Programa Foco Nacional desta semana recebe diretora do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges/DF) e empresária Janara Botelho

Programa Foco Nacional recebeu diretora do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges/DF) e empresária do segmento condominial, entre os assuntos oportunidades de contratação na área de saúde de processo seletivo aberto esta semana e atendimento na capital para pacientes diagnosticados com a Varíola dos Macacos



A diretora do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges/DF), Mariela Sousa, e a empresária do segmento condominial, Janara Botelho, foram as covidadas para o bate-papo mediado pelo jornalista Paulo Melo no programa Foco Nacional desta terça-feira (2).

Como de praxe na mediação para iniciar a roda de conversa  Paulo Melo ouviu as convidadas sobre um breve resumo da história de vida e carreira. A diretora do Iges/DF, Mariela Sousa, contou sua trajetória até chegar ao atual posto de direção do Instituto, cargo ocupado em janeiro deste ano; advogada, natural de Corrente no estado do Piauí (PI), a jurista construiu sua carreira advogando, especialmente na área do direito do trabalho, da  qual se especializou.

Já a empresária brasiliense Janara Botelho, de apenas 25 anos, contou que viu na história de superação dos pais, nordestinos, a motivação e a garra para empreender. A gestora está à frente da Bend Service, uma empresa de serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais. O empreendimento realiza atividades de prestação de apoio para instalações prediais como funções relacionadas à recepção, portaria, limpeza, higienização e disposição de lixos e resíduos (zeladoria, de forma geral, exercida pelos zeladores) em edifícios, exceto os prediais.

Mariela Souza destacou a importância estratégica do instituto composto por uma estrutura distribuída em mais sete Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) instaladas no governo de Ibaneis Rocha, totalizando 13 unidades e dois hospitais, Hospital de Base do Distrito Federal e Hospital Regional de Santa Maria – Iges/DF, que tem cerca de 18 mil empregos diretos e indiretos atuando em todo o DF. Há ainda propostas em andamento para a construção de mais duas Upa's, nas regiões administrativas da Cidade Estrutural e do Guará. "Atualmente com essas 13 Upa's, funcionando 24 horas, temos desafogado bastante as necessidades e a demanda de atendimentos em saúde da população, são mais de 36 mil atendimentos por mês", constata a diretora do Iges/DF.

Além disso, a diretora do instituto mencionou também o processo seletivo aberto esta semana para oito especialidades médicas, técnico de enfermagem, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e copeiro. Os interessados podem  se inscrever, por meio do site do Instituto, no endereço https://igesdf.org.br/trabalhe-conosco/  até está sexta-feira(5).

Paulo Melo também questionou a gestora do Instituto sobre as condições da saúde pública no Distrito Federal para atender pacientes com a 'varíola dos macacos. ' Recentemente a Secretaria de Saúde (SES-DF) divulgou uma relação das regiões administrativas com mais casos de varíola dos macacos no Distrito Federal. O levantamento da pasta, divulgado nesta segunda-feira (1º/8), elencou Plano Piloto, Guará e Águas Claras como as três áreas com cinco ou mais diagnósticos.

De acordo com informações da diretora do Iges/DF,  alguns casos da doença tem aparecido nas Upa's, mas estão sendo direcionados para os hospitais mais próximos à residência do paciente. "O Ministério da Saúde já está preocupado e tem buscado a compra de vacinas para o combate desta doença, que é altamente contagiosa. É uma doença que não se esperava, assim como a Covid-19, todo mundo foi pego de surpresa, e nesse contexto tivemos que nos adequar de forma rápida para atender esses pacientes", explica.

O IGES/DF foi criado no atual governo executivo local, com o objetivo de facilitar compras e contratações e dar mais celeridade aos serviços públicos de saúde, como compras de remédios e medicamentos e ainda contratação de pessoal.

Assista o programa completo: https://www.youtube.com/watch?v=lSK6kgBAiHU


Fotos: Marcelo Santos.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos