Governador Ronaldo Caiado inaugura pedra fundamental da ampliação do Hetrin

 

Reforma vai triplicar a capacidade de atendimento da unidade pública de saúde, passando dos atuais 56 para 149 leitos em uma área de 8 mil m²

 

Governador inaugura pedra fundamental da ampliação da unidade

O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) é um importante aliado da população local e regional na luta contra a Covid-19 e nos tratamentos de diversas patologias e traumas no interior de Goiás. E para melhorar ainda mais a assistência oferecida aos munícipes, a unidade de saúde pública vai ser ampliada para triplicar a capacidade de atendimento. A nova área construída vai passar de 2.491 m² para 8.194 m² - aproximadamente 3,5 vezes maior do que o tamanho atual.  

 

Nesta segunda-feira (21), o Governador Ronaldo Caiado e o Secretário do Estado de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, estiveram no Hetrin para inaugurar a pedra fundamental da obra. Durante a visita, Caiado ressaltou que o Hetrin não é um hospital comum de emergência, mas uma unidade geral com portas abertas 24h por dia. “Teremos um centro de obstetrícia de alto risco, o que tem de mais moderno e que é capaz de atender a qualquer caso complexo, para que tudo seja resolvido aqui”, afirmou Caiado.

 

O hospital passará por uma reforma estrutural geral. A fachada, bem como a parte interior da unidade, será completamente modernizada. Com as obras, o Hetrin ampliará o número de leitos de 56 para 149. No geral serão 6 de observação, 2 de emergência, 14 de alojamento conjunto, 20 de enfermaria para clínica cirúrgica, 90 de clínica médica, 20 de UTI, 4 salas cirúrgicas, 5 leitos de recuperação pós anestésicos (RPA), 5 quartos de isolamento e 3 quartos para parto normal (PPP).

 

A unidade contará com nova sala de exames e um moderno aparelho de tomografia, ambulatórios, 10 leitos de UTI adulto, maternidade de alto risco com 10 leitos de UTI neonatal e centro cirúrgico. O laboratório, recepção e todo o bloco administrativo também serão repaginados com o projeto.

 

Para a ampliação do novo hospital que será entregue para a população de Trindade e dos 15 municípios da região, o governo está investindo cerca de R$ 50 milhões.

 

As obras já foram iniciadas e a previsão de conclusão é de um ano e meio. A população não terá que esperar a finalização para ter novos serviços, já que a previsão é de sejam entregues em fases. A primeira a ficar pronta será a sala de exames de tomógrafo, em março de 2022; em abril, será a vez da entrega dos novos Ambulatório, Pronto Socorro e Serviço de Apoio Diagnostico Terapêutico (SADT); em setembro, ficarão prontos o Centro de Parto Normal, Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado (CME) e 10 leitos de UTI. Em 2023, em janeiro, serão disponibilizadas as novas Enfermarias, Laboratório e mais 10 leitos de UTI e, em julho, as obras são finalizadas com a entrega do Bloco Administrativo, Vestuário Geral e Reformas das antigas Enfermarias.  Durante o período das obras, todos os serviços do hospital serão mantidos e nenhum cidadão será deixará de ter atendimento.

 

“O governo do estado acaba de iniciar um projeto audacioso de ampliação do hospital para melhor atender a população. Essa decisão é fruto do investimento e prioridade do governo com a saúde pública, bem como do excelente trabalho desenvolvido pelo Hetrin, nos seus atendimentos em geral e na pandemia”, afirmou o diretor da unidade Getro de Oliveira Pádua.

 

Acesse o QRCode para mais informações da obra

Números do Hetrin

 

Ao assumir o gerenciamento do Hetrin, em agosto de 2020, a Organização Social Instituto de Medicina Educação e Desenvolvimento (Imed), contratou mais profissionais, investiu em equipamentos digitais, implantou sistema de gases medicinais e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos, estabeleceu novos processos de gestão e um programa de capacitação contínua para colaboradores de todas as áreas. O resultado pode ser expresso no número de serviços prestados. 

 

Em 30 meses, o Hetrin realizou mais de 116 mil atendimentos no Pronto-Socorro – 105 mil gerais e 11 mil Covid-19 -, 21,5 mil consultas clínicas, 2,6 mil cirurgias, 250 mil exames laboratoriais15 mil eletrocardiogramas30 mil exames de raio-x, mais de mil partos, 18 mil atendimentos fisioterapêuticos, 20 mil atendimentos farmacêuticos e 10 mil atendimentos psicológicos.

 

A unidade de saúde do Estado de Goiás ainda se tornou um importante aliado no combate à Covid-19. No total, mais de 800 pacientes, em diagnósticos moderados ou graves, foram recuperados após internação e tratamento no hospital.

 

Certificação

 

No último ano, o Hospital também escreveu uma importante página de sua história. O Hetrin foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por meio do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde – IBES, por atender os padrões de qualidade e segurança definidos pela entidade.

 

Essa conquista gera inúmeros benefícios para a população, pois reforça o compromisso que a direção e todos os profissionais têm na melhoria contínua dos processos internos para garantir sempre o melhor atendimento ao paciente. A Acreditação cria uma cultura de aperfeiçoamento, aumenta a performance das equipes, otimiza tempo e minimiza as burocracias.

“São dois anos de compromisso com a população. Nossos resultados são excelentes, mas estamos trabalhando para oferecer muito mais à população.  Nada seria possível se não houvesse um direcionamento claro do governo priorizando a saúde, afirma Getro de Oliveira Pádua, diretor do Hetrin.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos