Calçadas adaptadas e piscinas acessíveis são alguns dos diversos investimentos que empresas da construção estão fazendo em prol da mobilidade e inclusão
O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência (PcDs). Os dados do IBGE de 2022 mostram que 8,9% da população brasileira acima de dois anos de idade apresenta alguma dificuldade de exercer as atividades do domínio funcional, como enxergar, andar, ouvir, se comunicar, entre outros. Para estas pessoas, as funções do dia a dia se tornam desafiadoras, principalmente se não tiver as adaptações necessárias para tornar a atividade acessível. Por isso é tão importante a preocupação com a acessibilidade tanto dentro dos nos novos empreendimentos imobiliários quanto no entorno.
Na Consciente Construtora e Incorporadora, por exemplo, existe o projeto Calçada Consciente que se destaca pela largura ampliada da passagem de pedestres, oferecendo maior conforto e segurança. Com rampas de acesso e superfície sem desníveis, ele facilita a mobilidade de cadeirantes e pessoas com outras necessidades especiais. Além disso, a calçada inclui o plantio de espécies arbóreas adequadas ao ambiente urbano, com árvores de pequeno e médio porte, cujas raízes não comprometem o passeio. A solução também utiliza uma faixa construída com material de alta capacidade de absorção de água e pode ser confeccionada a partir de materiais recicláveis.
O projeto, que hoje é uma norma urbana, teve como grande impulsionador o presidente da incorporadora, Ilézio Inácio, que se dedicou pessoalmente para que a acessibilidade fosse aplicada e se tornasse realidade. "A Calçada Consciente foi um compromisso com a cidade e com o bem-estar de todos os cidadãos. Ao torná-la uma realidade na capital, demos um passo importante para garantir que todos possam transitar com dignidade e segurança, independentemente de suas necessidades de mobilidade. Este projeto é um marco de acessibilidade e um exemplo de como a construção civil pode contribuir para um ambiente urbano mais inclusivo e sustentável”, destaca.
O Calçada Consciente foi contemplado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Goiás (CREA-GO), com o Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente em 2009 e ficou entre os finalistas nacionais do Prêmio Sentido, que teve iniciativa da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE).
Acessibilidade no lazer
As piscinas são uma ótima opção de lazer e convívio social, mas também são muito utilizadas para exercícios físicos e reabilitação, ou seja, é importante que a acessibilidade nesta área seja garantida a todos. Por isso, os novos empreendimentos da Brasal Incorporações contam com piscinas acessíveis projetadas com pisos antiderrapantes, que evitam que os banhistas escorreguem, acabamentos arredondados nas bordas, degraus e corrimãos, barras de apoio internas e até elevador de transferência, que garante o acesso à piscina conforme exige a norma.
“É uma premissa da empresa que toda a área de lazer seja totalmente acessível, por isso, desde a concepção do projeto existe uma atenção específica para a questão da acessibilidade com o auxílio de um consultor especializado. Assim seguimos todas as diretrizes normativas e de conforto”, explica a arquiteta da Brasal Incorporações, Lia Galera.