SBT avança em iniciativas de diversidade e inclusão com apoio da um.a Diversidade Criativa

O objetivo foi começar o processo de transformação a partir da alta e média liderança da emissora. O SBT avança em iniciativas de diversidade e inclusão com apoio da um.a Diversidade Criativa. O objetivo foi começar o processo de transformação a partir da alta e média liderança da emissora


O que faz uma empresa ser cada vez mais diversa e inclusiva? Se existe uma ideia que resume a resposta seria a vontade de querer aprender diariamente com as diferenças. E essa vontade é despertada quando entendemos que só é possível aprender algo novo e evoluir quando conseguimos nos conectar e somar diferenças. Ainda mais em uma empresa como o SBT, uma rede com muitos colaboradores e emissoras espalhadas por todo o país, um veículo potente de comunicação que entra na casa de milhões de brasileiros todos os dias. Diante da pluralidade do nosso país, muitos dos colaboradores do SBT estão conscientes e querem, cada vez mais, aprender com a sociedade. É esse querer, de forma organizada e colaborativa, dentro de uma organização, que produz ações afirmativas e transformações.

Por isso, em 2019, o SBT realizou uma ampla pesquisa de mercado e escolheu o Mestre Diversidade Inclusiva (MDI) como apoio educacional para que a empresa se tornasse mais inclusiva. O MDI, criado pela um.a, tem foco no mundo corporativo e ofereceu ao SBT a possibilidade de usar as lentes da diversidade e da inclusão para enxergar a realidade em que todos nós estamos inseridos. Além da alta liderança da emissora, muitos colaboradores do SBT passaram por esse Programa.

O MDI tem sua entrega realizada em parceria com a Pearson Educacional, que trouxe ao projeto sua percepção sobre a importância de construir a aprendizagem para adultos, apoiada na experiência de ser a maior empresa de aprendizagem do mundo, com mais de 22,5 mil colaboradores atuando em 70 países.

Antes da pandemia, a u.ma iniciou o processo de capacitação de toda a alta liderança do SBT. Foram vários encontros de vivências, conexões, reflexões e conscientização sobre o papel de cada pessoa nessa mudança. Afinal, todos são e fazem parte da diversidade, como protagonista ou aliado: os colaboradores, a audiência e os parceiros da emissora. O foco desses encontros foi a valorização das pessoas a partir da humanização do ambiente de trabalho, visto que tudo é feito por pessoas, para pessoas e com pessoas, assim como a entrega dos resultados no negócio também obtidos a partir delas.

“Estudos e pesquisas mostram que, enquanto as pessoas estiverem inseguras ou lutando para sobreviver no ambiente corporativo, recursos e talentos estão sendo desperdiçados. No momento em que um profissional pode ser quem é, produzir e trabalhar plenamente, ele passa a focar nos desafios da companhia, melhorando, assim, o resultado para todos os envolvidos”, explica Samanta Lopes, coordenadora Latam do Programa MDI.

Investir em diversidade e inclusão traz retorno imediato para as empresas. A partir da conexão com diferentes pessoas e temas ligados à diversidade, é possível desenvolver a consciência e começar, de forma orgânica, a praticar o que se aprende. “Quando percebemos o poder de somar as diferenças e proteger as pessoas e os negócios, passamos a ouvir mais, interromper menos as outras vozes e, assim, criamos espaços seguros para que as pessoas muitas vezes ‘invisibilizadas’ no time, se manifestem e mostrem seu potencial. Começamos a trabalhar melhor os processos de seleção e as responsabilidades de cada um nesse processo de recepção e inclusão das diferenças”, afirma Ronaldo Ferreira Júnior, CEO u.ma.

A inclusão e a diversidade são questões de transformação cultural. Por isso a importância de começar com a liderança, como foi feito no SBT. É a partir dela que inspiramos e motivamos os demais colaboradores, dando exemplo e priorizando tempo e recursos para que esses temas sejam trabalhados.

Além disso, esse aprendizado precisa ser rapidamente multiplicado para todos os colaboradores. A diversidade funciona e trabalha em rede colaborativa: conforme a equipe vai crescendo, a rede de conscientização da importância e da urgência do tema se amplia. Para catalisar essa ação, compartilham-se boas práticas, afinal, não adianta ser uma pessoa, uma área ou uma empresa diversa. Para o jogo de fato ser “ganha-ganha”, é preciso que a diversidade esteja presente e inclusa em todo o mercado de trabalho e em toda a sociedade.

As estratégias da emissora estão em linha com diversidade e inclusão. Agora, a consciência para a mudança precisa ser incorporada pelas equipes, e isso faz parte do processo de trabalhar a cultura inclusiva, conforme praticado com a alta e a média liderança da emissora. Esse passo vem sendo implementado, também, em áreas específicas, como o jornalismo, o esporte e o casting dos programas. É uma longa jornada que tem começo, meio e que está bem longe do fim.

O primeiro passo foi o SBT entender seu papel de influenciador. Afinal, é uma empresa nacional de comunicação e tem um conteúdo popular. Essa grande responsabilidade fez a empresa buscar um programa de letramento e capacitação para atender seu público interno. “Buscamos começar de dentro para fora, criando pontes para que a alta e a média liderança da companhia tivessem consciência da sua responsabilidade e patrocinassem essa jornada de inclusão, garantindo mais oportunidades para muitos colaboradores”, afirma Vivian Jacovazzo, head de RH da emissora.

A temática de diversidade e inclusão é polêmica, porém muito atrativa para as pessoas. Conforme passam a existir a identificação e o pertencimento, as emoções afloram, trazendo à superfície vulnerabilidades e sentimentos contraditórios. Entretanto, muitos sentimentos de pertencimento e aprendizado nascem com a humanização do processo. Essa jornada fala de todos, com todos e para todos, evidenciando que somos diversos e que todos se encontram em algum ponto — quando falamos de questões geracionais, em relação a gênero, questões étnico-raciais, quando somos ou nos conectamos às pessoas da comunidade LGBTQIA+ ou às pessoas com deficiência (PcD).

Quando existem processos e a jornada acontece corretamente de dentro para fora, transformamos a cultura e logo as ações afirmativas produzidas passam a impactar também todas as conexões externas da empresa, enfim, todo o ecossistema que a empresa está inserida. Por isso é importante aprender a mensurar os resultados obtidos. E para que todos possam acompanhar os avanços conquistados, o portal SBT do Bem reúne diversas ações afirmativas que acontecem dentro da emissora. A mensuração de dados também é muito importante para compartilhar informações com outras empresas que estão começando suas jornadas de inclusão.

“Penso que o grande desafio é trabalhar a consciência e as escolhas do time e fazê-los entender que incluir a diversidade no ambiente e na estratégia do negócio protege as pessoas e os bons resultados. Ainda há muito que ser feito e, dia após dia, conscientes das dores e das ações afirmativas que poderão fazer, as pessoas que colaboram e constroem a emissora estarão mais preparadas para encarar os desafios, corrigir os erros e proteger as pessoas dessa grande família que é o SBT, reverberando positivamente na sociedade, por meio de sua grande audiência”, finaliza Fernando Teixeira, head de Planejamento da um.a.

Por isso, o SBT está em constante evolução. Erros, equívocos, falas errôneas e preconceituosas acontecerão pelo caminho: o que não se pode mudar é a estrada de aprendizado e evolução. O comitê de Diversidade e a Academia de Gestão seguem firmes com campanhas de letramento, vivências e programas de capacitação em 2022.

Sobre a um.a

Com mais de 26 anos, a um.a #diversidadeCriativa está entre as mais estruturadas agências de live marketing do Brasil, especializada em eventos, incentivos e trade. Entre seus principais clientes estão Pearson, IBGC, SBT, ABRH-SP, dentre outros. Ao longo de sua história, ganhou mais de 40 “jacarés” do Prêmio Caio, um dos mais importantes da área de eventos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos