Parque Águas Claras recebe mil mudas neste domingo



Plantio, que será feito por voluntários, ocorrerá às margens do córrego da unidade de conservação




O Parque Ecológico de Águas Claras vai receber, neste domingo (28), cerca de mil mudas de espécies nativas do bioma cerrado. O plantio será feito pelo grupo de voluntários do parque, com apoio dos agentes de unidades de conservação (UC) do Instituto Brasília Ambiental, que atuam no espaço natural.

De acordo com o agente do Parque Águas Claras, José Reis, este será o segundo plantio na unidade, realizado pelos voluntários. "Tem como objetivo proteger a beirada do córrego Águas Claras, uma espécie de mata ciliar", explica.

28 milé o número médio de visitantes que o Parque Águas Claras recebe mensalmente

O grupo de voluntários do parque atua de forma organizada, planejando os plantios com objetivos pré-definidos. "No ano passado, em novembro, os plantios realizados construíram o Bosque dos Voluntários. Este ano visa à proteção do córrego", enfatiza Reis.

"Estamos formando bosques em lugares onde eles são necessários. O plantio deste ano será sempre monitorado. As mudas que se perderem serão repostas, será feito combate às formigas e manutenção de capina para evitar que os tratores quebrem as mudas. O plantio estará sempre acompanhado pelos voluntários até as plantas se consolidarem", esclarece.

Leia também

Mais controle nas rotas do seu lixo
Parque Veredinha receberá plantio de mil mudas
Plantação de 700 mudas marca Dia da Consciência Ambiental

Entre as espécies que serão plantadas há jenipapo, copaíba, aroeira, xixá, jatobá, jerivá e angico. Todas as mudas foram produzidas no viveiro do próprio parque ecológico, que tem capacidade de produzir 20 mil mudas anualmente.

Proteção

O Parque Ecológico de Águas Claras foi criado pela Lei Complementar nº 287, com o objetivo de proteger o acervo genético de flora e fauna nativas da região, áreas de nascentes e recargas de aquíferos, proporcionando a realização de atividades voltadas para a educação ambiental, cultural e de lazer.

O espaço ecológico, com 86 hectares, possui trilhas para caminhadas, quadras de voleibol e futevôlei, Escola da Natureza, Centro de Referência em Educação Ambiental, floresta preservada com riachos e dois lagos, entre outros atrativos. Funciona todos os dias da 6h às 22h e recebe uma média de 28 mil visitantes por mês.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos