêm conquistando investidores.


Entre as opções que mais chamam a atenção, estão as franquias que não precisam de funcionários para funcionar. Modelos autônomos ou altamente automatizados têm se popularizado, pois reduzem custos operacionais, simplificam a gestão e oferecem maior flexibilidade para o franqueado. Além disso, esses formatos podem operar em regime 24 horas, aumentando o potencial de faturamento.


A seguir, listamos algumas franquias que se enquadram nesse perfil, ideais para quem busca praticidade, baixo custo fixo e potencial de retorno atrativo.


Maria Gasolina Express


A Maria Gasolina Express é uma rede de franquias de minimercados autônomos gourmet com mais de 100 unidades espalhadas por todo o Brasil. A rede se destaca pelo oferecimento de um mix variado de produtos e pelos espaços das lojas, com lay-out agradável e área de convivência com internet, micro-ondas e forno elétrico para que os clientes possam preparar e comer as suas refeições no local. O papel do franqueado é administrar o ponto comercial - o que pode ser feito em qualquer horário.


Site da empresa: https://mariagasolinaexpress.com.br/ 


Leve&Lave


A Leve & Lave é uma rede de franquias de lavanderia autônoma que combina tecnologia, praticidade e segurança para clientes e investidores. Fundada por Marco André, a marca se destaca pela garantia inédita de recompra da franquia em até 90 dias e pela devolução integral das taxas caso não seja encontrado um ponto adequado no mesmo prazo, utilizando metodologia própria de análise de locais. Com operação 100% autônoma e modelo enxuto, a Leve & Lave atua com foco inicial no Sul, Sudeste, Goiás, Distrito Federal e Bahia, e planeja expandir para Norte e Nordeste a partir do segundo semestre de 2025.


Site da empresa: https://levelave.com.br/ 


Publicarga


A Publicarga é uma franquia de mídia out-of-home inovadora que oferece totens de carregamento de celulares com espaços publicitários estratégicos. Fundada por André Jácomo em 2024, a rede proporciona um modelo de negócio home based com investimento inicial acessível de R$18.900. 


Os equipamentos, fabricados em aço carbono com pintura eletrostática, estão disponíveis no modelo de 40 polegadas e são instalados em estabelecimentos comerciais como academias, restaurantes e lojas. A franquia, que está em processo de associação à ABF e conta com suporte do SEBRAE, oferece aos franqueados o diferencial da incubadora D60, que acompanha intensivamente os novos empreendedores durante os primeiros dois meses de operação.


Site da empresa: http://www.publicarga.com.br 


4Charge


A 4Charge é uma rede de franquias de totens e carregadores. A marca foi fundada em 2019 e atua com publicidade nos terminais de recarga, que também exibem propagandas. O franqueado trabalha em modelo home based com visitas periódicas a clientes e parceiros. Além disso, a marca oferece suporte permanente aos franqueados. 


Site da empresa: https://bit.ly/3PIDJWi 


Hyperlocal Franquia


A Hyperlocal Franquia é uma rede de franquias de tecnologia voltada para negócios. Com sistemas que ajudam donos de estabelecimentos com pagamentos, gestão e até delivery, a empresa conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil. O foco da expansão é nacional e o papel do franqueado é prospectar e administrar o atendimento dos clientes dentro da localidade definida. 


Site da empresa: https://hyperlocalfranquia.com.br/ 


 Crédito foto: Buffik, por Pixabay




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos