Conheça um pouco do trabalho de Wilde Cambão

Filho de uma família de agricultores, Wilde Cambão nasceu e viveu em Luziânia



Na vivência com os pais, Seu Laudimiro e Dona Maria, e seus queridos irmãos, aprendeu desde cedo os valores da honestidade e sobretudo do trabalho e do servir ao próximo.

Sempre acreditou na cidade e nas pessoas. Ainda muito jovem, abriu seu primeiro empreendimento: uma pequena banca de jornais.

Também foi professor, corretor de imóveis e atualmente é comerciante na área de materiais de construção.

Por ser dedicado e amigo de todos, Cambão foi convidado para assumir a Secretaria de Esportes e Cultura, onde realizou um trabalho que se destacou na época.
Promoveu inúmeros campeonatos e valorizou o esporte amador local. Promoveu encontros e eventos culturais, fortalecendo e consolidando a agenda cultural da cidade. Apoiou os comerciantes, artesãos e artistas de Luziânia e do Jardim Ingá. Coordenou a reforma e ampliação de centros e quadras esportivas, de campos de futebol e outras estruturas, além de inúmeras benfeitorias, como a troca e modernização da iluminação desses locais, calçamentos e melhorias de instalações, que geraram qualidade de vida e melhores condições para a prática esportiva e a vivência cultural no município.

Essa experiência foi importante e o qualificou ainda mais para um desafio ainda maior, que foi o de estar a frente da Secretaria de Obras de Luziânia.

Durante 6 anos, Cambão realizou, junto de sua equipe, o maior conjunto de obras, em todas as áreas, da história da cidade.

São de sua autoria grande parte dos projetos técnicos, que pela qualidade de elaboração, foram fundamentais para conseguir os recursos junto aos Ministérios e Governos Estadual e Federal.

Nesse período foram construídas 2 UPAs (Luziânia e Jardim Ingá), o CER – Centro Especializado de Reabilitação para pacientes que necessitam de fisioterapia e outros cuidados especiais, a reforma do Hospital do Jardim Ingá, a reconstrução do Hospital Regional, 19 Unidades Básicas de Saúde, Construção do CAPs, Reforma do Estádio e do Parque de Exposições, do Centro Poliesportivo do Jardim Ingá e várias quadras poliesportivas.

CER - Centro Especializado de Reabilitação.

Cambão executou o Projeto Mais Asfalto, responsável pela pavimentação asfáltica de inúmeras vias em diversos bairros e na área rural, num total de 109.519,73 metros quadrados.

Participou da renovação total da frota municipal de máquinas e equipamentos, como caminhões, pás carregadeiras, patrolas, caminhões de coleta, entre outros.

Revitalizou várias avenidas, com paisagismo, academias ao ar livre, e promoveu a manutenção e instalação de mais de 40 mil lâmpadas, inclusive na BR-040.

Primeira Escola de Tempo Integral de Luziânia.

Coordenou a construção da primeira Escola de Tempo Integral da Região, no Parque Estrela Dalva, e iniciou as obras da segunda unidade, no Parque Alvorada.

Realizou ampliações, reformas e melhorias em todas as escolas municipais, pelo Projeto Escola Renovada.

Reformou pontes, sobretudo nas comunidades rurais, construiu diversas galerias de águas pluviais e devolveu ao Balão da Santa, símbolo da cidade, a condição de cartão postal.

Em 2018 disputou pela primeira vez uma eleição e foi eleito Deputado Estadual, com 29.853 votos, sendo destes, mais de 21 mil só em Luziânia e no Jardim Ingá, configurando a maior votação individual da cidade naquela eleição.

Projetos de Lei

Morador de Luziânia, você pode conferir todos os Projetos de Lei elaborados por WILDE CAMBÃO completos em PDF, através do link: https://opine.al.go.leg.br

 


 

1. Inclusão no Calendário Cívico Cultural de Goiás, da Semana Municipal do Folclore de Luziânia – Proposição 2019001807

 

Data de Autuação: 09/04/2019

Situação: Aprovado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O objetivo do presente Projeto de Lei é incluir no Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás, a Semana Municipal do Folclore de Luziânia, com o objetivo de gerar o desenvolvimento sociocultural da cidade, com apresentações de dança, teatro, gastronomia, artesanato, filmes e shows com artistas da região de diversos segmentos culturais.

 

Saiba +.

 


2. Alteração da Lei n° 17.545, que dispõe sobre a regularização de ocupação de imóveis urbanos de domínio do Estado – Proposição 2019001850

 

Data de Autuação: 10/04/2019

Situação: Aprovado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

Altera a Lei nº 17.545, de 11 de janeiro de 2012, que trata da regularização de ocupação de imóveis urbanos de domínio do Estado de Goiás e dá outras. A proposição estabelece o acréscimo do art. 46-A, com a finalidade de conceder isenção ao Estado e às entidades que atuam na regularização fundiária do pagamento de taxas, custas e outros serviços de cartório com valores altos que inviabilizam a efetivação dessa importante ferramenta de fortalecimento da moradia.

 

Saiba +. 

 


3. Regulamentação do prazo de religação para restabelecimento de energia elétrica interrompida por inadimplência – Proposição 2019001852

 

Data de Autuação: 10/04/2019

Situação: Aguardando votação

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

Projeto de Lei que visa regulamentar o prazo de religação de energia elétrica que tenha sido cortada por atraso de pagamento. O objetivo é evitar que o consumidor de energia elétrica fique sem energia elétrica, o que pode causar prejuízos. A falta de energia elétrica prejudica a segurança, além de inviabilizar atividades essenciais para a qualidade de vida. Portanto, o propósito é estabelecer um prazo máximo para a religação da energia desde que o consumidor comprove o pagamento das faturas atrasadas.

 

Saiba +.

 


 

4. Proibição à instituições financeiras de oferecer contrato de empréstimo via contato telefônico – Proposição 2019002574

 

Data de Autuação: 09/05/2019

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O presente Projeto de Lei dispõe sobre a proibição de instituições financeiras de oferecerem contratos de empréstimo por meio de contato telefônico. Este tipo de contratação acaba sendo agressiva e estimula a aquisição de empréstimos sem a leitura cuidadosa de contrato, podendo causar grandes transtornos ao consumidor depois. Entrando em vigor a lei, a recomendação em caso de descumprimento é registrar queixa no Procon e comprovada a ligação da instituição financeira, oferecendo este serviço, a mesma poderá ser advertida e multada.

 

Saiba +.

 


 

5. Instituição da Semana do Educador no Estado de Goiás – Proposição 2019003012

 

Data de Autuação: 28/05/2019

Situação: Aprovado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O presente Projeto de Lei institui a Semana do Educador na rede pública estadual de ensino, que deverá ser realizada no mês de outubro proporcionando o descanso das atividades laborais dos professores. Considerando que no mês de outubro, especificamente, no dia 15, comemoramos o Dia do Professor e de todos os demais profissionais da educação, este projeto consiste em inserir no calendário letivo anual, uma semana de recesso aos servidores que compõem a Secretaria Estadual de Educação.

 

Saiba +.

 


 

6. Criação do Programa "Água Limpa" nos edifícios públicos estaduais – Proposição 2019003420

 

Data de Autuação: 11/06/2019

Situação: Aprovado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei dispõe sobre a criação do Programa "Água Limpa" para fiscalizar e realizar a manutenção da limpeza de caixas d'água e bebedouros nos edifícios públicos estaduais e, desse modo, evitar doenças causadas por água contaminada, tais como: hepatite A, poliomielite, salmonella, verminose, infecção intestinal, etc. As caixas d'água e bebedouros podem se tornar uma ameaçadora fonte de contaminação.

 

Saiba +.

 


 

7. Declaração de utilidade pública da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Luziânia – Proposição 2019003924

 

Data de Autuação: 28/06/2019

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O objetivo do presente projeto é a declaração de utilidade pública à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Luziânia, com toda a documentação necessária para isso. A APAE trabalha com a reabilitação de crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência, garantindo também, que sejam integrados na vida comunitária por meio da assistência social, atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos. A finalidade da associação é criar e fomentar um espírito de compreensão entre todos os povos buscando atender às necessidades humanitárias.

 

Saiba +.

 


 

8. Alteração da Lei N° 15.140, tornando obrigatória a identificação de recém-nascido e de sua mãe pelos hospitais e maternidades das redes pública e privada do Estado de Goiás – Proposição 2019003931

 

Data de Autuação: 28/06/2019

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

A proposição tem o objetivo de alterar a Lei n° 15.140, tornando obrigatória a identificação do recém-nascido e de sua mãe pelos hospitais e maternidades das redes pública e privada do Estado de Goiás. Para que não aconteçam mais casos de bebês sendo trocados ou roubados em maternidades. Além do uso da pulseira de identificação, a intenção real do projeto é inserir o sensor eletrônico sonoro para reduzir o grave quadro de ocorrência de trocas e roubos de recém-nascidos.

 

Saiba +.

 


 

9. Declaração de utilidade pública da Escola Inclusiva Shekinah, de Luziânia – Proposição 2019003950

 

Data de Autuação: 28/06/2019

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O objetivo do presente projeto é a declaração de utilidade pública da Escola Inclusiva Shekinah – EIS, de Luziânia, com apresentação de toda a documentação necessária para que isso aconteça. A escola promove assistência social e a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou que tenham distúrbios de aprendizagem, além de permitir a convivência e a integração social dos alunos com deficiência, favorecendo a diversidade, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases.

 

Saiba +.

 


 

10. Alteração da Lei nº 14.939, para determinar que prestadores de serviço de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da empresa SANEAGO, realizem o reparo imediato por danos causados durante serviços de manutenção – Proposição 2019003960

 

Data de Autuação: 28/06/2019

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

A proposição altera a Lei nº 14.939, para determinar que os prestadores de serviço de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da empresa SANEAGO, realizem o reparo imediato dos prejuízos causados em razão dos serviços de manutenção no Estado de Goiás. A SANEAGO, quando necessita fazer algum reparo ou manutenção em sua rede, acaba abrindo buracos que causam alterações nas vias públicas (ruas,avenidas, bairros, etc). Os danos causados não são reparados e os moradores é que acabam arcando com esse custo.

 


 

11. Declaração de utilidade pública da Associação de Solidariedade da Assembléia de Deus, Ministério LAEL, de Luziânia – Proposição 2019004597

 

Data de Autuação: 07/08/2019

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

Projeto com o objetivo de declarar a utilidade pública da Associação de Solidariedade da Assembléia de Deus, Ministério Lael, de Luziânia pela promoção de ações de defesa de direitos humanos, prevenção, orientação, prestação de serviços de apoio à família e à melhoria da qualidade de vida.

 

Saiba +.

 


 

12. Tornar obrigatória a apresentação de um plano de uso da água no Estado de Goiás –  Proposição 2019005123

 

Data de Autuação: 28/08/2019

Situação: Aprovado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei pretende tornar obrigatória a apresentação de um plano de uso correto da água para prédios públicos, industriais e comerciais, que consumirem água acima de 1000 metros cúbicos, sugerindo o reuso da água para lavagem de vias e pátios industriais, irrigação de jardins, etc, com o objetivo de promover a utilização racional e mudanças culturais para a conscientização da população.

 

Saiba +.

 


 

13. Criação do aplicativo: Saúde Digital para o Estado de Goiás – Proposição 2019005243

 

Data de Autuação: 03/09/2019

Situação: Aguardando votação

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O projeto propõe a criação do aplicativo "Saúde Digital" com o objetivo específico de armazenar todas as informações contidas na carteira de vacinação, com tipo sanguíneo, alergias e doenças genéticas, para utilização nas redes de ensino pública e privada do Estado de Goiás.

 

Saiba +.

 


 

14. Instituir o "Dia Estadual do Triciclista", que será comemorado anualmente, em 12 de outubro – Proposição 2019005374

 

Data de Autuação: 10/09/2019

Situação: Aguardando votação

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei institui o "Dia Estadual do Triciclista", a ser comemorado anualmente, em 12 de outubro. O triciclo é um veículo que agrega seus usuários em associações, com atividades informativas e assistenciais. A promoção de encontros de triciclistas por todo o Brasil, gera uma promoção mais intensa de destinos turísticos.

 

Saiba +.

 


 

15. Incluir no calendário cívico cultural do Estado de Goiás, a EXPOAGRO, de Luziânia – Proposição 2019006090

 

Data de Autuação: 08/10/2019

Situação: Aprovado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei pede a inclusão no calendário cívico cultural do Estado de Goiás, da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial, realizada anualmente em  Luziânia recebendo um grande número de visitantes, o que traz muita visibilidade para a cidade e favorece seu desenvolvimento no agronegócio.

 

Saiba +.

  


 

16. Criação de campanha de alerta para os casos de sarampo no Estado de Goiás – Proposição 2019006137

 

Data de Autuação: 09/10/2019

Situação: Aprovado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Este Projeto de Lei pretende realizar uma forte campanha com cartazes a serem fixados em todas as unidades básicas de saúde, hospitais e maternidades públicas, como também nas repartições públicas e em todas as escolas de educação infantil.

 

Saiba +.

 


 

17. Pede a obrigatoriedade de um sistema de videomonitoramento em asilos e casas de repouso no Estado de Goiás – Proposição 2019006301

 

Data de Autuação: 17/10/2019

Situação: Aprovado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei visa garantir a proteção dos idosos e a fiscalização das instituições que trabalham com o público da terceira idade, com o objetivo de assegurar a segurança dos mesmos em tempo real com sistema de monitoramento, gravações de imagens em áreas de uso comum, além de entradas e vias de acesso.

 

Saiba +.

 


 

18. Tornar obrigatório o teste Cariótipo em recém nascidos – Proposição 2019006850

 

Data de Autuação: 12/11/2019

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O presente Projeto de Lei torna obrigatória a realização do exame de estudo cromossômico, denominado teste de cariótipo em recém nascidos, como objetivo de  identificar possíveis alterações genéticas ocorridas na fase celular embrionária, como aneuploidias ou síndromes, como a síndrome de Down.

 

Saiba +.

 


 

19. Apresentação de cardápios em Braille em restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis e estabelecimentos comerciais em geral, no Estado de Goiás – Proposição 2019007291

 

Data de Autuação: 28/11/2019

Situação: Aprovado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei pretende realizar a confecção de cardápios em Braille para restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis e estabelecimentos de atendimento ao consumidor, proporcionando um meio de acessibilidade e inclusão social para pessoas com deficiência visual.

 

Saiba +.

 


 

20. Proibição da taxa de cobrança de conveniência na venda de ingressos pela Internet – Proposição 2019007647

 

Data de Autuação: 12/12/2019

Situação: Aguardando votação

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei solicita a proibição da cobrança de taxa de conveniência na venda de ingressos para shows, teatros, cinemas, eventos esportivos via internet, uma vez que o consumidor passa a suportar o ônus do fornecedor, que já é beneficiado pelo amplo alcance atingido nas vendas on-Iine.

 

Saiba +.

 


 

21. Instituir Classes Pedagógicas Hospitalares nos hospitais participantes do Sistema Único de Saúde, do Estado de Goiás – Proposição 2020002003

 

Data de Autuação: 24/04/2020

Situação: Aguardando votação

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei pretende instituir Classes Pedagógicas Hospitalares para atendimento didático nos hospitais do SUS/GO, direcionado à crianças e adolescentes com limitações decorrentes de internação e tratamento de saúde, nos termos do § 2° do art. 58, da LDB. A Classe Pedagógica Hospitalar é uma das modalidades da chamada educação especial.

 

Saiba +.

 


 

22. Obrigatoriedade de instalação de banheiros químicos em feiras livres no Estado de Goiás – Proposição 2020002041

 

Data de Autuação: 24/04/2020

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei torna obrigatória a instalação de banheiros químicos com lavatórios e álcool em gel em locais de via aberta com feiras livres. Considerando a questão higiênico sanitária pelo manuseio e exposição de alimentos e em cuidado à saúde do feirante e do consumidor, visando à diminuição de riscos de contaminação de doenças como o COVID-19, dentre outras.

 

Saiba +.

 


 

23. Contratação temporária de motoristas de vans escolares para transporte de equipes médicas devido à pandemia do COVID-19 – Proposição 2020002298

 

Data de Autuação: 07/05/2020

Situação: Aguardando votação

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei tem por objetivo autorizar o Poder Executivo a contratar motoristas de vans escolares para fazer o transporte de equipes médicas que ficarão hospedadas em hotéis, enquanto durar a pandemia. A intenção é evitar que os profissionais de saúde contaminem suas famílias ao retornarem para suas casas.

 

Saiba +.

 


 

24. Instituir o Programa "Goiás cuidando de quem cuida" para os profissionais do SUS/GO, que atuam na frente de combate à COVID-19 – Proposição 2020002318

 

Data de Autuação: 07/05/2020

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O presente Projeto de Lei Institui o Programa "Goiás cuidando de quem cuida", que  visa definir medidas urgentes de cuidado para os profissionais do SUS, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. O programa serve para proteger a vida desses trabalhadores que têm pagado um alto preço com milhares deles infectados e mortos, mesmo com a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPls).

 

Saiba +.

 


 

25. Estabelecer a obrigatoriedade dos hospitais das redes pública e privada a notificar à Polícia Civil da internação de pacientes sem identificação – Proposição 2020002352

 

Data de Autuação: 08/05/2020

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O presente Projeto de Lei tem como objetivo a obrigatoriedade para hospitais das redes pública e privada da notificação à Polícia Civil sobre a internação de pacientes sem identificação, pois se tratam de pessoas sem memória que estão internadas e que não conseguem reencontrar seus familiares. A notificação obrigatória é uma forma de tentar descobrir o passado destes pacientes.

 

Saiba +.

 


 

26. Estabelecer a realização de visitas virtuais por videochamadas, de familiares a pacientes internados em hospitais com COVID-19, no Estado de Goiás –  Proposição 2020002421

 

Data de Autuação: 14/05/2020

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei estabelece a realização de visitas virtuais por videochamadas, de familiares a pacientes internados nos hospitais públicos e privados no Estado de Goiás, com COVID-19. Por motivos de segurança, as políticas de visita a pacientes internados com o coronavírus são restritivas, sendo esta uma alternativa viável para que o enfermo não fique tanto tempo sem contato com seus familiares.

 

Saiba +.

 


 

27. Determinar a prorrogação da validade de documentos públicos que necessitem de atendimento presencial para renovação – Proposição 2020002449

 

Data de Autuação: 14/05/2020

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei determina a prorrogação da validade de documentos públicos que necessitem de atendimento presencial para renovação, de modo que os cidadãos não fiquem irregulares em decorrência do vencimento de CNH, passaporte, inventários judiciais e extrajudiciais que possuem prazo legal para instauração ou abertura perante órgãos públicos competentes.

 

Saiba +.

 


 

28. Isenção de pedágio para profissionais da saúde e segurança pública durante em decorrência do COVID-19 – Proposição 2020002541

 

Data de Autuação: 21/05/2020

Situação: Publicado

 

DETALHAMENTO DO ASSUNTO:

O Projeto de Lei solicita a isenção de pedágio a profissionais das áreas de saúde e segurança pública enquanto durar o distanciamento social devido ao coronavírus. A finalidade é garantir a diminuição de gastos com deslocamento, considerando que já existem grandes impactos econômicos gerados na vida desses profissionais envolvidos no enfrentamento da pandemia do Covid-19.

 

Saiba +.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos