Programa do GDF busca fortalecer vĂ­nculos familiares e desempenho escolar

 


“Amor Pela FamĂ­lia” vai atender 300 estudantes do CEM 12 com atividades voltadas, tambĂ©m, ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais"


Com o objetivo de fortalecer vĂ­nculos familiares, desenvolver habilidades socioemocionais e promover um aumento no desempenho escolar, o Governo do Distrito Federal (GDF) deu o pontapĂ© inicial no “Amor Pela FamĂ­lia”. A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria ExtraordinĂ¡ria da FamĂ­lia (Sefam), vinculada Ă  Casa Civil, em parceria com o Instituto Liderar, e irĂ¡ atender a cerca de 300 estudantes do Centro de Ensino MĂ©dio (CEM) 12, em CeilĂ¢ndia.

O projeto foi incentivado pelas consequĂªncias do perĂ­odo mais intenso da pandemia, que levou a um aumento na incidĂªncia de casos de ansiedade, depressĂ£o e automutilaĂ§Ă£o, principalmente entre os jovens. Ao longo de dez semanas, os adolescentes selecionados no cadastro de alunos do CEM 12 terĂ£o atendimento terapĂªutico e treinamento emocional por meio de oficinas baseadas nas necessidades de cada famĂ­lia.

“É fundamental que o Estado tenha um olhar para os jovens, mas tambĂ©m para as famĂ­lias”, afirmou o secretĂ¡rio ExtraordinĂ¡rio da FamĂ­lia, Martins Machado. “Esse projeto cria mecanismos para trazer qualidade no relacionamento de pais, filhos, irmĂ£os, porque hoje em dia percebemos uma grande dificuldade dos jovens em enfrentar os desafios da vida. Queremos levar o jovem a acreditar no seu potencial, superar os obstĂ¡culos e conquistar qualidade de vida”.

Ex-aluna do CEM 12 e uma das monitoras do “Amor Pela FamĂ­lia”, Clara Muniz, 19, superou graves crises de pĂ¢nico com a ajuda de uma professora do colĂ©gio quando era estudante e agora quer ajudar outros jovens a trilharem o mesmo caminho. “É uma emoĂ§Ă£o muito grande poder participar do ‘Amor Pela FamĂ­lia’ e contribuir nas atividades. A partir do momento que a gente se conhece e encara nossas inseguranças, muitas coisas mudam na nossa vida”, ressaltou.

A psicĂ³loga do Instituto Liderar, PatrĂ­cia Estrela, Ă© a idealizadora da metodologia STAR (sistĂªmico treinamento de autoconhecimento relacional), que serĂ¡ aplicada nas atividades do programa. “SĂ£o oficinas de educaĂ§Ă£o emocional e cada uma traz uma meta, tendo o autoconhecimento como base. O resgate da intimidade familiar e a melhora no desempenho acadĂªmico ajudam os adolescentes a fazerem escolhas mais assertivas e isso muda o futuro”, avalia.

A diretora do CEM 12, Mirtes CorrĂªa de Jesus, reforçou a importĂ¢ncia que o “Amor Pela FamĂ­lia” vai trazer para toda a comunidade escolar. “Cada aluno tem uma famĂ­lia, uma realidade, e muitos deles Ă s vezes estĂ£o vivendo em situações de vulnerabilidade. Essas oficinas vĂ£o trabalhar a questĂ£o da famĂ­lia e tambĂ©m envolver os pais, o que Ă© fundamental. A escola sozinha nĂ£o consegue obter o sucesso que gostaria ou que pretendia, entĂ£o Ă© muito importante ter essa parceria entre escola e famĂ­lia”, finaliza.

O projeto inicialmente vai atuar somente no CEM 12 mas, de acordo com a Sefam, a intenĂ§Ă£o da pasta Ă© ampliĂ¡-lo para outras escolas da rede pĂºblica do DF.


Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios