8 tendĂȘncias para o Franchising em 2022

 

Para Melitha Novoa Prado e ThaĂ­s Kurita, advogadas especializadas em Franchising e Varejo, as empresas estarĂŁo cada vez mais prĂłximas no ano que vem, por meio de parcerias, collab e fusĂ”es e aquisiçÔes. O surgimento de startups, o foco em negĂłcios sustentĂĄveis e o crescimento do setor de saĂșde e bem-estar tambĂ©m sĂŁo tendĂȘncias apontadas pelas especialistas

 

 

Thaís Kurita (em pé) e Melitha Novoa Prado

 

Chega o final do ano e o mercado inicia seu balanço, com as perspectivas para o prĂłximo perĂ­odo. Para o varejo, que tanto sofreu nos Ășltimos anos, nĂŁo Ă© diferente: as empresas varejistas agora conseguem ter uma visĂŁo mais clara do futuro e podem planejar melhor os prĂłximos passos para expandirem suas atuaçÔes.

 

As advogadas Melitha Novoa Prado e ThaĂ­s Kurita, sĂłcias da Novoa Prado Advogados, banca que atua hĂĄ mais de 30 anos como especialista em franchising e varejo, acompanham de perto as mais importantes franqueadoras do paĂ­s e apontam oito tendĂȘncias para 2022. Acompanhe:

 

1)    FusĂ”es e aquisiçÔes – ContinuarĂŁo, segundo a dupla de especialistas, uma alta nas fusĂ”es e aquisiçÔes. Em 2020, o mercado foi movimentado pela aquisição do grupo Trend Foods, dona da China in Box e Gendai, pelo grupo Trigo, dono do Spoleto. Houve outras aquisiçÔes importantes, como a compra da CĂŁo CidadĂŁo pela Petz, por exemplo, que demonstra que as empresas desejam ampliar o portfĂłlio de serviços e marcas oferecidos aos seus clientes. "Esse movimento jĂĄ vem de longe e continuarĂĄ", explica ThaĂ­s Kurita. Ela diz que as empresas precisam ficar atentas, mantendo contratos de franquia e locação regularizados, fundo de propaganda em ordem e demais documentos organizados, jĂĄ que uma fusĂŁo e aquisição dependem da casa em dia.

 

2)    Agigantamento de empresas – Muito por conta das fusĂ”es e aquisiçÔes, cada vez mais, o mercado verĂĄ surgir empresas gigantes, que adquirem empresas que garantem qualidade e controle em toda cadeia, tal como aconteceu com a aquisição de importantes empresas de logĂ­stica por jĂĄ enormes varejistas.

 

3)    Parcerias entre empresas – A terceira tendĂȘncia aponta para outra vertente de uniĂŁo. NĂŁo se trata nem de uma fusĂŁo, nem de uma aquisição, mas de parceria de marcas em busca de conquistar uma nova fatia de mercado, trabalhar novos clientes, criar promoçÔes conjuntas ou ocupar espaços simultaneamente, por exemplo. "Quando duas ou mais marcas conseguem criar uma campanha publicitĂĄria, que atinge um amplo mercado, o custo se dilui. Da mesma forma, quando um ponto pode ser compartilhado com mais de uma marca, o aluguel e outras despesas sĂŁo divididas. E as dark kitchens, espaços divididos entre vĂĄrias redes, tambĂ©m sĂŁo prova de que Ă© possĂ­vel unir forças, em projetos onde todos ganham. O collab Ă© uma onda que veio para ficar", comenta Melitha Novoa Prado.

 

4)    Startups avançam – Assim como o franchising tem muitas marcas tradicionais, as startups começam a ver no sistema uma boa oportunidade de expansĂŁo. Surgidas a partir das rachaduras deixadas pelas grandes corporaçÔes, essas empresas trazem para o sistema de franquias muita inovação, com gestĂŁo diferenciada, compliance obrigatĂłrio e conceitos de sustentabilidade. "É um movimento a ser observado de perto, porque dele pode surgir um novo modo de operar para todo o mercado. Startups jĂĄ nascem e tendem Ă  atualização e aderĂȘncia constante aos novos comportamentos", aponta ThaĂ­s.

 

5)    Consumo e escassez em alta – Ainda que a Economia nĂŁo esteja em um bom momento, o consumidor, tolhido por anos de isolamento, agora quer maior liberdade para consumir – e, de preferĂȘncia, presencialmente, mantendo a segurança que precisa para sentir-se bem. Essa Ă© uma oportunidade que o varejo nĂŁo pode perder. Paralelamente, a escassez se faz presente: um bom exemplo Ă© a falta de componentes eletrĂŽnicos, que impede a indĂșstria de fabricar de celulares a itens da linha branca. Esse paradoxo pode fazer com que muitas marcas percam vendas e mercado. "É preciso haver um excelente planejamento para que as unidades franqueadas nĂŁo se vejam desabastecidas, especialmente nas datas comemorativas, que potencializam o consumo. As franqueadoras devem aproveitar o momento para recuperar os prejuĂ­zos dos anos anteriores", diz Melitha.

 

6)    SaĂșde e bem-estar em alta – Em termos de segmentos em alta, destacam-se os negĂłcios voltados para saĂșde e bem-estar. O brasileiro sempre foi um povo vaidoso, cuidando do corpo e dos cabelos acima da mĂ©dia mundial, o que potencializa os negĂłcios voltados Ă  beleza. PorĂ©m, depois da pandemia, aponta-se o crescimento dos negĂłcios voltados Ă  saĂșde: nunca se venderam tantos planos de saĂșde e vitaminas como atualmente. ApĂłs o perĂ­odo de isolamento, a convivĂȘncia com tantas pessoas doentes e a iminĂȘncia da morte, despertou-se nas pessoas o desejo de cuidarem melhor da saĂșde e do bem-estar fĂ­sico e emocional. "Portanto, quem investir em negĂłcios com esse apelo terĂĄ boas oportunidades", aponta Melitha.

 

7)    NegĂłcios sustentĂĄveis – Por fim, as advogadas Melitha Novoa Prado e ThaĂ­s Kurita apontam uma tendĂȘncia que perdurarĂĄ por alguns anos: o investimento das marcas em se tornarem cada vez mais sustentĂĄveis e o nascimento de redes que jĂĄ apostam nesse nicho. "Economia do cuidado, sustentabilidade, ESG, negĂłcios ligados Ă  reutilização e compartilhamento, negĂłcios com fundo social e tudo o que versa por esse caminho tendem a ser valorizados", elucida Melitha. A advogada diz que o consumidor, a cada dia, opta por empresas ambientalmente responsĂĄveis, e que tambĂ©m prezam pela valorização do ser humano. "Em pouco tempo, perderĂĄ completamente o sentido comprar de quem nĂŁo tiver uma polĂ­tica clara de atuação socioambiental. EntĂŁo, adaptaçÔes se fazem urgentes. É uma necessidade das empresas e uma oportunidade para quem trabalha na ĂĄrea", conclui.

 

8)    Acessibilidade: falando especificamente do setor jurĂ­dico para o franchising, a tendĂȘncia Ă© que a linguagem conhecidamente mais rebuscada dos advogados dĂȘ espaço a uma comunicação cada vez mais grĂĄfica e figurativa, tambĂ©m com palavras de uso comum e que todos consigam compreender. Uma ferramenta que deve ser muito utilizada, daqui para frente, Ă© Visual Law. "Os contratos de franquia, bem como outros documentos jurĂ­dicos, precisam ser entendidos pelas partes, para que sejam consultados o tempo todo. E o entendimento faz parte da segurança jurĂ­dica", finaliza Melitha.

 

Sobre o escritĂłrio Novoa Prado Advogados – Especialistas em Franchising

O escritório Novoa Prado Advogados estå no mercado hå 31 anos, prestando serviços de Direito Empresarial, especificamente em Varejo e Franchising. Atua nas åreas de Franquia (com expertise em relacionamento de redes e contencioso); Direito Empresarial, Imobiliårio e Societårio; Tributårio e Contencioso Cível; Contratos, Compliance e Varejo e Propriedade Intelectual.

Foi fundado por Melitha Novoa Prado e tem como sócia a advogada Thaís Kurita. Juntas, elas coordenam uma equipe dinùmica, comprometida e capacitada para oferecer aos clientes as melhores soluçÔes jurídicas para seus negócios.

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