Conexão e reencontro: a estética comfy alia-se à funcionalidade e dita tendência em design de interiores

 


Multiloja Avenida
Samia Calixto

Das escolhas cromáticas que transmitem tranquilidade e conforto, ao resgate das memórias com estilo retrô e tecidos e formas orgânicas que estimulam sensações, a decoração em 2022 é um convite à reconexão consigo mesmo

Um dos maiores movimentos percebidos durante a pandemia foi a mudança da percepção das pessoas sobre o lar. Isolados e distantes do mundo exterior, a sociedade voltou-se para o interior de suas casas e à importância de um espaço confortável, aconchegante, multifuncional e completo.  Pesquisa feita pela Casa do Construtor, em parceria com a AGP, revelou que sete em cada dez brasileiros realizaram algum tipo de reforma em suas casas nos últimos 12 meses. O estudo ainda revelou que, das pessoas que fizeram alguma mudança, 78% são da classe A e B, e 54% da classe C. Compreende-se que os últimos anos implicaram em uma ressignificação dos espaços interiores, tendo em vista o maior tempo trabalhado e vivido dentro dos lares. 

Após dois anos, o aconchego, memórias e multifuncionalidade dão o tom

O ano de 2022 começa valorizando praticidade, conforto, proximidade com a natureza, versatilidade e bem-estar físico e mental. “Nós nos habituamos a trabalhar, socializar, se divertir e basicamente viver dentro das nossas casas. É claro que as tendências de decoração e arquitetura refletem esse novo modo de viver e existir destacando cada vez mais a estética comfy, uso de tecidos orgânicos e naturais que trazem conforto sensorial e muitas plantas para nos aproximar da natureza”, explica o designer de interiores, Izac Zeni. 

  • Harmonia de cores nos ambientes

Izac aconselha combinar cores que transmitam tranquilidade, segurança e leveza com conforto, aconchego e calor. “Conhecer o círculo cromático e compreender quais cores são primárias, secundárias e terciárias e como harmonizá-las é importante. Um ambiente pode apresentar mobiliário com cores complementares ou cores opostas”, explica. Tons de rosa e verde são excelentes opções. Para quem é mais conservador e prefere não arriscar em um produto colorido, recomenda-se compôr tons neutros e claros atemporais com detalhes em cores mais vibrantes, como amarelo, que traz sensação de luz e calor e estimula o raciocínio e a criatividade. 

“Para quem não tem medo de ousar, um dos meus ambientes preferidos da Multiloja Avenida é a cozinha em verde jade. Esse espaço combina a leveza da cor, com o calor e profundidade da madeira e o movimento e organicidade do mármore”, indica Izac. 

  • Charme e nostalgia com o retrô

Nada implica em reconexão e memória afetiva como o estilo retrô, caracterizado pelo resgate de mobiliários, estilos e formas antigas com um toque moderno. Além de originais, as peças retrô são um convite ao passado em uma releitura do presente. “Peças em formato circular e modelos mais curvos são a primeira lembrança de estilo dos anos 1960 e 1970 e voltaram com força agora. Me chamaram muita a atenção as poltronas em veludo verde com detalhes metalizados nos pés e o balcão buffet com puxadores circulares e suaves ao lado de detalhes lineares. Peças que trarão muita personalidade para o ambiente”, explica o designer.

  • Aguce as sensações com tecidos naturais e orgânicos

Estofados com volume, costuras e contornos trazem aconchego e conforto para o lar. “O veludo, veludo-suede, linho com toque aveludado, sarja e até mesmo o couro. Todos esses tecidos deixam o mobiliário mais confortável, caloroso e despertam a sensação de bem-estar”, detalha Izac. Optar pela decoração orgânica e natural renova a casa e é a escolha ideal para o clima tropical do Brasil.  Servindo como um contraponto à dureza da cidade, asfalto, concreto e rotina atribulada, essa tendência é um convite para a tranquilidade e reconexão com o meio ambiente. “Uma dica importantíssima é investir em uma cortina feita em linho natural ou algodão orgânico. Vai abraçar o ambiente e deixar seu espaço muito mais aconchegante”, complementa. 

  • Biofilia: a natureza invade o cenário urbano 

Como o próprio nome denota, a biofilia é o amor às coisas vivas. Componentes imprescindíveis para a decoração de interiores em 2022 são as plantas, cores que remetem à natureza como tons terrosos e verdes e, ainda, outros detalhes vivos como espelhos d’água, pedras e flores. “Não existe limitação para onde as plantas podem ir. Acredito que elas são bem-vindas na sala de estar, dining room, quarto e, até mesmo, no banheiro. Elas trazem vida aos espaços”, explica. A proposta biofílica é aplicar paisagens naturais em ambientes construídos, geralmente mais frios e distantes. A natureza gera sensação de acolhimento, bem-estar mental, leveza e purificação. 

Erros mais comuns na hora de decorar

“Vemos alguns erros clássicos na hora de reformar uma casa como não checar as medidas dos espaços antes de comprar móveis ou comprar mobiliários separados e na hora de compor o ambiente, descobrir que os itens não são harmônicos. Para isso, é muito importante contratar um profissional para auxiliar nas escolhas e acompanhamento”, explica Izac.

A Multiloja Avenida possui mais de 1.800 metros quadrados e um portfólio abrangente com grandes marcas nas categorias de móveis com um mix completo para salas de estar, sala de jantar, espaços conjugados, cozinhas, quartos, banheiros e escritórios. 

SERVIÇO: 

Multiloja Avenida

Av. Comendador Franco, 5200 - Uberaba

Horário de funcionamento: 

▪ seg a sex - 10h às 20h

▪ sáb - 9h às 19h

▪ dom - 13h às 18h

Izac Zeni - Contato: (41) 9 9762-6505

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos