Valmet foi escolhida para modernização da Linha de Fibras da fábrica de celulose da CENIBRA

  A Valmet foi escolhida para realizar a modernização da Linha de Fibras da fábrica de celulose da Cenibra, na unidade de Belo Oriente, em Minas Gerais. A Linha de Fibras será preparada para realizar um aumento de capacidade e produzir 100.000 toneladas de celulose por ano. O início do projeto está previsto para setembro de 2023. 

Cenibra
Divulgação


 A planta de Linha de Fibras irá utilizar a tecnologia mais avançada já disponível. A modernização faz parte do projeto da Cenibra de aumentar a capacidade de produção de celulose da fábrica. Após o fornecimento bem-sucedido da Linha de Branqueamento 3, ainda em 2016, e da Linha de Branqueamento 2, em 2018, a Cenibra agora contratou a Valmet para o fornecimento e instalação da mais recente tecnologia das “Prensas Valmet TwinRoll” para a modernização da Linha 1. O principal objetivo agora é reduzir o consumo químico do processo de branqueamento e  também o impacto ambiental.  

“Ao longo dos anos, a Cenibra tem buscado o equilíbrio entre as atividades produtivas e o desempenho ambiental, sempre visando melhorias nos processos de produção de celulose por meio da implantação de projetos ambientalmente sustentáveis e inovações tecnológicas, aumentando a capacidade de celulose", afirma o diretor industrial, Júlio Ribeiro, da Cenibra.

“Estamos muito felizes e orgulhosos de sermos selecionados pela Cenibra mais uma vez. O novo projeto mostra confiança por parte do cliente, tanto em nossa tecnologia como na capacidade da nossa entrega. O último projeto (de branqueamento) foi um desafio para ambas as empresas, mas alcançamos excelentes resultados. A modernização do processo da Cenibra com a mais nova tecnologia, torna possível reduzir significativamente o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, aumentar a perfomance do processo de produção”, afirma Igor Panassol, gerente de vendas para linhas de fibras da Valmet na América do Sul.

Detalhes do fornecimento 

O fornecimento compreende uma etapa de deslignificação com oxigênio e quatro novas máquinas para lavagem de polpa marrom e lavagem pós-deslignificação. A lavagem utiliza a tecnologia de prensas Valmet TwinRoll para fácil manutenção e oferece baixo consumo de energia e alta disponibilidade.

 

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e líder global no fornecimento e desenvolvimento de processos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com sistemas de automação e soluções de controle de fluxo de ponta, a Valmet atende expressiva base de indústrias, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e sólido histórico de melhoria e renovação. Em 2022, a empresa de controle de fluxo Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

Sobre a Cenibra

Celulose Nipo-Brasileira S.A. - a Cenibra é uma das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de eucalipto (madeira de fibra curta). Sua produção anual é de aproximadamente 1.200.000 toneladas, das quais mais de 90% são exportadas. A Cenibra atua em 54 municípios do estado de Minas Gerais. Como reconhecimento ao trabalho com os mais altos padrões internacionais de excelência, a Cenibra é certificada nas normas ISO 9001 / ISO 14001 / ISO IEC 17.025 e possui os certificados Forest Stewardiship Council - FSC e o Programa Nacional de Certificação Florestal (Cerflor). A rastreabilidade da celulose pode ser feita da floresta para o cliente ou do cliente para a floresta. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos