Selecionados pelo Liderança Jovem embarcam nesta quinta-feira (10/03) para início de intercâmbio social

Após passar oito semanas em uma cidade brasileira, os selecionados vão desenvolver uma intervenção social em sua comunidade

Fotos: Gabriela Zaranza.

Malas prontas, passagens e documentos na mão. Os integrantes da 1° edição do Liderança Jovem embarcam nesta quinta-feira (10/03) no Aeroporto Internacional de Fortaleza. No total, 66 inscritos foram selecionados para passar oito semanas em alguma das seguintes cidades do Brasil: Campo Grande (MS), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O programa é uma realização da Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Juventude.

Foram selecionados jovens que já atuam como lideranças em algum projeto social e fazem a diferença em suas comunidades. Nos locais para onde serão enviados, eles terão tutoria das instituições e organizações parceiras do projeto e ficarão imersos nas iniciativas sociais daquele território. Após a experiência, eles desenvolverão intervenções sociais em suas comunidades.

Aisha Paz, de 19 anos, já tem histórico com atuação em impactos sociais e pretende seguir na área. Ela encontrou no Liderança Jovem a oportunidade de aprender mais sobre o funcionamento de organizações sociais em uma comunidade diferente da sua. “Espero que esse intercâmbio social venha para me tornar uma profissional melhor e mudar minha perspectiva de mundo. Nunca passei tanto tempo longe de casa, são oito semanas num lugar diferente com outras realidades. Vai ser uma grande mudança de rotina, mas é revigorante sentir que estou fazendo a coisa certa. E o preparo e suporte que estou recebendo do programa facilita muito esse processo”, celebra.

A jovem vai atuar em Recife, na organização parceira Rede Cidadã. “É uma organização que eu já admiro pelo trabalho de incentivo à empregabilidade e formação de inteligência emocional. Estou bastante animada para aplicar meus conhecimentos e contribuir da melhor forma possível, quero entrar nessa imersão de aprendizado de forma autêntica. Quero me conectar com líderes de Recife e expandir minha percepção, meu conhecimento e habilidades em gestão de organização sociais”, ressalta.

Para Eraldo Noronha, selecionado para viver a experiência no Rio de Janeiro, expectativa é o que não falta. “Quero adquirir o máximo de conhecimento que eu puder, entender os contextos e mobilizações do Rio. Vai ser uma grande oportunidade de levar nossa experiência de Fortaleza pra lá também”, conta o jovem de 28 anos.

Noronha atua na Associação Voar, uma organização que auxilia crianças em situação de vulnerabilidade social. “Atendemos a 150 crianças, desenvolvendo várias atividades de arte, cultura e esporte. Nosso foco é a educação, buscamos transformar a vida dessas crianças através da educação e prepará-las para a vida”, explica.

A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), garantirá as passagens de ida e volta, hospedagem, transfers de chegada e retorno no destino e seguro viagem, além de ajuda de custo de R$ 1.600. Além disso, das 100 ações de impacto social resultantes do Liderança Jovem Fortaleza, 20 serão selecionadas no concurso Aqui Tem Juventude. Essas intervenções serão premiadas com um notebook, projetor, tela de projeção, impressora e caixa de som.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos