Invest Alberta e Invest Paraná fecham parceria para incentivar investimentos e comércio entre Canadá e Brasil

Parceria beneficiará os setores público e privado por meio de mapeamento de oportunidades, cooperação tecnológica e acesso a programas de internacionalização


A Invest Alberta e a Invest Paraná, agências de promoção de investimentos da província canadense de Alberta e do estado brasileiro do Paraná, fecharam um acordo que vai beneficiar os setores públicos e privado, com oportunidades de negócio, cooperação tecnológica e acesso a programas de internacionalização. A parceria inclui o compartilhamento de estratégias de desenvolvimento de mercado e a promoção de novos investimentos em ambas as regiões, com foco prioritário em inovação e sustentabilidade. A parceria tem a duração de dois anos, podendo ser renovada.

Com o apoio da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), a parceria incentiva empresários e empresas brasileiras e canadenses a expandirem seus negócios internacionalmente. A iniciativa prevê a cooperação comercial e socioeconômica, parcerias tecnológicas, ações de comunicação e missões empresariais bilaterais.

“A nova parceria da Invest Alberta com a Invest Paraná representa o próximo passo na expansão do crescimento econômico, diversificação e prosperidade para ambas as regiões. Com base em nosso histórico de sucesso de acordos com a Câmara de Comércio Brasil Canadá, temos orgulho de oferecer oportunidades para empresas brasileiras investirem na criação de soluções inovadoras e sustentáveis em setores como agricultura, tecnologia limpa, inteligência artificial e muito mais. O rico conjunto de talentos e a abordagem colaborativa de Alberta garantem que as empresas estejam preparadas para o sucesso quando se aventurarem em nossa região”, afirma Rick Christiaanse, CEO da Invest Alberta.

Para o CEO da Invest Paraná, Eduardo Bekin, a parceria é muito positiva para o estado brasileiro. “É uma relação muito boa porque o Canadá está muito à frente não só daqui do Paraná, mas do Brasil, na questão do comércio internacional”, avalia. Bekin também elogia o trabalho feito pelas agências de atração de investimentos no Canadá: “Tenho usado muito como benchmark as Invests do Canadá para o nosso time aqui, e as vemos com muito bons olhos”, afirma. Com a nova parceria internacional, o CEO brasileiro espera que prosperem novos negócios e oportunidades nos dois países. “É um bom momento de a gente firmar essas parcerias, porque elas trazem mais segurança para as empresas aqui do Paraná que gostariam de manter as relações, seja para exportar, seja para comprar produtos do Canadá e ao mesmo tempo para as empresas do Canadá terem a segurança de estarem trabalhando com a gente aqui na Invest Paraná”, analisa Bekin.

O presidente da CCBC, Ronaldo Ramos, ressalta a importância desse acordo na atração de investimentos canadenses para o estado do Paraná e o apoio para empresas brasileiras que queiram ampliar seus negócios no país da América do Norte.

“A missão da CCBC é estreitar relações por meio da identificação de oportunidades e apoio às companhias interessadas em internacionalizar suas operações, tanto as brasileiras quanto as canadenses. Queremos desenvolver ações conjuntas, visando a ampliação dos negócios entre os dois países”, explica Ramos.

Negociações

Em setembro de 2022, a Invest Alberta assinou um memorando de entendimento com a CCBC com o objetivo de atrair investimentos e melhorar a atividade econômica e as relações entre Alberta e o Brasil. Em dezembro do mesmo ano, a CCBC lançou o Brasil Hub na Concordia University of Edmonton, uma iniciativa conjunta para apoiar empresas e empreendedores brasileiros a se conectarem com provedores de serviços, pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura, potenciais parceiros para negócios e, assim, integrar rapidamente o ecossistema de inovação de Alberta.

Graças a esse trabalho, apenas neste ano, quatro empresas brasileiras já estão se instalando na região nas áreas de eficiência energética, logística, engenharia e inteligência artificial.

Sobre a Invest Alberta:

A Invest Alberta envolve o mundo e oferece suporte personalizado de alto nível a empresas, investidores e novos grandes projetos. Com membros da equipe estrategicamente posicionados nos principais mercados do mundo, a Invest Alberta trabalha para derrubar barreiras para que as empresas possam começar, crescer e atingir o sucesso sem limites. Desde 2020, a Invest Alberta investiu de quase US$ 20 bilhões na criação de mais de 25.000 novos empregos de alto valor para os albertenses. Para obter mais informações, acesse investalberta.ca.

Sobre a Invest Paraná:

A Invest Paraná é a Agência de Atração de Investimentos do Governo do Estado do Paraná. Trata-se de um importante instrumento de apoio às empresas locais e a novos investimentos. A instituição atua como ponte entre o governo e a iniciativa privada e acompanha todas as fases do projeto, auxiliando as empresas com o levantamento de dados, com o fornecimento de informações e com a tomada de decisões estratégicas.

Sobre a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC):

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) é uma organização independente, mantida pelo setor privado e sem fins lucrativos, fundada em 1973. Há 50 anos, a CCBC aproxima pessoas, empresas, instituições públicas e privadas de vários setores nos dois países. Com escritórios no Brasil e no Canadá, a instituição atua na construção de conexões para alavancar negócios, investimentos, estimular a inovação, o intercâmbio tecnológico e cultural bilateral.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem