ObservaDF: Nova pesquisa vinculada à UnB aponta que 90% da população de baixa renda não tem acesso a serviços de saúde de qualidade

 

 

O estudo traz a desigualdade no sistema de saúde durante pandemia de Covid-19

 

O projeto ObservaDF, que é vinculado ao Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, fez um levantamento de dados de acordo com a mortalidade por região administrativa durante a pandemia de covid-19. Os dados serão apresentados nesta quinta-feira (10/02), às 10h, no canal do ObservaDF no YouTube. 

Com o tema “Pandemia de Covid-19 e as desigualdades em saúde no Distrito Federal”, a pesquisa demonstrou que o risco de morte pela infecção acompanhou as desigualdades sociais e econômicas no DF. 

O estudo também apontou que no ano de 2021, com o aumento da taxa de mortalidade por Covid-19 em todo o país e no DF, todos os grupos de regiões administrativas tiveram os riscos de morte aumentados, principalmente entre 20 e 79 anos. 

Além disso, um dos aspectos relevantes apresentados na análise em relação às desigualdades em saúde refere-se ao acesso a serviços de atenção de qualidade. Segundo dados apresentados, 64% da população não tem planos de saúde e nas regiões administrativas de baixa renda, esse percentual alcança 90%. 

E, mesmo havendo um crescimento de 48% no número de estabelecimentos de saúde no Distrito Federal entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021, 97% desses novos estabelecimentos são de entidades empresariais, ou seja, vinculados ao setor privado. Assim, a população brasiliense continua, em sua maioria, dependente do SUS.

A pesquisa traz, ainda, um maior número dos diferentes tipos de equipamentos no setor privado. No período analisado, ainda que tenha havido um investimento na aquisição de equipamentos no setor público, o número disponível no setor privado permaneceu maior. 

Por fim, o levantamento do ObservaDF traz algumas recomendações de ações públicas na área da saúde, que visam garantir o bem-estar da população e reduzir desigualdades de acesso e qualidade da atenção.Ou seja, é fundamental fortalecer a Atenção Primária à Saúde.

A equipe conta com os pesquisadores: Lúcio Remuzat Rennó Junior, Ana Maria Nogales Vasconcelos, Andrea Felippe Cabello, Frederico Bertholini Santos Rodrigues e Guilherme Viana. Para receber todas as informações e atualizações sobre a pesquisa, cadastre-se no site: www.observadf.org.br


Live ObservaDF

Data: quinta-feira (10/02)

Hora: 10h

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCVBC8b5FQUHtSCpEwKuslzw


ObservaDF

Siga no Instagram: @observadf

Site: www.observadf.org.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos