Ligamentoplastia inédita é realizada com sucesso pelo Hospital Estadual de Formosa

Procedimento ortopédico foi o primeiro do tipo feito por especialistas da unidade

Primeira ligamentoplastia com âncora realizada pelo HEF - FOTO: Divulgação


O Hospital Estadual de Formosa (HEF) segue realizando procedimentos cirúrgicos inéditos. O mais recente recorreu à técnica ortopédica de ligamentoplastia com âncora para recuperar o punho do paciente C. E. M., que sofreu queda de moto.

O acidente de Matos ocasionou uma lesão grave chamada luxação perilunar do carpo completa. Para casos como este, a ligamentoplastia com âncoras ajuda a reconstruir ligamentos que foram rompidos, utilizando fios de alta resistência para proporcionar estabilidade mecânica e a cicatrização ligamentar. “O procedimento dispensa a necessidade de realizar técnicas mais agressivas ao paciente”, explicou o Dr. Gabriel Gobira, especialista em cirurgia da mão.

Considerada de alta complexidade, a primeira ligamentoplastia com âncoras feita pelo HEF foi realizada com sucesso, de forma segura e com materiais de excelente qualidade adquiridos pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), que administra o hospital formosense. 

Para o diretor técnico Dr. Felipe Uchôa, o procedimento contribui para a valorização dos serviços prestados à população pela unidade, pois são poucos hospitais com suporte para realização desse padrão de procedimento cirúrgico. “Nossa equipe é muito profissional, especializada e capacitada. Além disso, contamos com a disponibilidade de material adequado para a realização desses procedimentos”, disse.

Antes, as pessoas da região com fratura grave no punho tinham que recorrer ao serviço particular ou irem até lugares distantes como Goiânia ou Brasília. Hoje, com a gestão do IMED, o Hospital Estadual de Formosa conta com os cuidados de três especialistas em cirurgia da mão e punho no grupo de ortopedistas e traumatologistas.

Referência na região

Somente nos últimos seis meses, o hospital realizou 969 cirurgias, sendo em sua maioria partos de urgência (445), seguidas pelas ortopédicas (399) e pelos partos eletivos (297). O HEF realiza cirurgias de baixa, média e alta complexidades que atendem a população de Formosa e outros municípios do entorno de Brasília.

“Nossa unidade apresenta grande potencial de se tornar um centro de referência de trauma para diversas cirurgias, incluindo procedimentos eletivos. Dessa forma, Formosa vem crescendo no amplo macrorregional e ganhando reconhecimento estadual quanto seu trabalho para população”, destaca Uchôa.

____________________________________

 

Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa/ Ecco Comunicação

Aline Marinho – aline@ecco.inf.br  

Dario – dario@ecco.inf.br


Postar um comentário

0 Comentários