Mestres da culinária, os Chefs de Cozinha são homenageados no dia 13 de maio


Há quem acredite que a vida de um chef de cozinha é feita apenas de glamour, programas de televisão com receitas e muito requinte. Os bastidores da arte de cozinhar profissionalmente são feitos de paciência, criatividade e empenho. Para atuar como chef de cozinha, o profissional deve fazer um curso de Gastronomia e constantes formações, com atualizações sobre as técnicas e truques gastronômicos. Na próxima sexta-feira, 13 de maio, é celebrado o Dia do Chef de Cozinha.


Profissionais da arte de cozinhar são lembrados pelo Fort Atacadista


A data nacional foi criada pela Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA), em 1999, com o objetivo de homenagear o ato e o prazer de cozinhar. Esses profissionais também são lembrados em 20 de outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Chef de Cozinha.


Em 2022 o calendário reservou a comemoração para uma sexta-feira e a cliente do Fort Atacadista de Ceilândia do Distrito Federal, Nalva dos Santos dá a dica de um caldo verde que aprendeu com a chef de cozinha Ana Tomazoni do site www.saboresabergastronomia.com.br. “Vim do Piauí e como uma típica nordestina adoro receitas com mandioca e um caldo engrossado com ela fica maravilhoso. Tenho o hábito de comprar no Fort, pois além do preço bom, as verduras e legumes de lá estão sempre fresquinhos”, conta a cliente. Se você não sabia o que preparar para o jantar desta sexta-feira, anote os ingredientes e bom apetite!


 

Caldo verde brasileirinho – Chefe de Cozinha Ana Tomazoni


Ingredientes

- 300g de linguiça calabresa em rodelas

- 1 colher (sopa) de azeite de oliva

- 2 dentes de alho

- 1 cebola

- 300 g de batata picada

- 1 mandioca picada

- Sal e pimenta do reino moída na hora

- Noz moscada

– 1 pimenta dedo de moça sem sementes

- 2 litros de caldo de vegetais caseiro

- 1/2 maço de couve manteiga

– 1 amarrado de ervas (salsa, alho poro, salsão, cebolinhas, manjericão)

- 300 g de queijo de coalho (opcional)

 

Modo de preparo

Frite as rodelas de linguiça e reserve. Na panela que fritou a linguiça, retire o excesso de óleo da linguiça, coloque o azeite de oliva, o alho e a cebola, refogue bem. Junte as batatas, a mandioca, a pimenta, o caldo de legumes caseiro, o sal, a noz moscada, a metade da couve e o amarrado de ervas. Deixe ferver por 20 minutos, ou até ficar bem cozido. Retire o amarrado de ervas. Bata no liquidificador e peneire todo o caldo cozido, volte para a panela e deixe ferver por mais 3 minutos com o restante da couve picada bem fininha, a pimenta dedo de moça picadinha e a linguiça em rodelas. Separado em uma frigideira antiaderente, coloque cubinhos do queijo de coalho e grelhe até ficar dourado. Sirva com o caldo verde, os cubinhos de queijo grelhado. Se você for vegetariano, dispense a linguiça. Opcional: Sirva acompanhado de torradas ou pão aquecido.



Onde encontrar – Muito rica em nutrientes, a mandioca, alimento versátil para diversas receitas e os demais ingredientes para o caldo verde brasileirinho, podem ser encontrados nas lojas do Fort Atacadista no Distrito Federal. Em todas as unidades o setor de hortifrutigranjeiro é completo e abastecido frequentemente para que o consumidor sempre tenha à disposição alimentos frescos. No DF o Fort Atacadista está presente em Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente.


Sobre o Fort Atacadista - Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 48 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.

 

Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e um posto de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em www.fortatacadista.com.br e www.grpereira.com.br.

 


Fotos: Divulgação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos