Tom Nascimento apresenta o show "Oferenda" e lança o livro "A História do Tambor" em BH



Minas Gerais é um celeiro de grandes nomes da música e da literatura e Tom Nascimento, com toda certeza, faz parte deste grupo. O cantor, compositor e pesquisador de cultura afro-brasileira, com 25 anos dedicados à música, que partilha da arte como ferramenta de transformação, formação e sensibilização, é conhecido também por sua inquietude cultural. Prova disso, é que no dia 09 de dezembro, quinta-feira, a partir das 20h, ele apresentará o seu mais novo show "Oferenda", no Teatro Raul Belém Machado (Rua Jauá, Nº80 - Alípio de Melo - Belo Horizonte / Minas Gerais) e lançará logo depois, na mesma noite, a obra literária, física e digital, intitulada por "A História do Tambor". Os ingressos são gratuitos com retirada através do www.diskingressos.com.br.  

De acordo com Tom Nascimento, que também já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, como, Milton Nascimento e Gilberto Gil, o show "Oferenda" e o livro "A História do Tambor", são reflexos de todo o seu tempo de dedicação à música. "Dos meus 25 anos dedicados à música, 17 foram também de vivências em escolas como palestrante, usando a arte como ferramenta de transformação na direção do bem comum a partir da luta antirracista. Desta forma, tenho produzido sempre focado em trazer conhecimento, como é o caso do livro 'A História do Tambor'. Ele nasceu do meu processo de 'afrobetização e negritamento', momento este em que me dei conta que precisava acessar, resgatar e cuidar de mim a partir de minha 'criança interior', para vivenciar de forma plena minha humanidade e poder enfim reconhecer as Humanidades dos outros", comenta.

Segundo o cantor e escritor Tom Nascimento, o livro é um convite que ele faz ao público, para que todos reflitam sobre alguns pontos importantes da sociedade. Além disso, ele lembra que para trazer essa obra para os leitores, ele contou com a campanha de financiamento. "Trata-se de um convite para refletirmos a respeito das diversidades, ancestralidade, negritude e africanidades. Tudo isso, através de uma linguagem acessível, lúdica, simples, poética e cheia de filosofias e subjetividades, que valorizam a singularidade de cada um de nós sem perder de vista a pluralidade. Quanto ao nascimento do livro, ele se deu a partir da campanha de financiamento coletivo da Benfeitoria. Batemos a meta com a contribuição dos fãs, amigos e parceiros que acreditaram e tornaram esse sonho realidade", completa o artista. 

Participações especiais

Para chegar ao resultado esperado na obra, o cantor adiciona que alguns nomes foram imprescindíveis. "No livro digital interativo, temos a participação do artista Sérgio Pererê e de duas vozes femininas sendo a da Andreia Silva e da Gislaine Gonçalves, amigas e parceiras no trabalho. Já os ilustradores que deram vida ao livro físico e digital foram o Marcelo La Carreta e Juliana Ribeiro, da empresa Kiwi. A responsável pela realização do projeto do livro e produção executiva foi a Daiane Fiuza, amiga e produtora do meu trabalho. Na captação, mixagem e masterização do áudio e direção das narrações, temos o trabalho excelente do Diretor Musical, Paulo Maitá", conclui o artista.

Tom Nascimento

Nascido em Belo Horizonte, mas crescido em Santa Luzia, na região metropolitana, Tom Nascimento possui 25 anos de carreira dedicados à música, como cantor, instrumentista e compositor. Iniciado no violão erudito, ainda nos bares encantou-se pela música popular brasileira e, especificamente, pelos ritmos e canções de origem africana, que vão do samba aos ritmos nordestinos, e que na música de Tom Nascimento encontram-se com o rhythm'n'blues, reggae e outros estilos para compor um "afropop" à mineira.

Em 2004, o artista foi convidado para ser vocalista da banda Berimbrown, posto que ocupou até 2006. Com a banda, o artista participou de três turnês pela Europa (Alemanha, Áustria e Suíça), foi destaque na mídia nacional e gravou e se apresentou com grandes artistas brasileiros. Em julho e agosto de 2008, Tom realizou a primeira turnê solo internacional pela Itália, com shows pelas cidades de San Remo, Bussana Vecchia, Bussana Mare e Vitimiglia. A composição "La Formica Teresa", com letra em italiano e que mistura funk, salsa e ragga, teve vídeoclipe gravado durante o verão italiano. Ainda em 2008, o músico recebeu o Prêmio Mineiro de Música Independente e foi um dos artistas selecionados na primeira edição do programa Vozes do Morro. Em 2013, fez o show de abertura para o Jota Quest na reinauguração do estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Instagram: @tomnascimentooficial

Serviço

Tom Nascimento apresenta o show Oferenda e lança o livro A História do Tambor

Data: 09 de dezembro, quinta-feira

Horário: a partir das 20h

Local:  Teatro Raul Belém Machado - Rua Jauá, Nº80 - Alípio de Melo - Belo Horizonte / Minas Gerais

Entrada franca com retirada de ingressos previamente pelo www.diskingressos.com.br



Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos