Dieta plant-based: Entenda o movimento saudável e veja o que o mercado oferece

 



A alimentação plant-based é composta por alimentos de origem vegetal na sua forma mais natural, alimentos frescos ou minimamente processados sem o uso de aditivos artificiais como conservantes, corantes e aromatizantes. A imagem de um prato com grãos integrais, castanhas, feijões, sementes, legumes e frutas é a que mais representa o movimento, que tem como um dos principais objetivos colocar as pessoas em contato com mais alimentos, sabores e nutrientes na sua forma mais pura e simples.

De acordo com a Oxford School, se o mundo inteiro adotasse uma dieta plant-based até 2050, haveria a redução de cerca de 8 milhões de mortes por ano, devido à diminuição de infartos, derrames, diabetes e alguns tipos de câncer. Vale lembrar que é importante ter conhecimento e, se possível, ter o acompanhamento de um nutricionista na transição de uma rotina alimentar para a outra.

Com a mudança, é possível notar a melhora no funcionamento do intestino e do sistema imunológico, além do ganho de energia e vitalidade. Os grãos e os vegetais propostos pela dieta são ricos em fibras, compostos bioativos e micronutrientes que auxiliam no fortalecimento e saúde da microbiota intestinal, tem ação anti-inflamatória e antioxidante, otimizando o funcionamento e as defesas de nossas células. 

O movimento também é importante para o planeta, porque a redução de consumo de produtos de origem animal contribui de forma eficaz para as reduções nas emissões de gases de estufa, desperdício de água e o desmatamento.

FOODTECHS BRASILEIRAS PLANT-BRASED 

De olho na mudança dos hábitos alimentares, empresas estão se movimentando para atender o consumidor que está cada vez mais exigente e atento aos cuidados com a saúde e o meio ambiente.  A Positive Brands, uma plataforma de marcas que tem como diretriz a autenticidade e o impacto positivo não somente nas pessoas, mas também no planeta tem como uma das suas principais marcas A Tal da Castanha, que comercializa bebidas de origem vegetal sendo líder na categoria no Brasil ao adotar o posicionamento plant-based desde a sua fundação. 

O primeiro lançamento Original foi formulado com apenas água e castanha de caju. Seu consumo traz diversos benefícios para a saúde, já que o produto proveniente da castanha de caju é rico em ômega-9 e gorduras saudáveis que atuam na saúde do coração, do cérebro e na modulação da imunidade além atuarem no controle do apetite e na manutenção dos níveis de colesterol. Entre seu pool de minerais estão o ferro, fósforo, magnésio, manganês, zinco e potássio e as vitaminas do complexo B.  Vale lembrar que comparado ao leite de origem animal, o de castanha de caju tem bem mais baixa concentração de gorduras saturadas e é zero colesterol.

A preocupação com bebidas íntegras se expandiu aos esportistas com o  isotônico Jungle que é 100% natural e orgânico em sua categoria dispensando aditivos alimentares, como corantes, aromas artificiais e nutrientes isolados. O produto oferece reposição hidroeletrolítica de origem integral e vegetal – com a combinação certa de glicose, através da tapioca orgânica, e frutose, que vem da água de coco e de sucos integrais. 

 As crianças também foram contempladas com um lançamento de uma bebida totalmente vegetal, orgânica,  zero lactose e caseína, que vai levar muito mais sabor, segurança e nutrição para o cardápio infantil. O Mini é livre de aditivos artificiais e tem uma lista de ingredientes pequena e simples de ser reconhecida, como a castanha de caju orgânica, a água e o açúcar demerara orgânico.  A bebida pronta para consumo pode ser encontrada nos sabores de Chocolate, Morango, Baunilha e Maçã com Banana em embalagens recicláveis de 200ml.

 Para fechar o ano, a Positive Brands lançou a linha Possible com 40% das necessidades diárias de cálcio em dois sabores: Original e o Chocolate; e o suplemento à base de café UltraCoffee da linha Plant Power SuperFoods com selo da A Tal da Castanha. A bebida é a evolução dos cafés funcionais, que chegou para entregar ainda mais energia ao melhorar o desempenho em atividades físicas, além de aprimorar o processo cognitivo auxiliando na produtividade diária ao estimular o foco e a clareza mental, diminuindo a sonolência, o cansaço mental e a sensação de fadiga com sabor e cremosidade excepcional combinando funcionalidade com muito prazer. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos