Setur inicia Semana da Mulher com meia-maratona na Esplanada

  

Secretária  de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Foto- Renato Braga/ Setur-DF


Alguns dos principais monumentos turísticos da cidade fizeram parte do cenário da 6ª Edição da Meia-Maratona BSB Half Marathon com percursos de 5km, 10km e 21km. A corrida reuniu famílias de atletas para correr em prol da saúde feminina. Dentre centenas de brasilienses e turistas estavam 430 mulheres corredoras e contou com o apoio da Setur/DF"


As avenidas da nossa capital abriram os caminhos para o início das comemorações que celebram o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Neste domingo, dia 6, a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, se juntou a 1.070 atletas, sendo 430 mulheres, para correr um dos trajetos, o de 5km, que passou por vários pontos turísticos de Brasília. 

A Meia-Maratona BSB Half Marathon em sua sexta edição está sendo considerada uma das corridas com o mais belo percurso do país. O setor turístico se anima com eventos esportivos como este, que aquece todo trade. A corrida atraiu corredores de 18 estados e movimentou o final de semana da capital. 

Hotéis, bares, restaurantes e parques comemoram a retomada dos eventos. É o caso do Hotel Nobile Suítes Monumental, que além de ser ponto de entrega dos kits para a corrida, hospedou muitos dos participantes. Danilo Nunes Stacciarini é gerente-geral do hotel e ressaltou que a retomada de eventos traz desenvolvimento, parceria faz a economia girar. “A parceria e apoio da Secretaria de Turismo ajuda a divulgar com mais amplitude o Turismo, atraindo mais hóspedes, movimentando a cadeia produtiva, desde o transporte, restaurante, hotelaria e o artesanato pois o turista acaba levando uma lembrança da cidade, por isso ficamos muito felizes”, celebra o gerente.

A secretária Vanessa Mendonça destacou a importância do evento para aquecer a economia criativa do Distrito Federal. “Desde o início da nossa gestão, Brasília se colocou como o principal destino turístico do país. Nosso governo está consciente da importância de, cada vez mais, apoiar eventos como este, para movimentar a economia, gerar renda e emprego. Seguimos juntos com o nosso governador Ibaneis Rocha, que tem levado Brasília a se destacar como um dos lugares mais incríveis do mundo”, afirma a secretária.   

Durante o trajeto de 5km a secretária sentiu a forte presença do público feminino e observou os participantes, ao longo do percurso, que fizeram fotos e admiravam os monumentos da cidade.

Secretária  de Turismo do DF, Vanessa Mendonça dá a largada para a corrida. Foto- Renato Braga/ Setur-DF


Vanessa Mendonça também destacou a atuação das mulheres que atuam em todos os segmentos do turismo. “A presença feminina no setor turístico é percebida em diferentes áreas do mercado de trabalho, como no artesanato, hoteleiria e tantas outras funções que impulsionam o setor. Dos guias de turismo registrados no Cadastur no DF, por exemplo, cerca de 46% são mulheres. “Destaco, também, uma de minhas paixões, o artesanato, onde a representatividade das mulheres é de 85%. Nossas artesãs e mestres-artesãs expressam seus sentimentos e saberes populares da arte que leva a renda e o sustento para os seus lares”, finaliza a secretária.  






TURISMO ESPORTIVO

Atleta  Heliana Sadim, 1ª colocada na categoria 10km. Foto- Ana Carolina/Setur-DF


A atleta Heliana Sadim mostrou que veio de longe para ganhar. A corredora amazonense garantiu o primeiro lugar no percurso de 10km na categoria feminina. Sadim confirmou que adora correr pelas ruas da capital e deixou um convite aos atletas: “Brasília é linda! São muitos monumentos e uma paisagem incrível. Convido as mulheres a colocar o tênis e sair para correr nas ruas. Correr faz bem para a saúde, ajuda no condicionamento e na autoestima”, destaca.  

Ana Paula Rufino Pereira veio da Paraíba (PB), e também é atleta. Ela  chegou a Brasília dez dias antes da prova, para aproveitar a capital. Esta é a terceira vez que Ana Paula escolhe Brasília como destino turístico e afirma que sempre encontra uma novidade para se divertir na cidade. “Todas as vezes que eu venho encontro pontos turísticos e lugares diferentes para me divertir, Brasília é, sim, um lugar maravilhoso e todos os paraibanos precisam conhecer a nossa capital”, conta a paraibana com o sorriso no rosto. 

A atleta Ana Paula Rufino Pereira veio da Paraíba (PB), a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Foto - Renato Braga/Setur-DF


BRASÍLIA QUE CORRE

Antes da pandemia, o mercado local estava ganhando forças e, segundo empresários do ramo, já estava mais aquecido que o do Rio de Janeiro, em um ranking liderado por São Paulo. As largas avenidas de Brasília recebiam corredores praticamente todos os fins de semana. Os maiores circuitos tinham 6 mil inscritos. A alta demanda fez o DF entrar de vez no cronograma dos eventos organizados por marcas esportivas, a maioria multinacionais.

Essa é a 6ª Edição da Meia-Maratona Bsb Half Marathon. “Dessa vez, agregamos a corrida às comemorações do Dia Internacional da Mulher e tivemos essa festa linda, com 18 estados participantes e atletas percorrendo o circuito que já é considerado um dos mais lindos do país”, celebra  Silvio Pires,  diretor de Eventos e Projetos da Bruno Atleta Eventos, empresa organizadora da corrida. 

GDF

O censo demográfico demonstra que 52% da população do Distrito Federal é composta por mulheres e no governo Ibaneis Rocha mulher tem voz.  


Na composição do Governo do Distrito Federal a presença feminina pode ser confirmada em pelo menos oito secretarias, além, é claro, da Procuradoria-Geral do DF, e da Emater, que aliás nunca havia sido presidida por uma mulher.

Retomada

As provas de rua na capital do país movimentam um mercado de pelo menos R$26 milhões por ano, com forte tendência ao crescimento. O poder aquisitivo dos moradores do Distrito Federal consolida o conceito de rua como um segmento promissor. Com o alcance de 86% no índice de vacinados, com dose única ou as duas doses completas, os eventos aos poucos vão retornando e o mercado começa a reaquecer. Os praticantes investem alto em inscrições, viagens, vestuário, acessórios, suplementos alimentares e acompanhamento de profissionais especializados. Brasília está pronta para receber todos os visitantes.

Foto - Renato Braga/ Setur-DF



RESULTADO FINAL

5K Categoria Feminino:


MARIA JOSÉ CARNEIRO DOS SANTOS

MARILEI BREVILIERI

SILVIA PEREIRA DOS SANTOS

5K Categoria Masculino: 


GEOVANE DA SILVA FARIAS


ROQUE LANE DE ALMEIDA LARA


UELITON LOPES DE SOUSA


10K Categoria Feminino:


SADIM HELIANA


ANDREIA MACHADO


STEYCE RAPHAELLE


10K Categoria Feminino:

LUIDE GOMES DE OLIVEIRA


WESLEY BORGES DE MESQUITA


BASÍLIO GOMES DE SOUZA JÚNIOR


21K Categoria Feminino:

ANTONIA KEYLA DA SILVA


SENARA ALMEIDA DA SILVA


SANDRA ARAGAO


21K Categoria Masculino:

GUSTAVO BARROS


ANTONIO WILSON


MARCOS FERNANDES DA CRUZ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos