Clássicos sertanejos revisitados

Gravado na Casa do Cantador, em Ceilândia, espetáculo 'Macedo & Mariano — Recorte Histórico da Música de Viola Caipira e Amigos' será lançado no próximo sábado (29/1), às 19h, no YouTube, com acesso gratuito. Repertório é composto por 20 canções, executadas por 24 artistas




A canção 'Jorginho do Sertão', do compositor Cornélio Pires, entraria para a história em 1929 como o primeiro registro fonográfico de estilo caipira. De lá para cá, o gênero colecionaria sucessos e seria definitivamente marcado como um símbolo da identidade cultural do país. Para oferecer ao público uma versão atual dessa trajetória, a dupla Macedo e Mariano apresenta o show 'Recorte Histórico da Música de Viola Caipira e Amigos', que terá lançamento no próximo sábado (29/1), às 19h, no canal da parceria no YouTube, com acesso gratuito.


O espetáculo é composto por 20 canções e tem a participação de 24 músicos se alternando no palco, sempre com a presença dos anfitriões, Macedo e Mariano. O projeto também privilegia grupos com deficiências físicas. No produto audiovisual que será lançado no fim de semana, uma intérprete cultural utiliza o código de libras para transmitir o conteúdo das canções às pessoas surdas. Além disso, parte do material de divulgação da iniciativa e conteúdos nas redes sociais da dupla contam com audiodescrição para os deficientes visuais e a descrição textual por meio da hastag #PraCegoVer.


Além das faixas gravadas exclusivamente pela parceria, Macedo e Mariano receberam convidados em outras 10 canções, que completam a viagem pela história da música de viola caipira no Brasil. "É uma turma muito especial, que há tempos presta uma magnífica colaboração para a cultura do DF, do Entorno e mesmo em âmbito nacional. Foi uma grande celebração ao lado dos amigos Karen Parreira; Idelbrando e Barcellus; Volmi, Claudinho e Geralda; Vanderley e Valtecy; Paulo e Filipe; Os Mineiros de Urucuia; Zeca e Sinval; Dayane Reys; Jacarandá e Braúna; Ânderes e Fernandes, além da banda de apoio formada por Gaffa (na sanfona), Rones (no contrabaixo) e Morango (na percussão). É uma lista respeitável e, certamente, proporcionará uma festa maravilhosa", comenta Macedo.



"As imagens e o som do vídeo estão em excelente qualidade. A produção fez um ótimo trabalho. Este projeto é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. A viola caipira é o instrumento de destaque nos solos e arranjos. Ainda devido às questões relativas à pandemia de covid-19, optamos por um evento sem presença de público e seguindo os protocolos de segurança sanitária. Mesmo assim, foi uma grata oportunidade para fazermos um belo show, que, certamente, amenizará a saudade e ficará marcado na memória dos fãs", completa Mariano.

O projeto
Além de algumas composições autorais da parceria, que tem quase 20 anos de atuação, no show 'Recorte Histórico da Música de Viola Caipira e Amigos', Macedo e Mariano apresentam clássicos marcantes de cada uma das décadas a partir da primeira faixa do gênero registrada oficialmente. "O repertório do espetáculo é amplo e tece um panorama significativo da nossa história. Partimos de 'Jorginho do Sertão', de 1929, e passamos por canções marcantes, como 'Chico Mulato', de 1937; 'O Menino da Porteira', de 1955; 'Mulher, sempre mulher', de 1976; entre tantas outras, até chegar aos dias atuais. É uma oportunidade muito interessante de o público conhecer a evolução da música sertaneja de raiz", explica Macedo. Nas pausas entre as canções, a dupla faz um momento de prosa, explicando e contando causos sobre a evolução do gênero na cultura popular brasileira.

Com parceria iniciada em 2004, Macedo e Mariano têm no currículo participações em importantes eventos da cena cultural do DF e do país. Em 2009, foram premiados no Festival Sesi Violeiros com a gravação de uma faixa autoral e, no ano seguinte, integraram a terceira edição da coletânea 'Universo da Viola Caipira'. Em Taguatinga, idealizaram e produziram o encontro anual Capital Viola, de 2009 a 2012, além de apoiarem o projeto 'Trinca Caipira' em duas edições.

Após os primeiros anos de movimentada atuação, com inúmeros shows na estrada e diversas composições na bagagem, Macedo e Mariano lançaram o primeiro disco da carreira, 'Conversando com a Viola', em que apresentam 14 faixas, sendo seis autorais, num prazeroso passeio musical por diferentes ritmos da música sertaneja de raiz.

SERVIÇO
Macedo & Mariano — Recorte Histórico da Música de Viola Caipira e Amigos
Lançamento: 19 de janeiro (sábado)
Horário: 19h
Onde: www.youtube.com/macedoemariano
Acesso: gratuito
Assessoria de imprensa: Fernando Brito (61-9-9951-9375) - MELHOR VIA WHATSAPP

Fotos: LR Fernandes/Divulgação

Agente cultural: Elizeu Dourado (61 -9-9677-5002)

Ouça Macedo & Mariano:
Conversando com a viola – www.youtube.com/watch?v=KK7taQSHmTI
Praça Santa Inez – www.youtube.com/watch?v=fstwm0Zt0Og

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos