Paciente tem alta do Hetrin após passar por procedimento de emergência

 

Deusemar Alexandria foi submetido a intervenção cirúrgica de alta complexidade para a reconstrução do trato intestinal

 

Foto por: Aristela Fernanda de Souza

Referência no atendimento de diversas especialidades e atendimentos de urgência e emergência, o Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) tem promovido melhorias para acolher casos complexos como a do paciente Deusemar Almeida Alexandria, 73 anos, residente na cidade de Joviânia, em Goiás. O aposentado trabalhava como pedreiro e, no ano de 2017, por problemas de saúde, precisou ser submetido a uma laparotomia, com a necessidade da retirada de uma parte do intestino grosso e de colostomia, procedimento que consiste na exteriorização do intestino grosso por intermédio da fixação de bolsa na parede abdominal.

Com o passar do tempo, o caso de Deusemar evoluiu para hérnia incisional complexa associada à hérnia paraostômica volumosa, que ocasionava dores intensas. O paciente foi encaminhado para o Hetrin e recebido pela equipe do ambulatório de cirurgia geral da unidade em 23 de novembro.

De acordo com médico especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Danilo Fossalussa Minari e o coloproctologista Carlucio Cristino Primo, com o agravamento do caso houve a necessidade de ampla intervenção cirúrgica de alta complexidade que reuniu especialistas de várias áreas. Em 30 de novembro Deusemar passou por cirurgia para a reconstrução de todo trânsito intestinal.

“Visto se tratar de um paciente de 73 anos, que além da idade avançada apresenta comorbidades como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, a reconstrução do trânsito intestinal, não poderia demorar muito tempo para ser realizada, devido aos riscos do procedimento e seu pós-operatório. Iniciamos então uma preparação clínica do paciente para cirurgia, com compensação de suas comorbidades (pressão/diabetes) com auxílio da equipe de cardiologia, proctologista e anestesia do Hetrin”, relata Danilo Minari.

O médico ainda ressalta que o procedimento foi executado com excelência e após alguns dias de monitoramento o paciente pode voltar para casa. “O procedimento foi um sucesso, sendo possível realizar com perfeição todos os objetivos da equipe cirúrgica. Após 14 dias de seu procedimento Deusemar recebeu alta, em bom estado geral, boa aceitação da dieta, caminhando, com as hérnias corrigidas e evacuando, tendo assim uma possibilidade de vida mais digna e com melhor qualidade” afirma Minari.

Para Deusemar, foi um alívio após anos ser bem atendido, realizar o procedimento e voltar bem para sua família. “Fiquei muito feliz pela cirurgia, já tinha alguns anos que eu vinha esperando e finalmente eu consegui. O pessoal do hospital foi muito solícito comigo, muito atencioso”. Só tenho a agradecer a todos por tudo. Agora é me recuperar totalmente junto com a minha família”, afirma o paciente.

“O caso de Deusemar só reforça o quanto estamos preparados para atender a população que precisa de assistência. Estamos muito felizes com o sucesso desse procedimento. Não há palavras para descrever nossa satisfação em vê-lo voltando para casa”, finaliza Getro de Oliveira Pádua, diretor do Hetrin.

 

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos