Sejuv promove Feira de Oportunidades aos jovens de Ceilândia



Foram mais de mil jovens beneficiados durante os dias de evento 


Fotos: Mariana Maciel.

Aconteceu, de sexta (5) a domingo (7), a Feira de Oportunidades, etapa presencial do Projeto Jovem Protagonista, que foi realizado no Centro Educacional (CED) 16 de Ceilândia.

O Projeto Jovem Protagonista surgiu com o objetivo de apresentar oportunidades aos jovens, por meio do incentivo à liderança, ao empreendedorismo e a empregabilidade, para que eles sejam protagonistas de suas próprias vidas e das comunidades em que vivem.

O evento ofereceu atividades presenciais com o intuito de beneficiar a população jovem da cidade. O primeiro dia contou com uma programação repleta de bate-papos com profissionais renomados do Centro Universitário IESB, que compartilharam suas experiências e esclareceram as dúvidas sobre a carreira profissional de suas respectivas profissões. Além dos bate-papos, a feira também contou com oficinas sobre empreendedorismo, workshop sobre finanças pessoais e capacitação para os que buscam o primeiro emprego.

Os jovens puderam participar, ainda no primeiro dia, da papolestra com convidados especiais, a secretária de Juventude do Distrito Federal Luana Machado, o vice-presidente da Câmara Legislativa deputado Delmasso, o coordenador da Regional de Ensino da Ceilândia Carlos Ney Menezes e o diretor da escola Wellington Germano. "O que eu aprendi na Juventude que me trouxe até aqui? " Foi o tema da conversa com os convidados, cada um deles contou aos participantes sobre as suas vivências durante a juventude até o presente momento, suas escolhas na área acadêmica e seus desafios no mercado de trabalho. A ocasião ficou marcada pela interação entre todos que estavam presentes, os jovens puderam fazer perguntas e ter um espaço para contar as suas expectativas para o futuro.

Na oportunidade, a secretária de juventude Luana Machado contou aos jovens um pouco sobre a sua jornada "Eu sempre tive muitos sonhos, um deles era o de viajar, meus pais não tinham condições financeiras de me ajudar, então, decidi que eu seria protagonista desse sonho e foi assim que comecei a vender brigadeiros e por meio dessas vendas que custeei as minhas primeiras viagens, ainda muito nova. Dessa forma, comecei a entender que eu poderia conquistar tudo aquilo que eu almejava, conforme eu me dedicasse e trabalhasse muito. Ingressei na Universidade de Brasília-UnB e continuei vendendo os doces para arcar com o custo dos livros, mas, eu queria muito mais que isso, então busquei oportunidades de estágio e assim, fui chamada para o meu primeiro emprego, um estágio relacionado ao curso que eu estudava à época. Conto isso para vocês, porque acredito que todos aqui são capazes de alcançar os sonhos que possuem, basta acreditarem e trabalharem por isso", incentivou.

Ainda, em sua fala, a chefe da pasta falou da importância na promoção dessas atividades "O Projeto Jovem Protagonista é uma ação que tem o poder de mudar o destino dos jovens que são alcançados e é com imensa gratidão que realizamos essa entrega, aqui podemos mostrar referenciais para que cada participante possa se inspirar e assim tomar boas decisões que corroborem para um futuro de sucesso", finalizou.

O vice-presidente da Câmara Legislativa deputado Delmasso contou aos jovens dos preconceitos que sofreu e a volta por cima que deu "Passei por situações em que fui desacreditado por vários motivos, inclusive pelo local em que morei, mas, na minha caminhada também encontrei pessoas que viram um potencial em mim que nem eu mesmo achava que poderia ter. Aos que zombaram e tentaram me desanimar eu virei as costas, procurei me reinventar, estudei muito e dei ouvidos apenas àqueles que me deram um voto de confiança, dessa maneira, cresci e superei vários limites. O que me fez chegar onde estou foi acreditar nos meus sonhos, seguir em frente mesmo diante das dificuldades e me reinventar quando fosse necessário", concluiu.

O segundo e o terceiro dia foram ministradas palestras por parceiros do evento, o Instituto Mundial para as Relações Internacionais, idealizadores do projeto, Brasil Startups, Sebrae, Instituto Fecomércio, IESB e Instituto Sicoob, com temas variados, as palestras abordaram assuntos como orientação vocacional, elaboração eficaz de currículo, procedimentos para abertura de empresas, além das mentorias sobre as profissões do futuro e empreendedorismo digital, teve ainda, oficinas de robótica e batalha de robôs. Vale lembrar que, durante os três dias de feira, ficaram disponíveis stands fixos que permitiram aos jovens acessos às vagas disponíveis de estágios.

Passaram pela Feira de Oportunidades mais de dois mil jovens, entre eles a Yasmin Rodrigues, 17 anos, que contou sobre a sua experiência participando das atividades disponibilizadas no evento "Esse projeto me permitiu ter acesso à profissionais incríveis e por meio deles pude tirar dúvidas e aprender sobre assuntos que eu jamais imaginei ter acesso, me senti acolhida por toda equipe, foram prestativos e se dispuseram a nos ensinar e mostrar que é possível alcançarmos nossos sonhos, desde que, estejamos dispostos a estudar e trabalhar por isso, saio daqui muito confiante e grata", comemorou.

O Projeto foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Delmasso.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos