A Casa da Indústria, em Goiânia, sediou quarta-feira (18/9) o seminário Impactos da Duplicação da BR-153 nos Perímetros Urbanos dos Municípios Goianos
Foto: Pedro Santos.
O encontro foi uma parceria do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Fieg e da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg). O debate, que contou com participação de empresários, profissionais do setor e representantes da Ecovias do Araguaia (Ecorodovias), abordou detalhes do projeto de duplicação da estrada, no trecho que liga Anápolis (GO) a Aliança (TO).
Durante o seminário, o presidente do Coinfra, Célio Eustáquio de Moura, destacou a importância da BR-153 para a integração nacional. "Essa rodovia é um elo fundamental que conecta o Norte e Centro-Oeste ao Sudeste e Sul do País. Sua duplicação não só facilitará o tráfego, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico regional", pontuou.
O projeto, sob a concessão da Ecorodovias desde 2021, abrange um total de 851 quilômetros em 28 municípios, com previsão de conclusão das obras em 2046. Com a primeira fase já finalizada desde o ano passado, com a implantação de área de descanso para caminhoneiros e início da cobrança de pedágio, o projeto passa agora pela segunda fase, com início das obras de ampliação. Iniciada em outubro de 2023, a duplicação da via abrange, em um primeiro momento, 357,86 km, além de novos trechos de faixa adicional e vias marginais. A última fase do projeto está prevista para 2039, incluindo a duplicação do restante da concessão e o contorno Corumbá.
De acordo com os representantes da Ecovias do Araguaia Marcelo Belao e Sidney Rodrigues, que participaram do debate e apresentaram detalhes do projeto de concessão, os investimentos buscam, sobretudo, melhorar a trafegabilidade e segurança da via. "Estamos implementando tecnologias como o sistema free flow e pagamentos digitais, que facilitarão a experiência dos motoristas e aumentarão a eficiência da rodovia", afirmou Rodrigues. Ele destacou ainda que as obras promovem também a segurança da via, reduzindo o número de acidentes e melhorando a qualidade do transporte.
As obras de duplicação estão temporariamente suspensas devido ao período eleitoral, mas deverão ser retomadas após as eleições, com licitações para a contratação de empresas. "Os novos projetos levarão em consideração as demandas das associações comerciais locais, buscando atender às necessidades dos negócios que operam ao longo da rodovia", destacou Belao.
Outro ponto abordado foi a importância da BR-153 à competitividade do que é produzido em Goiás. "A melhoria na infraestrutura rodoviária é essencial para escoar a produção local, tornando os produtos regionais mais competitivos no mercado nacional”, destacou o presidente da Facieg, Márcio Luís.
O seminário Impactos da Duplicação da BR-153 nos Perímetros Urbanos dos Municípios Goianos contou presença dos presidentes Anastacios Dagios (Comdefesa-Goiás), Antônio Santos (Siaeg) e Eduardo Zuppani (Conat), além de representantes dos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Porangatu, Mara Rosa e Campinorte.
Durante o seminário, o presidente do Coinfra, Célio Eustáquio de Moura, destacou a importância da BR-153 para a integração nacional. "Essa rodovia é um elo fundamental que conecta o Norte e Centro-Oeste ao Sudeste e Sul do País. Sua duplicação não só facilitará o tráfego, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico regional", pontuou.
O projeto, sob a concessão da Ecorodovias desde 2021, abrange um total de 851 quilômetros em 28 municípios, com previsão de conclusão das obras em 2046. Com a primeira fase já finalizada desde o ano passado, com a implantação de área de descanso para caminhoneiros e início da cobrança de pedágio, o projeto passa agora pela segunda fase, com início das obras de ampliação. Iniciada em outubro de 2023, a duplicação da via abrange, em um primeiro momento, 357,86 km, além de novos trechos de faixa adicional e vias marginais. A última fase do projeto está prevista para 2039, incluindo a duplicação do restante da concessão e o contorno Corumbá.
De acordo com os representantes da Ecovias do Araguaia Marcelo Belao e Sidney Rodrigues, que participaram do debate e apresentaram detalhes do projeto de concessão, os investimentos buscam, sobretudo, melhorar a trafegabilidade e segurança da via. "Estamos implementando tecnologias como o sistema free flow e pagamentos digitais, que facilitarão a experiência dos motoristas e aumentarão a eficiência da rodovia", afirmou Rodrigues. Ele destacou ainda que as obras promovem também a segurança da via, reduzindo o número de acidentes e melhorando a qualidade do transporte.
As obras de duplicação estão temporariamente suspensas devido ao período eleitoral, mas deverão ser retomadas após as eleições, com licitações para a contratação de empresas. "Os novos projetos levarão em consideração as demandas das associações comerciais locais, buscando atender às necessidades dos negócios que operam ao longo da rodovia", destacou Belao.
Outro ponto abordado foi a importância da BR-153 à competitividade do que é produzido em Goiás. "A melhoria na infraestrutura rodoviária é essencial para escoar a produção local, tornando os produtos regionais mais competitivos no mercado nacional”, destacou o presidente da Facieg, Márcio Luís.
O seminário Impactos da Duplicação da BR-153 nos Perímetros Urbanos dos Municípios Goianos contou presença dos presidentes Anastacios Dagios (Comdefesa-Goiás), Antônio Santos (Siaeg) e Eduardo Zuppani (Conat), além de representantes dos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Porangatu, Mara Rosa e Campinorte.