Projeto contínuo visa conscientizar a população sobre a importância da preservação do Rio Verde, em Água Clara (MS)
Durante a Semana do Meio Ambiente, a Greenplac — fabricante de MDF — lançou a primeira edição do projeto “Greenplac por Águas mais Limpas”, uma iniciativa voltada à preservação do Rio Verde, em Água Clara (MS), município que abriga a planta industrial da empresa.
Cerca de 100 voluntários participaram da ação, incluindo colaboradores da Greenplac, moradores locais e representantes da Associação Unidos pelo Rio Verde (AURV). Aproximadamente 1 tonelada de resíduos das margens do rio foi retirada, contribuindo para a limpeza e preservação do ecossistema local. Foram necessários 13 barcos para auxiliar a equipe.
Além dos resíduos retirados das margens do Rio Verde, a ação busca conscientizar a população para o descarte correto diminuindo os impactos ambientais, causados pela ação humana. O projeto contou com a coordenação de Bianca Lemes e empenho de todo o departamento de Meio Ambiente da Greenplac.
“Mais do que uma ação pontual, este projeto nasce com o propósito de se tornar contínuo, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental”, afirmou Laís Carelo, Gerente de Marketing da Greenplac, empresa que pertence à holding Colpar Brasil.
A preservação do Rio Verde é essencial não apenas para a biodiversidade local, mas também para a qualidade de vida da comunidade que depende de seus recursos. A Greenplac pretende realizar novas edições do projeto, tornando-o contínuo, de modo a envolver cada vez mais a população na conscientização e por meio de ações para um meio ambiente mais saudável.
A empresa adota, desde a sua fundação, processos de responsabilidades sociais e ambientais, como o Projeto Horta Green, com uma horta desenvolvida para a produção de alimentos orgânicos e frescos para instituições locais e colaboradores, em Água Clara; Projeto Flora MS, com plantações de mudas; o Design Circular, que doa para ONGs e instituições profissionalizantes o material usado após a realização de eventos de revestimentos e demonstração de produtos; e o reflorestamento com a própria floresta de 18 mil hectares de eucalipto, matéria-prima dos MDFs fabricados pela empresa.