Brasília vence disputa para sediar Campeonato Mundial de Wushu 2025

 


Capital brasileira será a primeira na América Latina a receber o evento internacional mais importante da modalidade.

Brasília foi escolhida como sede do Campeonato Mundial de Wushu, evento internacional mais relevante da modalidade que reúne aproximadamente 900 participantes de mais de 80 países a cada dois anos. A competição será realizada em 2025. A última edição ocorreu semana passada, no Texas (EUA).

A Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW) e o secretário de Esporte e Lazer do DF, Julio Cesar Ribeiro, apresentaram tecnicamente a candidatura brasileira ao Comitê Executivo da International Wushu Federation (IWUF) e às federações nacionais filiadas à IWUF, durante o mundial dos EUA. A aprovação de Brasília foi unânime, superando a concorrência das Filipinas e de Macau.

“A conquista de sediar o Campeonato Mundial de Wushu em 2025 reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento e promoção do esporte na nossa cidade. O apoio da Secretaria de Esporte e Lazer tem sido fundamental para o crescimento da modalidade no DF, que vem se firmando como referência na prática dessa arte marcial”, destacou o secretário.

*Brasília vence disputa para sediar Campeonato Mundial de Wushu 2025.

Essa será a primeira vez que o campeonato mundial de wushu será realizado na América Latina. Brasília já sediou o Campeonato Pan-americano de Wushu de 2022 e o Mundial Júnior de Wushu, em 2018.

“Com a conquista, Brasília consolidou a posição como a capital mundial do wushu, demonstrando comprometimento com o esporte e o papel como palco de eventos esportivos de relevância internacional”, complementa o secretário.

O wushu é uma arte marcial chinesa que se assemelha ao kung fu. Segundo definição da Federação de Wushu do DF, a modalidade tem conteúdo principal “movimentos de ataque e defesa e se expressam através de rotinas (taolu) e de combate (sanda), visando tanto ao aperfeiçoamento físico quanto ao espiritual”.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer

Eduardo Magregor

Jornalista, escritor e desenvolvedor de leis, domina a blogosfera sociocultural com o compromisso de destacar notícias e melhorias governamentais. Seu trabalho abrange matérias especiais, entrevistas e artigos de autoridades, enquanto promove a transparência e benefícios sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos