Barragem de Santa Maria atinge 100% do seu volume útil



O reservatório de Santa Maria, localizado no Parque Nacional de Brasília, atingiu na tarde desta segunda-feira (14/2) 100% do seu volume útil. O evento ocorre um ano após o primeiro transbordamento de 2021, quando o reservatório alcançou 1.072 metros, o que corresponde a 61,31 milhões de metros cúbicos de água

Foto: Divulgação Adasa.

 Santa Maria é o segundo mais importante manancial da capital e, junto com o reservatório do Descoberto, abastece a maior parte das regiões do Distrito Federal. O reservatório é operado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) de acordo com as condições definidas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

A represa de Santa Maria faz parte da bacia hidrográfica do rio Paranoá. Quando cheia, seu espelho d'água atinge uma área de 7,65 Km² e uma área de drenagem de 101 Km2.

Além dos bons índices pluviométricos, o uso consciente dos recursos hídricos é fundamental para que os reservatórios do DF operem com sua capacidade máxima, contribuindo para a segurança hídrica e para os diversos usos da água.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos