Harmonização orofacial e alinhador transparente: conjunto de tratamentos é opção indicada cada vez mais por especialistas

Dentistas são especialistas tanto em tratamento com alinhadores como em harmonização orofacial
Créditos: Divulgação

Busca por cuidados com o rosto e odontologia estética leva mais pacientes aos consultórios de dentistas

A dentista Cristiane Valori inverteu os papéis e ocupou a cadeira de paciente durante a pandemia, confirmando a tendência crescente ao longo dos últimos anos e que explodiu recentemente: a odontologia estética caminhando lado a lado com a harmonização orofacial. No caso da Cristiane, ela já havia utilizado o aparelho ortodôntico fixo, mas não ficou satisfeita com o resultado e encontrou no alinhador transparente uma opção mais atrativa para o alinhamento dos dentes.  “O alinhador é super estético, não tem interferência no sorriso e no rosto. E quando comecei a melhorar meu sorriso, veio o interesse em melhorar meus traços”, destaca.

Para aproveitar os resultados positivos que vinha alcançando com os alinhadores, a dentista que acompanha o tratamento indicou a harmonização orofacial. Segundo Cristiane, ela se incomodava com uma pequena assimetria facial. “Eu não percebia o meu queixo, que era um pouco para trás devido ao aumento de peso. Por isso, acabei fazendo uma lipo mecânica de papada e preenchimento de queixo. E também fiz aplicação de toxina para aliviar linhas de expressões”. Para ela, há muitos benefícios nesse tratamento. “Corrigir pequenos incômodos e assimetrias, diminuir linhas de expressão, e melhorar os contornos da face”, explica.

A cirurgiã dentista Isabela Almeida Shimizu, responsável pelo caso de Cristiane, explica que, em 2019, a harmonização orofacial foi definida como especialidade odontológica. Professora de Harmonização Orofacial da Faculdade Ilapeo, Isabela afirma que são muitas as vantagens do tratamento. “Podemos citar a prevenção de marcas do envelhecimento e a correção de assimetrias faciais, desproporção esqueléticas ou pequenos pontos que incomodam os pacientes”, comenta.

Tratamentos complementares

A ordem e o perfil dos procedimentos são bastante individuais e devem ser discutidos entre profissional e paciente, caso a caso. Mas, para a dentista Isabela Almeida Shimizu, o alinhador e a harmonização costumam ser uma combinação cada vez mais comum. “Geralmente, os pacientes que buscam o tratamento com os alinhadores são pessoas preocupadas com sua imagem, com a estética da sua face e que têm conhecimento sobre o processo de envelhecimento. Assim, os procedimentos encontrados na harmonização orofacial e o tratamento ortodôntico com alinhadores se enquadram perfeitamente dentro da expectativa desses pacientes”, esclarece a especialista.

A dentista e especialista da ClearCorrect Caroline Aranalde comenta que o setor de odontologia como um todo percebeu esse aumento do interesse em tratamentos estéticos durante a pandemia. “A busca pela harmonização orofacial foi muito influenciada pelo momento atual porque as pessoas passaram a se ver muito mais nas telas, o que as motivou a procurar por tratamentos para correção do que as incomodava”, explica.

A especialista reforça que é fundamental buscar profissionais capacitados para fazer os procedimentos. “O alinhador e a harmonização orofacial podem ser grandes aliados na busca pelo equilíbrio estético. Mas é primordial fazer exames e ver a necessidade de cada paciente para que haja uma harmonia facial”, finaliza. 

Sobre a ClearCorrect

A ClearCorrect é a segunda maior marca de alinhadores transparentes para tratamentos ortodônticos do mundo, pertencente ao Grupo Straumann, com produção concentrada na fábrica da Neodent em Curitiba (PR). O sistema da ClearCorrect promove a movimentação dentária por meio de pressões exercidas em determinadas regiões do dente, resultando na remodelação óssea.


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos