Mutirão em Águas Lindas bate recorde com 132 mil atendimentos no final de semana

O Mutirão Governo de Goiás, realizado pelo programa Goiás Social, chegou a sua 9ª edição e beneficiou 98 mil pessoas na cidade de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal (DF), região que recebeu mais uma vez a caravana de serviços do governo estadual em parceria com a prefeitura, durante este final de semana. A estrutura foi montada às margens da BR-070, no setor Jardim da Barragem I. Os serviços e benefícios entregues à população somaram 132 mil, representando o maior número de atendimentos realizados até agora em um único Mutirão


Mutirão Governo de Goiás em Águas Lindas recebe 98 mil pessoas e realiza 132 mil atendimentos entre sexta-feira e domingo  - Fotos: Lívia Soares e Silvana Leorne.

Foram oferecidos 176 serviços ao todo, 168 disponibilizados pelo Estado e outros oito pelo município. "Nós fazemos o melhor que existe hoje no Brasil. Não tem nada que se compare aos nossos Mutirões e estamos ampliando cada vez mais e melhorando o atendimento à população", afirmou o governador Ronaldo Caiado durante vistoria ao local, na sexta-feira (24/6).

Presente na abertura oficial do Mutirão no sábado (25/6), a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado lembrou o empenho da gestão Caiado, responsável por mudar a realidade do Entorno. "Nos últimos governos, essa região foi esquecida. Vamos continuar trazendo cada vez mais benefícios e recursos para cá. Seja na Segurança Pública, Saúde ou Educação. Mudança no Entorno é visível e não vamos parar de avançar", ressaltou a primeira-dama.

Programas
Durante o evento, foram entregues 2.208 cartões do programa Mães de Goiás, no valor de R$ 250 mensais, e cerca de 700 cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, no valor de R$ 350 mensais. Também foram oferecidas 2 mil vagas de emprego na região do Entorno, sendo que 150 específicas para Águas Lindas, além de cursos profissionalizantes.


Estandes das secretarias oferecem vagas de emprego, cursos profissionalizantes e benefícios dos programas sociais implementados pelo Governo de Goiás   - Fotos: Lívia Soares e Silvana Leorne.

Nesta edição, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) realizou 471 inscrições para cursos da Escola do Futuro Sarah Kubitscheck, de Santo Antônio do Descoberto, e 41 para o Bolsa Formação do Pronatec. O serviço de emissão de documentos realizado pela Polícia Civil também bateu recorde, em Águas Lindas. Foram confeccionadas 1.093 identidades. Nas nove edições do Mutirão Governo de Goiás, o número chegou a 7.811.

Outro destaque foi o programa Mais Crédito, da Secretaria de Estado da Retomada com oferta de consultoria financeira e planejamento para micro e pequenos empresários. Por meio do programa, viabilizado pelo Goiás Social, 142 alunos dos cursos do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás receberam cartões com recursos para investir no próprio negócio, via Crédito Social e Bolsa Qualificação.

O titular da pasta da Retomada ressaltou que o objetivo do Mutirão é levar oportunidades e o maior número de serviços para atender aos goianos mais vulneráveis. "Os serviços ofertados no estande da Secretaria da Retomada têm como foco a conquista da autonomia financeira, com apoio total do Governo de Goiás".

O coordenador dos Mutirões, Aristóteles de Paula e Sousa, o Toti, comemorou a quantidade de atendimentos e o empenho do governo estadual. "Sucesso total nessa 9ª edição, tanto em público como na qualidade de prestação de serviço às famílias. Só tenho a agradecer ao governador pela visão e virtude de colocar o Estado perto das pessoas vulneráveis".

Atendimentos
A dona de casa Adriana da Silva Paranhos, de 46 anos, foi uma das beneficiadas pelo programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, da Agehab. Mãe de nove filhos e sem moradia própria, ela comemorou ao receber o cartão. "Fiz a inscrição pelo site e demorou menos do que eu imaginei. Vai ajudar bastante porque já diminui o valor do aluguel e com isso pago outras despesas de casa".

Maria das Dores, de 61 anos, moradora de Águas Lindas levou o filho com deficiência para tirar uma nova carteira de identidade, já que a primeira foi feita quando ainda era criança, no Maranhão, Estado de origem de ambos. "Achei ótima essa oportunidade do Mutirão porque vou fazer a identidade e o CPF do meu filho. Aproveitei para fazer as minhas carteiras de artesã e de idosa", contou a moradora de Águas Lindas há oito anos.

Os serviços com maior procura foram os da área da saúde. Ao todo, a secretaria estadual realizou 6.122 atendimentos entre consultas e exames oftalmológicos, ecocardiograma, eletrocardiograma, doppler, testagem para Covid-19, vacinação e outros. A doméstica Joelma de França Pereira de 32 anos ficou sabendo da ação pelas redes sociais. "Vim ao mutirão para receber o kit maternidade e fazer exame de vista pra mim e minha filha, de 11 anos. Como estou sem condições, essa oportunidade foi ótima", explica ela. A dona de casa Maria Rita Ferreira, de 47 anos, conseguiu fazer uma ultrassonografia do ombro e do braço. "Achei o atendimento excelente e bem rápido levando em conta a quantidade de pessoas aqui", ela também tirou dúvidas no espaço do Vapt Vupt.


Secretaria Estadual de Saúde realiza 6.122 atendimentos entre consultas, exames, testagem para Covid-19 e vacinação durante Mutirão Governo de Goiás em Águas Lindas   - Fotos: Lívia Soares e Silvana Leorne.

Os guichês do Vapt Vupt contaram com serviços do Detran, Saneago, Secretaria da Economia e Ipasgo. No Expresso Totem, os cidadãos tiveram acesso a mais de 20 opções de serviços digitais. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) fez a entrega de 1.106 benefícios e 2.000 cestas básicas. Foram distribuídos donativos, como cadeiras de rodas, fraldas descartáveis e enxovais para bebês, além de pacotes do Mix do Bem, com arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados, que fazem parte do Programa NutreBem.

Nas três últimas edições do evento, também realizadas no Entorno do DF, em Luziânia, Valparaíso de Goiás e Formosa, foram realizados 247 mil atendimentos. Desde novembro de 2021, o Governo de Goiás realizou nove edições do mutirão. A primeira, em Goiânia, no setor Morada do Sol, prestou 70 mil atendimentos. A edição foi superada pela de Aparecida de Goiânia, no Setor Independência, que alcançou os 80 mil, e seguiu em crescimento, com o segundo evento em Goiânia, na GO-040, saída para Aragoiânia, alcançando 120 mil atendimentos. Novamente em Goiânia, no Jardim Abaporu, 123 mil pessoas foram alcançadas, até chegar ao recorde anterior, no Conjunto Vera Cruz, com 130 mil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos